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Construa uma vitrine perfeita para vender mais no e-commerce

por Davi Song Quarta-feira, 16 de maio de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

O e-commerce é um poderoso aliado para quem deseja aumentar as vendas, mas destacar seu produto nessa imensa vitrine digital pode não ser uma tarefa fácil. Mais do que produtos é preciso vender experiências. Isso requer talento, estratégias de marketing e soluções eficazes de gestão. Cada vez mais exigente, o consumidor busca encontrar no ambiente digital a mesma experiência que teria se comprasse em uma loja física. Para ter sucesso nessa empreitada é preciso prever comportamentos e se antecipar a eles.

Não existe fórmula mágica, mas algumas estratégias podem despertar a atenção do consumidor, que está a apenas um clique de distância. Informações claras e objetivas, imagens atraentes dos produtos e avaliações de usuários são fatores que contribuem para a decisão de compra. Além das fotos e vídeos dos seus produtos, é fundamental fazer uma boa descrição dos itens, buscando eliminar qualquer dúvida do consumidor. Quando o cliente sabe exatamente o que está buscando e encontra o conteúdo perfeito sobre a mercadoria, ele se torna mais confiante para realizar a compra. ​Quanto mais informações o cliente tiver sobre o produto, mais seguro se sentirá para comprar.

Além disso, tenha os buscadores, como o Google, como aliados. É a eles que os clientes recorrem quando precisam encontrar informações. Nos dias de hoje investir em SEO não é um luxo, e sim uma questão de sobrevivência no mundo digital. É com boas estratégias de SEO que sua loja será encontrada primeiro, aumentando as chances de conversão de vendas.

Conhecer os hábitos de compras dos clientes é também uma parte importante nessa estratégia. É com esse dado em mãos que as tomadas de decisões se tornam mais acertadas e focadas. Com isso, você melhora a qualidade do que é ofertado e consegue se antecipar às necessidades do seu cliente.

Outro fator decisivo é controle do fluxo de estoque. É por ele que você ficará ciente da disponibilidade dos produtos e não apenas isso: saberá quais as mercadorias mais atrativas e requisitadas e quais estão com pouco apelo. Equilibrar essa balança é um ponto decisivo para quem quer se manter competitivo. Tanto a ausência de mercadorias quanto o excesso e pouca fluidez de outras são frustrantes e podem impactar o negócio negativamente. Investir em ferramentas de gestão é a maneira mais acertada para a balança não despencar e os lucros aumentarem.

O pagamento é o último passo do processo e um dos mais cruciais. Estudos indicam que 70% dos consumidores de lojas virtuais desistem exatamente neste momento. Com um processo de checkout simples e otimizado, os e-commerces conseguem fidelizar o consumidor. O excesso de cliques e abertura de telas para que o consumidor conclua a compra são os principais fatores que estimulam o abandono de carrinho. É possível virar o jogo a seu favor quando as informações sobre as formas de pagamento são claras, assim como o frete e os canais de comunicação. O consumidor precisa se sentir seguro. A simplicidade para finalizar essa jornada faz toda a diferença.

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