Conheça os principais pilares para estabelecer uma presença digital consistente

por Gustavo Chapchap Segunda-feira, 15 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

O quanto você e seus conhecidos utilizam a internet no dia a dia? Que tipo de atividades que facilitem a rotina conseguem fazer por ela? E o quanto de novidades vocês descobrem no meio dessa interação toda? A web se tornou parte do nosso cotidiano. Assim, ter presença digital é fundamental hoje em dia e vai bem além de investir em anúncios pagos no Google.

Estar inserido na rede mundial de computadores atrairá mais clientes, tornará sua marca mais conhecida e aumentará seu volume de fãs. E isso deve refletir positivamente nos resultados do seu negócio. Mas, como construir uma presença digital eficiente? É o que vamos responder ao longo do artigo. Acompanhe!

O e-commerce e o mundo digital

Investir em um e-commerce e inseri-lo na sua estratégia resulta em grandes benefícios:

  • As lojas virtuais são muito importantes hoje na economia mundial. No Brasil, apesar da crise econômica, só no ano de 2017 foram enviados mais de 203 milhões de pacotes pelos e-commerces, segundo dados da Neomove, em parceria com a ABComm;
  • As compras podem ser feitas em qualquer dia e horário. Não é necessário ter funcionários para acompanhar os clientes;
  • As oportunidades de negócios são ampliadas, uma vez que você tem como atender o cliente em diversos canais — loja física, website, mobile e redes sociais. O comportamento do consumidor é omnichannel, então é importante garantir que sua marca possa ser encontrada em todos os lugares.

Entre as vantagens de construir uma imagem digital, além das referidas na introdução, podemos citar:

  • Aumentar a credibilidade do seu negócio. Se um consumidor procura pela sua empresa e não a encontra, pode ficar em dúvidas se deve confiar nela;
  • Aumentar as oportunidades de venda. Você consegue alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo e em poucos minutos;
  • Ter mais informações sobre o seu público, como sua faixa etária, seus gostos e do que precisa;
  • Ter um marketing mais direcionado ao público-alvo. Afinal, ao ter mais dados a seu respeito, as estratégias de marketing são mais personalizadas.

Passos para construir uma presença digital eficiente

Existem várias formas para se fazer presente na internet. E todas precisam ser analisadas com calma para entender o que vai funcionar ou não com o seu e-commerce. Veja algumas importantes:

Tenha um planejamento de marketing digital

Para você poder analisar e monitorar os seus resultados, precisará de um planejamento para orientar a execução do plano e proporcionar embasamento para exercer a comparação.

Defina objetivos e metas que estejam alinhados com o público-alvo que você atende. Por exemplo: você pode comercializar roupas, mas o marketing que você fará da loja é bem diferente se for direcionado para adolescentes ou para senhoras na faixa dos 50 anos.

Assim, com base nisso, defina em quais estratégias investir e onde você quer chegar.

Crie conteúdo relevante e diversificado

Ter conteúdos escritos ou em vídeos é uma ótima tática para chamar a atenção dos usuários. Eles se deparam com os posts ou filmagens, se interessam pelo que está sendo mostrado e acabam conhecendo sua marca por meio deles.

O marketing de conteúdo orienta o consumidor a seguir na jornada de compras. Ele consegue atrair visitantes, os transforma em leads, depois em compradores e, por fim, em fãs da empresa. Além disso, o investimento nessa estratégia sai mais em conta do que as táticas de marketing mais tradicionais.

Invista no design

O layout da plataforma do seu e-commerce é muito importante para o consumidor permanecer logado. As cores precisam ser pensadas de forma que o instigue a pesquisar os produtos. A organização deve ser intuitiva, para ele achar os botões facilmente e não sair frustrado por não ter encontrado o que queria.

Os produtos precisam ter boa apresentação, com imagens e fotos que façam o comprador perceber que o que você vende tem realmente qualidade e significado.

Utilize as redes sociais

Estar mais perto dos seus consumidores os levará a ter mais intimidade com o seu serviço. Quase todo mundo tem alguma rede social. Por ela, portanto, pode-se construir um relacionamento mais próximo. Você não precisa estar em todas. É importante analisar as que o seu público mais usa: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube?

Além do relacionamento, outra vantagem é poder divulgar promoções e incentivar às pessoas a participar e compartilhar. Esse fato pode aumentar o alcance de pessoas e você poderá administrar com mais eficiência os seus recursos da área de comunicação.

Construa estratégias de buscas

Trabalhar com SEO (otimização para sites de busca) é fundamental para seu negócio ser encontrado pelos usuários. Quando alguém procura por um produto ou serviço, vai inserir alguns termos no Google. O buscador dará todos os resultados que conseguiu encontrar, mas geralmente as pessoas clicarão nos links da primeira ou, no máximo, segunda página.

Ao trabalhar essa otimização com palavras-chave e técnicas, você tem a chance de ter seus serviços mostrados logo nas primeiras posições. Isso aumentará o número de visitantes e, possivelmente, de conversões.

Esteja adaptado para aparelhos móveis

Muitos usuários fazem pesquisas e compras utilizando dispositivos móveis. Ter um e-commerce que seja de fácil visualização por esses aparelhos é muito importante. Do contrário, entretanto, poderá frustrar o visitante se ele não conseguir encontrar o que procura e fará você perder grandes vendas.

O cliente está mais exigente. Ter uma plataforma responsiva mostra que você se importa com a experiência do usuário, além de possibilitar a entrega de mais praticidade e eficiência.

O mundo atual pede que estejamos alinhados às novidades e tecnologias. É preciso se adaptar ao ambiente e suas mudanças para conseguir se destacar, ter sucesso no mercado e competir com a concorrência. Ter uma presença digital eficiente ajudará sua marca a se tornar mais conhecida e conquistar cada vez mais consumidores.

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