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Consumidor multicanal: como aproveitar essa tendência do Varejo

Por: Pedro Ivo Martins

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito

Sócio e Chief Revenue Officer (CRO) na Dito CRM. Professor de pós-graduação na Fundação Dom Cabral. Formado em Comunicação, com Especialização em Gestão Estratégica e Mestrado em Ciências Sociais.

O consumidor mudou, online e offline agora se fundem no que chamamos de omnichannel, ou multicanal. Isso significa que ele pode dar uma passadinha na sua loja física, olhar determinado produto, mas só finalizar a compra no seu e-commerce, e vice-versa.

Com isso, o poder de barganha está todo nas mãos dele: o cliente. Isso não é novidade, mas o fato é que muitas empresas de Varejo no Brasil ainda não estão se preparando para esta realidade.

Neste artigo vamos detalhar os efeitos dessa mudança e mostrar como isso tudo pode ser muito proveitoso para o seu negócio.

Unifique seus canais

Tudo vai começar aqui, na unificação e integração dos seus canais. Ter uma forma de traquear seu cliente em todos os seus canais é uma forma de garantir que você terá acesso a informações valiosas, tais quais a frequência de compra e em qual canal converte-se mais, por exemplo.

 

É muito importante, ainda, que os times de todos os canais também estejam integrados e atrás de um objetivo comum: retenção. Treine muito bem suas equipes, do online e do offline, para que não haja divergências entre as informações.

Estude o comportamento do seu cliente

Seja nas lojas físicas, no e-commerce ou em um app mobile, aproveite cada interação para estudar e compreender o comportamento de compra do seu cliente.

Com essas informações você pode mensurar em quais pontos está acertando e em quais precisa ajustar; seja melhorar seu produto, melhorar seu atendimento ou melhorar seu ambiente (layout, disposição dos produtos nas lojas etc).

Ainda, com este estudo, você saberá o momento certo para entrar em contato com seus clientes, a melhor ação de marketing e a oferta e o conteúdo ideais para que eles convertam.

Segmente suas ações de marketing

Bom, você concorda que, nem tudo que a Maria quer, a Ana quer, certo? Então porque se comunicar da mesma forma com essas duas pessoas distintas?

Agora que você já estudou sobre o comportamento dos seus clientes, você poderá fazer clusters, ou grupos de pessoas. Com todo o estudo de comportamento dos seus clientes, agora você consegue se comunicar melhor com eles, pois estarão segmentados.

A segmentação faz total diferença. Enviar o mesmo e-mail marketing para toda a base, por exemplo, é um grande erro, principalmente no universo multicanal, pois se ele se sente só mais um na multidão de clientes da sua marca, porque faria uma compra no seu site?

Conclusão

Com o poder de compra nas mãos do cliente, o varejo terá que acompanhar o movimento multicanal. Quem conseguir integrar corretamente os canais e as equipes de vendas terá uma grande oportunidade nas mãos.

O cliente que compra online e off-line é o mais valioso para o seu negócio, pois segundo o IDC (2015), eles contam com um valor de vida útil 30% mais alto do que os que compram apenas em um canal.

Portanto, a multicanalidade é uma tendência fortíssima do varejo, e queremos saber como a sua empresa irá lidar com isso. Conte-nos nos comentários.