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Conheça os 5 indicadores mais importantes na logística

Por: Gabriel Linden

Empreendedor desde os 14 anos, formado em Administração de Empresas pela ESPM-Sul. Com passagem em organizações do setor privado como Lojas Americanas S/A e setor público, hoje é sócio-proprietário e COO da Iluminim, e-commerce especializado em iluminação.

As melhores tomadas de decisão se baseiam em dados concretos. E, para termos esses dados, é importante que pensemos estrategicamente em KPIs (Key Performance Indicator) que nos sustentem e embasem uma decisão assertiva.

Muitos já conhecem os famosos indicadores como CPC, ROI, entre outros. Porém, vejo pequenos e-commerces deixarem a logística e seus indicadores de lado. Entretanto, devemos pensar que o cerne da operação está nesse setor. Pensando nisso, trago aqui 5 indicadores que considero essenciais para todo gestor logístico.

OFR: Order Fill Rate

Este mede o tempo interno para o processamento do pedido. Ou seja, o tempo médio para realizar o fulfillment do pedido, desde o picking, packing até a expedição para a transportadora ou meio de entrega escolhido. Com ele você poderá descobrir gargalos em sua operação logística e trabalhar para tornar o processo cada vez mais rápido

OCT: Order Cycle Time

Calculado como “Data de entrega – Data do pedido”, esse indicador mostra o tempo de ciclo dos pedidos do e-commerce. Ele irá mostrar em quantos dias corridos a entrega é realizada e com isso você poderá repensar as formas de entrega que trabalha atualmente e também o prazo que poderá passar aos seus clientes.

OTD: On Time Delivery

Esse indicador é mostrado o percentual de pedidos entregues no prazo. Ele se baseia pela fórmula:

Total de Entregas no Prazo – dividido pelo Total Entregas – multiplicado por 100.

O ideal é sempre buscar esse número acima de 90% para qualquer tipo de operação.

OTIF: On Time In Full = P x E x Cg>

Esse KPI mostrará o desempenho de todas as suas entregas e é expresso pela fórmula:

Pedidos realizados dentro do prazo (P) – multiplicado por Pedidos entregues sem erro (E) – multiplicado por Pedidos Completos (C). Sendo OTIF = P x E x C.

Pedidos realizados dentro do prazo o próprio nome já é autoexplicativo. Para pedidos sem erro, quando um cliente pedir um tênis amarelo, por exemplo, ele não pode receber um tênis azul. Já para pedidos completos é quando o cliente pedir 10 unidades, ele deve receber essa quantidade, e não menos que isso.

TTEx: Time To Exped

Esse indicador é específico para medir o tempo de expedição. Ou seja, desde o momento em que o pagamento do pedido é aprovado até o momento em que ele é enviado. O TTEx possui bastante semelhança ao OFR.

Concluindo, é importante ressaltar que a amostra para o cálculo de cada indicador você irá decidir, mas ao mesmo tempo em que sua operação for crescendo, será vital olhar com atenção para os KPIs logísticos para, assim, ter um processo de tomada de decisão mais seguro e assertivo.