Com o crescimento vertiginoso da presença das empresas nas mídias sociais, a necessidade de interagir efetivamente com os fãs também cresceu muito.
As gerações mais novas não querem mais produtos ou marcas que só resolvam seus problemas, mas sim que se relacionem de alguma forma com elas, ou seja, acabou a era das empresas sem rosto. O problema é que pode ser difícil ter uma ideia clara do que deve ser feito para realmente interagir bem com seus clientes. Aqui vão algumas ideias que podem ajudar nessa hora:
Perguntas e enquetes
Peça a opinião de seus clientes sobre coisas relacionadas à sua área. Pode ser sobre uma notícia atual ou até mesmo sobre serviços e produtos. As pessoas se acostumarão a responder e interagir com o tempo.
Escute as reclamações
A internet oferece um nível de interatividade raramente imaginado no passado, e com isso muita coisa mudou. Antigamente, um comentário negativo era visto como uma declaração de guerra pelas empresas. Hoje, é normal receber um depoimento negativo de um cliente.
Nunca censure isso, sob o risco de despertar uma reação que pode sair de controle, como já aconteceu com uma grande empresa de aviação americana quando um cliente insatisfeito fez um vídeo que acabou se tornando um sucesso viral, chegando a derrubar o preço das ações da empresa.
Quando receber um comentário negativo, responda num tom polido e mostrando interesse real em corrigir o erro ou esclarecer o mal-entendido. Ninguém sairá perdendo dessa interação, muito pelo contrário.
Ouça mais
Lembre-se que você está numa rede social. Toda a ideia desse tipo de site é interagir. Não trate essa plataforma como um anúncio de TV ou como um outdoor. As pessoas que visitam a sua página esperam algum tipo de interação, então dê feedback.
Responda perguntas e mostre interesse pelo que eles dizem. Um grande banco ganhou muita atenção positiva há algum tempo quando um cliente fez um pedido em forma de poema e foi respondido no mesmo estilo. Isso mostrou que o banco não apenas estava prestando atenção como realmente se importava, e isso não tem preço.
Mostre um pouco do seu lado humano
Uma grande empresa de videogames estava enfrentando problemas após atrasar muito um grande lançamento. Seus fãs estavam reclamando demais e isso é ruim para qualquer empresa. Para remediar isso, eles abriram suas portas para que fãs pudessem fazer um tour da empresa com o seu chefe, muito famoso no meio.Os resultados dessa ação, entre outras de exposição do lado humano da empresa, foram imensamente positivos.
Você não precisa ir tão longe, mas pense nesse exemplo. Mostre fotos divertidas do pessoal da empresa ou das confraternizações, poste textos interessantes relacionados à marca. Isso gera uma proximidade muito grande. Mas, obviamente, não exagere. Você está lidando amigavelmente com clientes, não com amigos.
Como dito antes, não é um processo simples, mas é um marketing extremamente positivo. Pense na sua presença on-line e considere a atuação de um profissional de mídias sociais, que pode se dedicar a isso e muitas outras coisas no ambiente on-line que vão garantir uma imagem saudável para a sua empresa.
Autor: Bis2bis