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Conteúdo digital focado em comparar imagens e páginas de busca dos seus produtos

Por: Jefferson Costa

Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Marketing. É gerente de Market Intelligence na Admatic e na Sieve, que fazem parte da B2W Services, grupo de empresas "best in class" em soluções de tecnologia e logística.

Chegamos ao último artigo de nossa série sobre conteúdo digital. Para encerrar esse material especial, vamos falar sobre a importância do monitoramento das imagens dos produtos vendidos pelo e-commerce e como isso pode impactar na conversão, o que afeta não só o lojista, mas também o fabricante.

Importância de monitorar as imagens online

Uma pesquisa da agência americana Synecore indicou que 40% das pessoas respondem melhor a informações visuais que a textos – de todas as informações transmitidas ao cérebro, 90% são imagens.

Ao escolher e disponibilizar determinadas imagens, o fabricante tem como objetivo oferecer condições para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando e consiga identificar detalhes importantes do produto.

Esse tipo de informação contribui diretamente para a conversão, algo essencial para o lojista. Por esse motivo, os fabricantes investem cada vez mais na produção de materiais que enalteçam os produtos e que tenham a qualidade que o consumidor espera.

E quando o varejista utiliza outra imagem ou foto que não foi a decidida pelo fabricante? Existem alguns riscos:

⦁ Disparidade das imagens utilizadas em diferentes lojas virtuais
⦁ Imagens com exibição diferente das usadas em campanhas de divulgação
⦁ Dificuldade de assimilação da marca e/ou produto por parte do cliente
⦁ Lojistas utilizando fotos desatualizadas
⦁ Redução da conversão

Dentro deste cenário, é preciso que os fabricantes monitorem a coerência das imagens utilizadas pelos varejistas e os oriente sobre a melhor maneira de expor os produtos. Afinal, uma imagem errada ou desatualizada pode impactar diretamente nas vendas.

Alguns exemplos são:

⦁ Alteração de embalagem: o fabricante muda a embalagem do produto e cria ações específicas de vendas e comunicação. Esse produto é enviado para as lojas e todo o estoque da versão anterior é vendido ou trocado. O lojista, ao não alterar a foto antiga pela nova, pode, de alguma forma, diminuir as chances de conversão, já que o cliente pode ver aquele item como antigo e comprar um novo na concorrência, que possui a embalagem mais atualizada.

⦁ Pedido de troca: o cliente compra o produto levando em consideração a imagem apresentada no e-commerce, mas, quando recebe o item, as características são diferentes. Isso pode gerar desconforto com o comprador ou ainda medidas junto a órgãos de defesa do consumidor.

O que pode acontecer se o fabricante não monitorar as imagens utilizadas pelos varejistas?

Ao não monitorar as imagens de seus produtos, você abre espaço para os exemplos negativos citados acima, prejudicando sua operação e a conversão do e-commerce. Isso impactará diretamente no seu relacionamento com o varejista, que pode não ver tanto valor em seu produto.

Monitoramento de imagens na prática

Como nos textos anteriores, vamos utilizar a plataforma da Sieve para simular o monitoramento de imagens.

O passo básico para obtenção das imagens gabarito no Portal da Sieve é o envio das informações que precisam ser cadastradas para as análises. Falando propriamente das imagens, a indústria precisa encaminhar um arquivo “zipado” com todas elas no formato JPEG e nomeadas com o código interno do sku (código cadastrado em sua conta no portal).

Mas, como o mercado é dinâmico, muitas vezes será preciso fazer alterações e, para isso, o fabricante terá duas opções: encaminhar as imagens que precisam ser alteradas ou fazer por conta própria – o que é um dos diferenciais da ferramenta, já que é muito mais prático, principalmente em casos pontuais, subir a imagem sem ter que fazer uma solicitação para o suporte da Sieve.

O campo de alteração de informações é comum para todos os dados, conforme modelo abaixo:

modelo edição de produtos sieve

⦁ No preenchimento do gabarito, você deve colocar o nome do produto e informações que façam parte de sua estratégia, como preço mínimo e máximo.

Depois, as palavras chaves do título e descrição do produto.

⦁ No terceiro tópico, será possível fazer o upload do processo, que é muito parecido com softwares que permitem a exibição de fotos online – basta clicar na nuvem e selecionar a imagem.

⦁ Ao final desse processo, você terá um gabarito modificado.

*Você pode fazer a alteração de apenas um dos dados gabarito ou, se preferir, de todos eles.

Vamos simular um exemplo utilizando uma marca de cerveja.

comparador de imagens sieve

No exemplo apresentado acima, temos a informação que será exibida no widget do comparador de imagens do produto, com variações de preço e outras informações.

Nesse caso, o fabricante, hipoteticamente, definiu uma imagem com embalagem e um copo cheio – essa é a imagem gabarito.

