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Conheça seus clientes e transforme-os em fãs: Uma lição de gênios e roqueiros

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Você decidiu começar um e-commerce. Parabéns! Além de ser uma área em expansão no mundo todo, é difícil negar que é a melhor forma de se comprar para a maior parte dos produtos, afinal, quase ninguém se dedica a andar por uma livraria inteira para achar um livro só ou a procurar prateleiras e prateleiras de CD para encontrar uma coletânea do Kiss que o Google acharia em 2 décimos de segundo.

Depois de todo o processo de se fazer o “esqueleto” da loja (produtos, logística, atendimento, etc.) e seu aspecto visual, a sua loja é colocada online e os resultados são bons, a loja se paga e sobra um lucro muito saudável, mas você sente que poderia ser ainda melhor.

Esse fenômeno é comum e é causado por não se conhecer muito bem os seus clientes.

No passado, no começo do comércio organizado, havia a impressão de que só se precisava montar uma loja e oferecer um produto que os clientes viriam. Depois disso, teve-se a ideia de promover o produto com frases de efeito, gritadas pelos vendedores nas ruas, e outras técnicas mais diretas. Muito tempo passou até se chegar a métodos melhores de pesquisa para marketing, como os grupos de foco, onde pessoas que preenchem requisitos pré-determinados são expostas a produtos ou serviços de forma controlada e mensurada para se saber qual seria o seu impacto naquele perfil de cliente.

Até hoje essa é uma das principais formas de pesquisa para muitas ações de marketing, juntamente com pesquisas de campo (pense no tradicional pesquisador de uniforme em alguma esquina movimentada, com uma prancheta, abordando pessoas a seu critério) e pesquisas por telefone.

A questão é: ao analisar esses métodos, é normal perceber alguns defeitos. O principal é a amostragem, já que em quase todos os casos há um número pequeno de pessoas para se tirar informação. Além disso, as situações são artificiais, já que as pessoas não estão espontaneamente dizendo o que elas pensam dos produtos ou serviços. Uma opinião não espontânea vale muito menos do que algo que é dito sem pressão nenhuma. Isso nos leva ao ponto principal desse artigo, a qual você já deve estar chegando por conta própria: As redes sociais são instrumentos perfeitos para se saber quem são os nossos clientes!

Pense nisso: um número imenso de pessoas que simplesmente adora comentar o que acha de produtos e serviços, e, além de tudo, há a oportunidade de estudar seus dados demográficos, geográficos e sociais. É tudo que uma equipe de marketing bem equipada precisa para elaborar campanhas muito bem focadas nas percepções e expectativas dos grupos que prestam atenção a determinadas marcas.

A menção à banda norte-americana Kiss no começo do texto não foi à toa. Eles são célebres por terem uma capacidade de branding sobre-humana. Tendo por base seu visual, único para a época, eles vendem desde os discos básicos até carros temáticos, passando por revistas em quadrinhos, máquinas de fliperama, fantasias, jogos de tabuleiro e, acredite se quiser, caixões! Tudo isso possibilitado pelo fato de o líder e cérebro da banda, Gene Simmons, ser um gênio de marketing que sempre se focou no que os fãs pensam, como eles poderiam ser agradados e em se comunicar diretamente com eles, chegando a criar um fã-clube diferenciado, denominado “Kiss Army” (Exército do Kiss) para garantir não só um senso de comunidade e proximidade entre os fãs e a banda, mas também uma oportunidade de ter um canal direto para estar próximo das expectativas deles. E o que seria o Kiss Army senão uma rede social altamente focada e monitorada?

Recentemente outro exemplo de conexão com os fãs foi amplamente presenciado pelo mundo. Tributos e mais tributos foram feitos a Steve Jobs após o seu falecimento, por parte de fãs da Apple, a quem ele sempre fez questão de se conectar e de satisfazer. Seu método de trabalho sempre deixou em primeiro lugar o desejo de agradar a seus clientes, e os resultados foram mais do que fantásticos.

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Autor: Bis2Bis