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Entenda a importância de contar com um consultor de e-commerce

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

Com a chegada da pandemia, os e-commerces ganharam força e hoje são considerados uma tendência dos hábitos de consumo modernos. Em 2020, o comércio eletrônico gerou uma receita de quase R$90 milhões e garantiu ao Brasil a quarta posição no ranking de crescimento dessa categoria. No ano seguinte, esse movimento se consolidou, e os números do primeiro semestre de 2021 já eram 57,4% maiores do que os resultados apresentados no mesmo período do ano anterior.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade de Varejo e Consumo mostrou que, em 2022, 70% dos consumidores desejam continuar realizando compras pela internet, e as projeções para os anos seguintes também são promissoras. Isso significa que, se você ainda não possui um e-commerce ou não se dedica a aprimorar sua loja virtual, com certeza perderá muitas oportunidades de negócios. Seja qual for o cenário, contar com um consultor de e-commerce, que já possui anos de experiência e um background técnico na área, pode alavancar sua loja!

Ao contratar um consultor de e-commerce, você levará uma valiosa expertise para dentro do seu negócio.

Afinal, o que é um consultor de e-commerce?

Um consultor de e-commerce é um profissional especializado em comércio eletrônico que possui a experiência necessária para fazer a sua loja online crescer e prosperar. O principal objetivo desse profissional é ajudar a estruturar e executar as fases de estratégia, implementação e aprimoramento do seu e-commerce. De maneira geral, os consultores são profissionais analíticos, com grande capacidade para resolver problemas, definir prioridades e gerar insights valiosos para o seu negócio.

Graças à sua bagagem técnica, um consultor é capaz de analisar o contexto da sua loja de forma mais clara e objetiva, possibilitando a definição de estratégias de crescimento a curto, médio e longo prazo. Esses profissionais podem contribuir tanto para a criação de novas empresas quanto para o aprimoramento de lojas que já estão presentes no mercado e precisam de ajuda para enfrentar desafios específicos.

Como um consultor pode ajudar o seu e-commerce a crescer?

As mudanças no mercado digital podem ser fatais para os negócios que não estão preparados para lidar com elas. Nesse sentido, um consultor de e-commerce é responsável por orientar suas decisões e guiá-lo por uma trajetória que visa à consolidação da sua loja. O primeiro passo para atingir esse objetivo é estudar o cenário em que sua empresa está inserida, analisando questões estratégicas, como os pontos fortes e fracos da sua loja e dos seus concorrentes, além da situação do mercado no setor em que você atua.

A partir dessas análises, o consultor definirá um plano de ação e indicará os melhores canais virtuais para que você alcance e fidelize seus clientes. Ele também vai atuar ativamente em outros aspectos importantes, como na escolha da melhor plataforma de comércio eletrônico para o seu negócio, melhorias no design da sua loja para aprimorar a experiência de compra do seu público, coleta e análise de dados estratégicos e na definição do posicionamento de SEO da sua marca.

Como você deve ter percebido, ao contratar uma consultoria de e-commerce, você levará uma valiosa expertise para dentro do seu negócio, somando forças com um profissional extremamente qualificado, que possui anos de experiência na área e sabe como superar os desafios que você está enfrentando. E você, já pensou em como um consultor de e-commerce pode ser útil na sua jornada rumo ao sucesso?!

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