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Conheça estratégias práticas para elevar sua taxa de conversão

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Uma das principais vantagens do e-commerce é a possibilidade de mensuração dos resultados. Diferente do comércio tradicional, no virtual, é possível analisar friamente o retorno de cada investimento, de cada mudança.

Uma das métricas mais importantes e talvez a que os lojistas mais se preocupam com é a taxa de conversão. Essa taxa indica quantos acessos foram necessários para a concretização de uma venda.

Na teoria, parece simples, mas para que qualquer venda se concretize, são necessários inúmeros fatores e o lojista precisa atentar-se a eles, para trabalhar ao máximo toda a potencialidade do seu e-commerce. Por isso, confira abaixo algumas estratégias pontuais que podem melhorar a experiência de navegação e de compra do seu consumidor e, consequentemente, elevar a taxa de conversão da sua loja!

Faça testes A/B constantemente: pequenas mudanças podem surtir grandes e diferentes efeitos. Por exemplo, você está em dúvida sobre o layout da página do produto: colocar as imagens mais à direita ou mais à esquerda? Teste as duas opções! Configure uma página com as imagens de um lado e outra com as imagens do outro. Essas páginas aparecerão aleatoriamente para os usuários (é importante garantir que 50% veja a opção A e o restante a opção B). Aquela que converter mais vendas é vencedora! No entanto, vale ressaltar: certifique-se de que haja apenas uma diferença entre as duas páginas, caso contrário, com mais fatores divergentes, não há como ter certeza qual deles foi o responsável pelo aumento ou diminuição da taxa de conversão. Onde fazer testes A/B? Existem diversas ferramentas, como Simple Page Tester (para blogs e sites que usam WordPress), Crazyegg, Google Experiências, Visual Website Optimizer, etc.

Peça a opinião do seu consumidor: o consumidor abandonou o carrinho. E agora? Fale com ele! Um jeito de fazer isso é apostando em pop ups. O sistema registrou que o consumidor tem a intenção de fechar a aba, mas antes disso, uma pop up aparece dizendo: “Parece que você está prestes a abandonar sua compra. Você gostaria de nos dizer o por quê? Envie sua mensagem abaixo e diga como podemos melhorar!” seguida de uma caixa para que o cliente deixe sua opinião. Outro modo é apostar em uma pesquisa de opinião. Peça ao seu cliente que responda essa pesquisa (além das perguntas prontas, certifique-se de que haja um espaço no formulário para que ele possa escrever livremente, fazer sugestões e críticas) e recompense-o por isso com cupons ou códigos de desconto.

Otimize seu processo de checkout: isso já não é novidade, mas ainda vale bater nessa tecla. Opte por um processo integrado, com todas as etapas reunidas em uma mesma página. Simplifique ao máximo esse processo, solicite apenas as informações estritamente necessárias e evite pedi-las todas vez que um mesmo cliente for realizar uma compra – é importante que sua loja ofereça a possibilidade de salvar (ou não) seus dados. Habilitar a “compra com um clique” é também uma excelente maneira de fazer isso.

De olho na ferramenta de busca: de buscas que não funcionam o universo do e-commerce está cheio, por isso, invista em uma ferramenta estruturada, que faça buscas inteligentes e encontre para o seu cliente exatamente aquilo que ele procura. Apostar no botão “Você quis dizer…” também é uma ótimo opção, que pode, muitas vezes, fazer o consumidor se interessar por itens que ele não havia sequer considerado inicialmente.

Existem várias outras estratégias, que não foram listadas aqui, mas que também podem produzir resultados favoráveis. O empreendedor que desejar, deve pesquisar, ler sobre o assunto e conversar com a empresa que criou (ou com a empresa que gere) sua loja virtual para saber a possibilidade e viabilidade de cada uma delas. O que não pode é ficar parado e ver seu negócio ficar para trás.