Consumidores do mercado B2B compram mais online

por Rafaela Ricardo Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, os canais online se tornaram indispensáveis para as empresas do mercado B2B que querem maximizar suas vendas, pois os clientes estão cada vez mais preferindo realizar suas compras ou fazer parcerias pela internet. Um estudo realizado pela Forrester Research mostrou que 93% dos consumidores declararam que preferem comprar por meio dos canais digitais.

Esse dado mostra que o novo modelo de negócio chegou para ficar. Por essa razão, é importante para as empresas desse segmento conhecerem e adotarem as novas mudanças do mercado.

Normalmente, as transações do mercado B2B ocorrem de maneira mais racional, onde os compradores pesquisam a fundo sobre determinado produto ou serviço antes de fechar uma compra.

Devido a isso, também é importante redobrar a atenção na hora de vender um produto, para aumentar as chances de vendas pela internet.

Neste conteúdo, você vai entender as principais vantagens de vender seus produtos e serviços para o público B2B por meio da internet. Vamos lá?

1- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das maiores vantagens para qualquer empresa que vende pela internet. Ela tem como objetivo melhorar seu posicionamento nos sites de busca e atrair novos clientes.

Uma das estratégias do marketing de conteúdo é produzir materiais relevantes, educativos e informativos, com o intuito de promover seus produtos e serviços.

De acordo com a Rock Content, 71% das empresas adotam essa estratégia, sendo que 57,8% a consideram satisfatória para alcançar seus objetivos.

Dessa forma, sua empresa pode atrair leads (potenciais clientes), e o nicho B2B vai enxergar a empresa como uma autoridade no assunto, aumentando as chances desses leads virarem clientes.

2- Relacionamento

Além do marketing de conteúdo, outra grande vantagem do mercado online é a facilidade de comunicação.

Após atrair leads por meio de informações qualificadas, a empresa poderá ter um contato mais aproximado, evitando as falhas na comunicação e se aproximando de maneira mais otimizada.

O melhor de tudo é que esse relacionamento entre empresa e lead pode acontecer desde o início até o fim da jornada de compra do cliente. Além disso, também é possível ter um relacionamento de pós-venda, com o intuito de manter uma comunicação saudável.

3- Análise da concorrência

Outra vantagem dos meios online é poder analisar a concorrência do mercado B2B, pois essa etapa é fundamental para a empresa saber como vender pela internet.

Para ter sucesso no mercado, faça uma pesquisa de preços e condições da concorrência, além de acompanhar de perto as mudanças no comportamento dos clientes.

Com a pesquisa da concorrência, a empresa consegue identificar suas forças e fraquezas e encontrar as melhores soluções para a empresa se diferenciar das outras.

Pelo mercado B2B de um nicho específico, também é necessário ter grande conhecimento da concorrência, pois o sucesso de estratégias como precificação atrativa depende disso.

Invista nessas estratégias e aumente suas vendas com e-commerce B2B

As lojas virtuais se tornaram uma alternativa para as empresas aumentarem as suas vendas. Isso porque o público B2B tem mais preferência nas compras de produtos e serviços pela internet. Porém, para conseguir fazer vendas B2B, é necessário utilizar estratégias como o marketing de conteúdo.

Focado na produção de conteúdos educativos e informativos, essa estratégia é usada para atrair leads qualificados que vão ver a empresa como autoridade no assunto.

Após atrair os leads, o próximo passo é manter uma relação próxima com ele por meio de e-mail marketing, redes sociais e ligações pelo telefone. Assim o cliente tem mais chances de escolher a empresa para resolver os seus problemas.

Outra dica para aumentar as vendas é analisando a concorrência. Com um bom estudo de mercado o empreendedor passa a conhecer as práticas das outras empresas e o comportamento dos clientes, possibilitando a busca de soluções para alavancar as vendas.

Essas dicas servem para qualquer empresa do mercado B2B, como empresas de sistema de combate a incêndio, disco abrasivo ou tendas para eventos, por exemplo. Assim, fica mais fácil a empresa ter resultados sólidos e efetivos, atraindo clientes e aumentando a lucratividade do negócio.

Leia também: Com crescimento de 18%, e-commerce deve movimentar R$ 106 bi em 2020


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.