Aumente a conversão de sua loja virtual com landing pages estratégicas

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 06 de junho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Landing pages (LP) significa “página de pouso”. Ou seja, são páginas que oferecem algum benefício em troca de informações como: e-mail, nome, interesse, etc. O seu principal objetivo é atrair visitantes e convertê-los em leads (possibilidades), por meio de cadastro para que se tornem oportunidades de venda.

A landing page é apenas o primeiro passo para uma pessoa chegar a tão esperada compra em um e-commerce. Todo o processo é denominado “jornada de compra do consumidor”, que segue as seguintes etapas:

1º primeiramente ele é um visitante;

2º após deixar os dados, se torna um lead;

3º enquanto ele interage, seu status atualiza para lead qualificado;

4º demonstrando interesse, ele se torna uma oportunidade;

5º e, ao final, na etapa de decisão, se torna um cliente.

Quais as vantagens de criar landing pages para e-commerces?

A criação de landing pages para e-commerces é uma excelente oportunidade para atrair visitantes e transformá-los em leads, o que aumenta a base de contatos e possibilita uma comunicação personalizada com eles. Além disso, há outras vantagens que envolvem a criação de landing pages para lojas virtuais. São elas:

  • Possibilitam criar estratégias capazes de tornar visitantes em potenciais clientes no e-commerce, oferecendo aquilo que realmente buscam;
  • Se algo não está indo bem, é possível alterar a landing page para alinhar às estratégias de marketing do e-commerce e, assim, gerar mais resultados positivos;
  • Melhoram a taxa de conversão na loja virtual;
  • Com as landing pages, há um incentivo para que o visitante percorra toda a jornada de compra descrita acima;
  • Por meio de landing pages, é possível coletar dados valiosos dos chamados prospects ou também potenciais clientes;
  • São capazes de gerar mais tráfego para a loja virtual, o que contribui para o trabalho de SEO do empreendimento online;
  • Os retornos das campanhas são mais promissores em relação à taxa de conversão de e-mail, após a segmentação;
  • Incentivam a compra por meio dos Call to Actions (CTAs), mais conhecidos como chamadas para ação.

Como criar landing pages estratégicas?

Na hora de criar landing pages estratégicas para aumentar a conversão na loja virtual, é importante se atentar a alguns pontos, que são:

Propósito definido

É fundamental que o propósito das landing pages sejam bem definidos, alinhando-se com as estratégias de marketing do e-commerce.

URLs otimizadas

A URL de uma landing page precisa ser otimizada, de acordo com o assunto que apresenta. Assim, um internauta consegue encontrar as LPs com mais facilidade durante a sua pesquisa.

Layouts bem elaborados

O layout possui altíssimo potencial de conversão, sendo crucial para os resultados. Para isso, é importante que os elementos das landing pages sejam atrativos na medida certa, com cores que combinem, textos visíveis, formulários bem posicionados, etc.

Títulos e textos atraentes

O títulos e os textos das landing pages precisam ser atraentes. Seu objetivo é chamar a atenção do visitante e provocar a curiosidade. É importante também que contenham palavras-chave para ajudar no SEO.

CTAs visíveis

As chamadas para ação (Call to Action) precisam estar visíveis nas landing pages, com frases curtas e escritas de forma clara, por exemplo: “baixe agora o e-book”. Os CTAs devem explicar exatamente o que o visitante precisa fazer e são fundamentais para incentivá-lo a dar o próximo passo. Utilize elementos como flechas para apontar para o formulário e botão CTA principal.

Imagens interessantes

É fundamental que as imagens das landing pages possuam relação com o que está sendo ofertado. Além de, claro, chamarem a atenção do visitante e passarem uma mensagem clara. Utilize representações visuais relacionadas ao formato do material a ser consumido. Se o material for um checklist, por exemplo, coloque-o em um mockup de iPad ou smartphone para o usuário entender como o checklist poderá ser utilizado.

Formulários em destaque

Nas landing pages, um dos objetivos é adquirir as informações dos visitantes. Por isso, é indispensável que os formulários estejam sempre em destaque para serem preenchidos. Aqui, é fundamental perguntar dados relevantes do perfil e informações determinantes, com o objetivo de identificar o interesse desse visitante para que seja possível segmentar os leads adquiridos nas LPs.

Fácil compartilhamento

A possibilidade de compartilhamento das landing pages deve ser fácil e estar em destaque para que o visitante saiba que há essa opção. Com isso, mais pessoas podem ter acesso, o que aumenta a possibilidade de gerar mais leads.

Nada de distrações

É importante que não haja nenhuma distração nas landing pages para evitar que o visitante saia sem seguir as próximas etapas. Aqui, o foco é um só: preencher o formulário.

Agradecimento

O agradecimento é fundamental e jamais deve ser esquecido. É interessante agradecer o visitante pela ação que ele realizou, em uma outra landing page. Nesta etapa, é possível encaminhá-lo à outros conteúdos ou até para a própria loja virtual.

O que oferecer em uma landing page?

É importante a landing page ser relevante ao visitante para que ele sinta que vale a pena fornecer suas informações. Afinal, são estas informações que irão alimentar a base de leads da empresa, com segmentações importantes. No e-commerce isso não é diferente e pode ser muito bem utilizado! Confira alguns benefícios que podem ser ofertados com o objetivo de atrair mais visitantes para uma landing page:

  • cupons de desconto para serem utilizados em uma compra na loja virtual;
  • opção de frete grátis no pedido;
  • consultoria gratuita, de acordo com o segmento do e-commerce;
  • materiais gratuitos, como: e-books, guias, playlists, infográficos, testes, etc.

Já trabalha com landing pages estratégicas para o seu e-commerce? Conte nos comentários como está sendo a sua experiência!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER