Conheça os principais impactos do blockchain na logística

por Juca Oliveira Terça-feira, 16 de abril de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O blockchain na logística é a utilização da tecnologia que foi criada inicialmente para dar suporte ao bitcoin ou moeda virtual. Basicamente, a ferramenta cria um banco de informações que, quando inseridas, se tornam registros e não podem ser alterados.

O funcionamento se dá pela validação de dados que podem ser inseridos de computadores privados ou compartilhados. O grande diferencial da ferramenta é permitir que essas transações aconteçam online e sem a intervenção de um órgão regulamentador. Hoje, o blockchain já é aplicado em diversos setores, inclusive na logística.

Para ajudar você a explorar ao máximo essa nova tecnologia, neste artigo, mostrarei a importância do blockchain na logística e as vantagens da sua implementação. Continue lendo e saiba mais!

Qual a importância do blockchain na logística?

Ao mesmo tempo em que a evolução tecnológica trouxe facilidades para a sociedade e para o mundo corporativo, ela também apresentou novos perigos e desafios. Hoje, é possível realizar diversas transações de maneira simultânea, envolvendo duas ou mais pessoas. Com isso, as negociações ficaram mais dinâmicas, mas também vulneráveis a roubos, alterações de dados e problemas de comunicação.

O blockchain é uma excelente opção para trazer mais segurança para vários tipos de registro de informações, incluindo a logística. Com ele, acordos logísticos, como a compra e entrega de cargas ou mesmo registro de status de entrega passam a ser feitos com maior transparência e rastreabilidade, tornando-os mais eficientes e atrativos para todos os envolvidos.

Exemplo do blockchain na logística

Imagine que a sua empresa se encontra no sul do país e precisa entregar uma carga para um cliente no nordeste. Em teoria, se ela for à produtora, você contratará uma transportadora, negociará os preços sobre impostos e formas de envio e repassará essas informações ao comprador. Além disso, ficará acertado o prazo para entrega.

Veja que em uma simples negociação foram envolvidas três pessoas diferentes (físicas ou jurídicas). Se tudo correr dentro do combinado, ninguém reclamará e novas transações serão feitas. Porém, se houver um problema, como roubo ou avaria da carga, alguma das partes pode questionar quem arcará com o prejuízo. Mesmo que as informações tenham sido armazenadas em um software, não é totalmente confiável, pois os dados podem sofrer alterações a qualquer momento.

Com o Blockchain, tudo isso muda. Todos os envolvidos na negociação acessam a mesma rede e conseguem verificar as informações diretamente da fonte. Além disso, qualquer acerto envolvendo processos importantes, como preços, rotas, tipo da carga, é decidido em consenso.

E, o mais importante: os dados inseridos e gravados não podem ser alterados. Assim, caso ocorra algum problema, é só consultar o que foi decidido anteriormente.

Quais os benefícios do uso do blockchain?

Agora que você já sabe o quanto o blockchain pode ser importante na logística da sua empresa, confira, de forma detalhada, quais são os principais benefícios do uso da ferramenta.

Maior confiabilidade

Como mostrado no exemplo, o blockchain torna qualquer processo mais confiável. A ferramenta, ao mesmo tempo em que permite acesso direto a todos os responsáveis por determinada atividade ou negociação, também bloqueia alterações em informações já gravadas.

Seja em uma transação com clientes, melhorando o relacionamento ou em planejamentos internos, os processos ficam muito mais confiáveis.

Otimização de processos

Com um compartilhamento de informações mais bem-estruturado, os colaboradores passam a utilizar dados mais concretos e transparentes em suas atividades. Esse novo cenário promovido pela implementação do blockchain permite que os processos sejam desenvolvidos com maior fluidez, pois, a necessidade de intermediários e os ruídos de comunicação são excluídos.

Suporte para tomada de decisões

O blockchain pode fazer toda diferença na rotina de um gestor logístico. A ferramenta, que tem como uma das características principais a segurança das informações, permite que o líder do setor trabalhe com dados únicos. Além disso, a tecnologia apresenta os dados de forma cronológica, evitando que o gestor se atrapalhe com questões que já foram resolvidas. Assim, ele tem um suporte importante e organizado para tomar decisões diárias.

Enfim, podemos dizer que o blockchain na logística é uma realidade, mas com uma forte tendência de crescimento para os próximos anos. Com essa tecnologia, as empresas diminuem seus custos com auditorias e burocracias, além de aperfeiçoarem processos, como a entrega e a movimentação de cargas. Então, analise as informações apresentadas e considere as vantagens de trabalhar com o blockchain.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.