O que torna um conteúdo digno das mídias sociais?

por Felipe Martins Quinta-feira, 12 de outubro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas dúvidas surgem quando paramos para pensar no conteúdo ideal para publicar nas mídias sociais do nosso e-commerce. Afinal de contas, o que é interessante e atrativo para o meu consumidor?

Como o trabalho de marketing, especialmente, em mídias sociais está diretamente ligado ao conteúdo essa é uma preocupação interessante e considerável. O que o responsável pelo desenvolvimento de conteúdo deve ter em mente, principalmente, é que:

1. O consumidor possui uma realidade e esta deve ser respeitada;
2. O universo virtual possui um contexto, o qual precisa ser priorizado;
3. Temas polêmicos podem levar seu e-commerce ao chão;
4. As pessoas entram nas mídias sociais com o objetivo de entretenimento.

Começando por esta visão, vamos entender o que faz com que o conteúdo seja ideal para a publicação das mídias sociais em seu e-commerce:

Digno de interação. O conteúdo ideal para as publicações em mídias sociais é aquele que provoca a interação com o consumidor. Isto é, se inicia a partir de uma conversa ou de um questionamento, e solicita uma resposta por parte do público.

Para desenvolver este conteúdo é preciso entender a realidade do usuário e potencial consumidor, e quais tipos de informação o faria participar da publicação.

Nessa hora vale, também, pegar carona nos memes, nos gifs e nas novidades que surgem nas mídias sociais, mas cuidando: tenha sempre em mente o perfil do seu consumidor e o bom senso das publicações, especialmente, ao apostar no humor, pois o que pode ser divertido para alguns, pode ser ofensivo para outros.

Digno de visitação. Uma coisa é o consumidor interagir dentro de sua própria rede social, curtir, comentar e compartilhar. Outra coisa é o consumidor clicar na sua publicação e ser redirecionado a outro ambiente que você gostaria, podendo ser sua loja virtual ou um hotsite especificamente preparado para essa ação.

O conteúdo chamado call to action trata-se de uma publicação que incentiva o usuário a agir. Dessa forma vale pensar: que tipo de conteúdo faria meu consumidor mudar de página?

Uma promoção bem elaborada, uma publicação de desconto com tempo limitado, uma nova ação de entrega expressa em meu e-commerce, a divulgação de produtos e condições especiais em datas sazonais, a chegada de mercadorias em lançamento dentro do seu e-commerce e etc.

Há muitos motivos pelos quais os potenciais consumidores mudariam de página, basta encontrar as oportunidades ideais para seu público alvo levando em consideração, obviamente, o nível de interesse.

O objetivo de todo o marketing virtual é fazer com que a loja venda mais. Dessa forma, ao promover a interação do consumidor, o alvo é tornar seu e-commerce conhecido e ligá-lo a uma possível necessidade, para que ele recorra à loja sempre que precisar.

No mesmo sentido, ao promover a visitação do cliente ao e-commerce, a ideia central é a efetivação da negociação. Dessa forma, desenvolva conteúdos com esses aspectos e conquiste consumidores efetivos para seu e-commerce.

 

Artigo publicado com autorização do autor. Original aqui.

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