As lojas A, B e C utilizam imagens diferentes da sugerida pelo fabricante e as lojas D e E não utilizam nenhuma imagem.

É possível identificar a diferença de imagens em cada uma das lojas e se existe disparidade na forma como o produto é apresentado.

Vamos aprofundar ainda mais essa análise

Ao selecionar a opção de “análise de imagem” – disponível no módulo – será possível ter acesso a um relatório como o apresentado abaixo:

relatorio sieve

Nele, é possível identificar, de acordo com o seu sortimento, a quantidade de itens com imagem corretas e erradas em cada uma das lojas virtuais que comercializam seus produtos. No lado direito, é possível ver um gráfico com uma visão macro, mais generalizada.

Acesso a mais informações

Basta selecionar uma das lojas para visualizar todos os itens comparando gabarito e imagem exibida:

acesso info sieve

Abaixo, separamos um outro modelo, utilizando um produto diferente, com a imagem mais próxima.

Nesse caso, é possível perceber que as imagens apresentadas pelo lojista são consideradas corretas pelo fabricante.

Se você notar, o produto do meio apresenta uma leve diferença de cores. O sistema está errado? Não, na verdade existe uma outra funcionalidade na ferramenta, que é a validação de produtos, que, mesmo com alguma diferença do gabarito, podem ser marcados como corretos.

Exemplo:

gabarito sieve

Essa é a classificação que o robô da Sieve fez – como errado – já que que o produto exposto pelo lojista é diferente da imagem gabarito.

Mas o lojista pode considerar esse produto parecido ou similar ao modelo do gabarito. Por isso, ao clicar na foto apresentada pelo varejo é possível marcá-la como certa.

gabarito sieve 2

Com esses cuidados, aliados aos que foram apresentados nos textos anteriores, o fabricante consegue obter informações sobre como seu produto é apresentado ao consumidor – disponibilidade, nome, descrição e imagem.

Bônus: monitoramento de páginas de busca e de categoria

Nossa série chegou ao fim, mas gostaríamos de abordar – bônus para você que acompanhou a série até aqui – outros dois assuntos que são de extrema importância no que diz respeito ao conteúdo digital para o fabricante: o monitoramento de páginas de busca e categoria no e-commerce.

Monitoramento de páginas de busca

Esse monitoramento identifica os resultados das principais buscas realizadas no e-commerce. Por exemplo, o fabricante de cerveja pode buscar na loja X quais são os resultados apresentados quando são feitas buscas com termos-chave, como “cerveja 300 ml” e “cerveja importada”.

É possível identificar o posicionamento da marca nessa busca, o que impacta diretamente na decisão de compra do cliente. Afinal, se o cliente busca por cerveja artesanal e o produto apresentado é uma cerveja pilsen, a chance de conversão é menor.

Essa análise permite desenvolver metas para melhorar o share de determinados itens dentro de lojas virtuais, permitindo entender como pensa o consumidor e como prever comportamentos.

Imagine o seguinte cenário: você saberá quais são os produtos entre os primeiros colocados, com diversas palavras-chave que remetem a busca pelos seus produtos nos sites de todos os seus clientes.

Monitoramento de páginas de categoria

Você sabe se seu produto é listado nas categorias em que deveria estar? Vamos usar como exemplo uma empresa que vende tablets.

Para ela, faz sentido estar em categorias como eletrônicos, informática ou alguma outra que a fabricante julgue estratégica. Mas você já tentou fazer essa busca por categoria nos e-commerces que vendem seu produto para saber se o item é apresentado na categoria que deveria?

O monitoramento da página de categoria irá permitir que você saiba se seu produto foi classificado de forma correta na loja virtual e, mais do que isso, a posição que ele se encontra em categorias específicas.

Com ambas informações, será possível comunicar o site sobre possíveis falhas com as buscas e ainda negociar posições estratégicas para seus produtos com os varejistas. Dessa forma, o fabricante aumenta as chances de impactar o cliente com seu conteúdo, seja na busca direta ou por categoria.

Chegamos ao fim de nossa série

Nosso objetivo, desde o início, foi apresentar para fabricantes soluções de monitoramento para o comércio eletrônico, com exemplos práticos e como isso poderia impactar positivamente o relacionamento com o varejo e aumentar suas vendas

Caso você tenha alguma dúvida que não cobrimos aqui ou gostaria de saber mais sobre o nosso produto, não deixe de entrar em contato conosco. Nosso e-mail marketing@sieve.com.br está pronto para receber suas dúvidas.

Se não acompanhou a série desde o início, não se preocupe, seguem os links com cada um dos textos:

Introdução
Identificar furos de preço e ruptura no e-commerce
Monitoramento de nome e descrição do produto para a indústria

Obrigado e bons negócios!