Conheça os 3 benefícios de utilizar chatbot no seu e-commerce

por Rafaela Ricardo Sexta-feira, 03 de abril de 2020   Tempo de leitura: 7 minutos

Se você tem uma loja virtual, provavelmente deve ter dificuldades para responder todos os seus clientes rapidamente, certo?

Além de sempre faltar atenção para os clientes devido a correria, muitos donos de e-commerces ainda precisam passar pelo desafio de explicar sobre o mesmo produto ou serviço oferecido para diversos clientes diferentes.

E o resultado disso? Você acaba demandando mais tempo realizando atendimento ao cliente do que elaborando e implementando estratégias eficazes para desenvolver seu negócio.

Não estamos falando que não é importante tratar os clientes com a máxima de prioridade. Afinal, são eles que irão trazer benefícios e faturamento para sua empresa.

Mas sim, há alguns métodos que existem no mercado, para você conseguir fazer com que o atendimento da sua loja virtual seja muito mais eficiente e dinâmico do que métodos comuns.

E um desses métodos é a utilização do chatbot no seu e-commerce. Você já ouviu falar nele, não é mesmo? Se ainda não, nós vamos te explicar todos os detalhes sobre essa ferramenta e te mostrar como ela pode ser benéfica para seu e-commerce. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler esse post!

O que é um chatbot

Basicamente, o chatbot é um robô que atende e se comunica com pessoas. Calma! Não estamos falando de robôs de verdade, como no caso do robô industrial, por exemplo.

Afinal, até hoje os chatbots não foram criados com um corpo físico, mas sim, eles são sistemas programados para simular uma conversa entre empresas e pessoas.

Em outras palavras, quando um cliente entra em contato com sua empresa, essa ferramenta emite mensagens programadas, respondendo de acordo com a dúvida e com a programação implantada no sistema.

Essa ideia de transmitir mensagens automáticas é mais antiga do que parece. Ela surgiu nos anos 60, a partir de um chatbot chamado Eliza, com o objetivo de oferecer uma comunicação mais otimizada com seus clientes pela internet.

Porém, o chatbot está se tornando popular apenas nos últimos anos, quando a preocupação da maioria das empresas e e-commerces, decidiram investir profundamente em comunicação e relacionamento com o cliente para se destacarem no mercado.

Desde então, diversas empresas estão programando e personalizando seu próprio chatbot. Hoje em dia, também é possível encontrar empresas especializadas na criação de chatbot para seu e-commerce.

Alguma delas oferecem este sistema gratuitamente em troca de divulgação, enquanto outras cobram quantias diversas de fabricação, implantação e manutenção do sistema.

Os chatbots irão substituir a comunicação no futuro?

Outra dúvida muito comum e que chega a ser assustadora é em relação aos chatbots dominarem o futuro da comunicação.

Muitas pessoas acreditam que os chatbots são uma “revolução silenciosa”, e que daqui a alguns anos, eles estarão em todos os setores, podendo acabar com qualquer departamento de relacionamento com o cliente.

A empresa Garnier Institute procurou por essas informações por meio de um estudo, e apontou uma previsão que, até 2022, 72% das interações entre cliente e empresa serão conduzidas por chatbots, entre outros mecanismos robotizados.

Porém, sabemos que ainda não é possível que os chatbots substituam os agentes de comunicação. Isso, pois até o dia de hoje ainda não é possível simular de maneira tão natural e personalizada como um humano de verdade!

Diferença entre assistente virtual e chatbot no seu e-commerce

Além do chatbot no seu e-commerce, também existem os assistentes virtuais. De forma básica, eles possuem a mesma função que os sistemas, porém, se trata de pessoas que oferecem um atendimento mais personalizado por meio de chat.

Esses chats, assim como os chatbots, normalmente aparecem em um canto visível de um site ou e-commerce.

Você também tem a opção de mesclar e fazer uma ferramenta que utiliza chatbots e assistentes virtuais na mesma janela, permitindo maior eficiência no atendimento.

Além disso, se você tem uma indústria que fornece envelope awb, por exemplo, você pode recrutar assistentes virtuais que podem trabalhar por meio de Home Office. Esse método, além de economizar mais em seu orçamento, também é mais prático e rentável.

Quais as vantagens e diferenciais do chatbot no seu e-commerce?

Agora que já entendemos sobre os chatbots para seu e-commerce, confira abaixo quais seus benefícios e como eles podem agregar valor e eficiência:

Redução de custo

Uma das maiores vantagens dos chatbots no seu e-commerce é que eles são ótimas ferramentas se você quer diminuir custos e também tempo.

Apesar desses softwares terem um custo variável de fabricação, implantação e manutenção, ele ainda se mostra mais rentável do que outros métodos de comunicação, como os assistentes virtuais, por exemplo.

Além disso, por meio do chatbot, você também consegue criar estratégias de marketing personalizadas, como conseguir impulsionar a qualificação de leads (potenciais clientes interessados em sua empresa).

Dependendo da empresa que você contratar o serviço de fabricação do chatbot, essa ferramenta funcionará por tempo ilimitado, dependendo da quantidade de manutenções ou do contrato acordado por ambas as partes.

Otimizar a jornada de compra do cliente

Sabemos que ter um e-commerce envolve muita paciência, pois alguns clientes querem saber a fundo sobre os produtos e serviços que eles estão comprando.

Por se tratar de um site disponível na internet, é comum que isso cause dúvidas e incertezas em muitas pessoas, especialmente para quem ainda não está acostumado em comprar online.

Se você vende pigmentos para plásticos, o chatbot no seu e-commerce pode detalhar todos as informações sobre seu produto. Assim, isso pode auxiliar que um lead realize uma compra com mais rapidez!

Se você investir em um chatbot no seu e-commerce e aplicar dentro dele todas as informações necessárias, você sem dúvidas terá mais chances de vender!

Tornar seu e-commerce mais reconhecido

Por fim, aplicar o chatbot no seu e-commerce vai fazer com que você seja mais relevante e conhecido!

Afinal, por meio dele, seus leads e clientes terão uma boa experiência. No fim das contas, é exatamente isso que faz com que uma empresa se destaque diante da concorrência!

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