Acesso rápido

O futuro dos meios de pagamento por aproximação

por Rodrigo Ladeira Segunda-feira, 24 de junho de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Imagine pagar metrô, mercado, cinema e restaurante com o mesmo cartão. Isso sem levar nem um segundo sequer para fechar cada uma dessas transações. Para mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, isso já é possível, graças à nova geração de meios de pagamentos por aproximação – ou contactless, em inglês.

Estamos falando de um mercado em constante evolução e com amplo potencial. Hoje, por exemplo, mais de 40% das operações de pagamento na Europa já são realizadas por meio de tecnologias “sem contato”. A tendência é que esse número cresça ainda mais até o fim desse ano. Na Austrália, outro mercado em destaque, aproximadamente 90% dos pagamentos são feitos com o uso de cartões e gadgets habilitados ao pagamento à distância.

Mesmo com todo esse sucesso mundo afora, é bem possível que você esteja pensando em quando será a vez do Brasil. De fato, nosso país ainda está longe de apresentar números como os dos mercados citados acima. A expectativa, porém, é que esse cenário mude rapidamente nos próximos anos. Principalmente à medida que as ofertas amadureçam e conquistem a simpatia e atenção dos consumidores.

Pagamentos contactless no Brasil

As projeções da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) indicam que o volume de transações com cartão de crédito e débito no Brasil deverá crescer 17% este ano. É esperado que as opções contactless representem uma boa fatia desse crescimento, ampliando sua presença no total de operações. Hoje, o pagamento sem contato é responsável por menos de 5% de todas as transações ao redor do país. A expectativa é que essa quantidade mais do que dobre até 2020.

O mais interessante, porém, é notar que já existe uma boa base para o uso das tecnologias contactless dentro de nosso mercado interno. Estima-se, por exemplo, que mais de cinco milhões de cartões preparados para o pagamento por aproximação já estejam em circulação no ambiente nacional. Além disso, quase 70% das máquinas de pagamento contam com a tecnologia NFC (Near Field Communication). Ela é necessária para a conclusão das transações. Sendo assim, o que impede, então, a massificação desse tipo de serviço no Brasil?

O que falta para massificação do serviço no Brasil?

A resposta para essa pergunta passa por dois pontos distintos. O primeiro é a necessidade de se conscientizar os estabelecimentos comerciais e operadores varejistas sobre os benefícios reais da adoção dos serviços de pagamento por aproximação, bem como os usuários sobre as vantagens do uso dessa modalidade – praticidade, agilidade e segurança, entre outros. A segunda parte dessa missão de expansão é disseminar o conceito prático. Esta etapa depende  da ampliação da presença de dispositivos habilitados, fazendo com que essas iniciativas cheguem de fato ao dia a dia do brasileiro.

Em relação à conscientização, podemos citar o trabalho realizado na indústria. Por exemplo, com a construção de terminais cada vez mais inteligentes e seguros. O pagamento sem contato exige a transmissão de dados via radiofrequência. Ele é definido diretamente por padrões de alta segurança, com criptografia e uso de recursos inteligentes (incluindo Inteligência Artificial). Tudo isso visa evitar ameaças, incluindo fraudes e clonagens.

Outro ponto que merece atenção é a praticidade. A inovação aberta pelos meios de pagamento sem contato inclui a possibilidade de criar dispositivos vestíveis (wereables) mais funcionais. Eles vão dos atuais relógios às roupas inteligentes e adesivos. Ampliar a gama de opções é uma grande notícia para toda a cadeia de negócios. Isso pois torna mais rápida a experiência nas lojas físicas, por exemplo.

O contacless é um meio de pagamento mais rápido e muito mais dinâmico. Podemos usar essa tecnologia em vários setores. Como exemplo, podemos destacar a criação de novos projetos ao redor do mundo, que têm utilizado o pagamento por aproximação para melhorar a rotina das pessoas, permitindo o acesso mais simples aos meios de transporte.

Adaptação

Assim como outros países, o Brasil está na rota da evolução dos meios de pagamento. É importante construir um ambiente eficiente, em que a aceitação desse tipo de tecnologia cresça conforme a melhoria real da experiência dos consumidores. Estamos avançando e, aos poucos, novos devices chegarão ao mercado. Eles agregarão inteligência, comodidade e segurança às nossas vidas. São essas inovações, afinal, que irão tornar o pagamento por aproximação tão comum quanto passar um cartão e digitar uma senha.

Vivemos o estágio inicial de uma jornada que tem tudo para aprimorar o modo como consumimos e pagamos, assim como foi o movimento das compras online. As empresas que souberam se antecipar e oferecer aos seus clientes a possibilidade de comprar pela internet acabaram sendo reconhecidas como visionárias. Elas conquistaram importante liderança em seus segmentos. Agora todos têm uma nova oportunidade de sair à frente e se destacarem por meio da oferta de um meio de pagamento eficiente e moderno. E você, já está preparado para essa nova era?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.