Conheça o Sameday Delivery e saiba como implementar na sua empresa

por Guilherme Reitz Terça-feira, 12 de julho de 2016

Segundo o relatório E-bit Webshoppers, 39,1 milhões de clientes virtuais realizaram pelo menos uma compra em 2015, o que comprova que apesar de ainda haver uma certa desconfiança por parte do consumidor brasileiro, o e-commerce tem se consolidado cada vez mais no país.

Com o aumento nos números de compras online, aumentaram também o número de reclamações a respeito do serviço, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais exigentes. As reclamações mais comuns dizem respeito ao processo de entrega, seja por atrasos ou pelo alto custo.

O E-bit Webshoppers mostrou também que 48% dos consumidores gostariam que houvesse mais opções de frete na loja virtual e que 46% deles gostariam de ter a opção de receber o produto rapidamente, no mesmo dia ou no dia seguinte, estando dispostos inclusive a pagar mais por isso.

Portanto, quem conseguir um serviço mais rápido e com qualidade irá ganhar um lugar de destaque no mercado, além de conquistar a fidelidade dos clientes e agregar valor à marca. Uma estratégia que foi inaugurada pela Amazon mas já vem sendo implementada nos e-commerces brasileiros é o Sameday Delivery, em tradução livre, entrega no mesmo dia.

Essa tática é adequada em casos como compra de presentes em datas especiais, remédios ou produtos perecíveis, além é claro dos clientes que desejam seu produto o quanto antes devido à ansiedade da espera.

Como implementar essa tática de maneira eficiente?

  • O primeiro passo para aplicar o Sameday Delivery é descentralizar o Centro de Distribuição (CD). A criação de vários mini-CDs em locais estratégicos permite uma facilidade maior de entrega dos produtos em menor tempo.
  • Tendo em vista que nem todos os produtos podem ser transportados no mesmo dia, o cliente deve estar ciente de quando e em que condições o Sameday Delivery é possível. Para isso, o site deve ser o mais informativo possível, para evitar frustrações desnecessárias por parte dos clientes.
  • Por último, os diversos setores da empresa devem estar muito bem integrados para garantir a satisfação dos clientes. Marketing, logística e atendimento devem ser o mais transparente possível entre si para que, em caso de algum imprevisto, o problema do cliente seja resolvido e a experiência de compra dele não seja negativa.
  • Você pode implementar o Sameday Delivery através de frota própria, mas já existem empresas especializadas no serviço, principalmente através do uso de motoboys. Nesse cenário, muitos empresários têm decidido por terceirizar esse serviço.

    O importante é se manter sempre atualizado às tendências do mercado e se esforçar ao máximo para suprir as necessidades dos seus cliente. Assim, eles se tornarão seus fãs!

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    1 comentário

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    1. Não devemos esquecer de que o parceiro logístico deve ter a maior capilaridade possível em sua rede de abrangência. Ir onde ninguém chega mas onde seu cliente possa estar.

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