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Controle de estoque: quanto isso importa para o e-commerce?

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

A meta é vender, conquistar consumidores, escalonar o negócio online. O mundo do comércio online é competitivo e voltado ao cliente, por isso, não há espaço para erros. Mas é preciso falar o quanto a organização interna faz toda a diferença quando o assunto é e-commerce. Afinal, a experiência do consumidor passa, também, pela gestão do negócio estar interligada e bem estruturada.

Imagine agora uma compra feita por meio de um marketplace, onde você solicita seu pedido. Ele aparece como disponível, mas logo depois você é avisado que não há o produto ou que prazo de entrega será maior. Isso pode ter acontecido por uma falha no controle de estoque — o produto ainda aparecia como disponível no e-commerce, mas na verdade já tinham sido vendidas as últimas unidades do produto.

Por isso, ter um estoque controlado e interligado aos seus canais de venda é um fator importante para a saúde do seu e-commerce. Além disso, passa a significar também uma consequente satisfação do cliente na experiência de compra com a sua loja.

Basicamente, o controle de estoque é onde se planeja o movimento de entrada e saída de mercadorias, além de controlar a demanda de produtos. E por isso esse processo acaba interferindo em toda a cadeia da compra online.

Para quem vende no e-commerce, falar de controle de estoque dos produtos é fundamental. O melhor jeito de fazer isso é por meio de um sistema ERP online. Integrado aos marketplaces e a sua loja física ou virtual, ele facilita a administração do negócio, principalmente para varejistas online que estão em múltiplos canais.

Isso porque o controle dos produtos em estoque é feito de forma centralizada, atualizando o sistema a cada venda ou compra de produtos, imediatamente com relação à quantidade de produtos disponíveis. Isso pode parecer simples, mas evita erros nos processos e reduz a armazenagem de itens desnecessários.

No estoque físico é importante manter os itens organizados para facilitar a rotina de quem separa os produtos para a entrega. A logística do e-commerce começa ainda no estoque, por isso essa organização faz parte de um negócio eficiente e mais ágil para sair para a entrega.

A análise das vendas e da repercussão do negócio online também parte do controle de estoque. E isso, como já citado, vai desde a organização das quantidades — para não ter produtos em excesso ou em falta —, até a separação dos produtos vendidos para o direcionamento de entrega.

No mundo do e-commerce, pode-se dizer que o estoque é também um dos pilares fundamentais em diversas etapas da cadeia de suprimentos. Não somente por armazenar o produto final, mas também insumos e matéria prima para produção, quando for o caso.

Além disso, um sistema de rastreabilidade integrado à gestão contábil e financeira permite um controle de estoque mais seguro. Isso porque garantirá que informações como dados dos clientes e quantidades de produtos e valores contidas em notas fiscais (NFs) sejam mais precisas — eliminando assim a possibilidade de falha humana e agilizando a operação de vendas.

Vale ressaltar que a integração do estoque aos seus canais de venda por meio de um sistema de gestão se torna um meio também de gerenciar seu catálogo de produtos. Isso centraliza informações como códigos, descrição e preços — e se torna um método eficaz para controlar vendas nos múltiplos canais de venda. O estoque é atualizado assim que a venda se concretiza. Isso evita erros no processo e disponibiliza ao consumidor somente o que de fato há no seu estoque.

O trabalho também se torna mais simples, pois o lançamento de estoque pode ser feito por meio das notas fiscais de compra e venda, otimizando o tempo da equipe. Dessa forma é possível também emitir relatórios e controlar suas compras e vendas sem ser um trabalho manual e suscetível a erros.

A palavra de ordem para quem trabalha no e-commerce é organização de processos. Contribui para gastar menos tempo e energia em trabalho manual, assim como à uma ótima experiência aos usuários.