Operar nos marketplaces disponíveis no mercado é uma alternativa real para muitos empreendedores do e-commerce brasileiro, especialmente os pequenos, médios e mais recentes. Nestes espaços, o lojista pode destacar sua marca, produtos e serviço, obter mais visibilidade, estar em contato com um público já disposto a comprar e ter um bom lucro em um espaço de tempo considerado curto.
Mas a integração entre loja e marketplace quase nunca é simples. Para isso, existem os módulos integradores, que compartilham todas as informações entre um ambiente e outro de maneira bastante funcional, o que facilita todo o processo de operação e assegura a fidedignidade das informações.
Este é um fator que pode determinar um grande diferencial de empreendedor para outro, no entanto, não é o único. Outras estratégias também podem e devem ser empregadas a fim de tornar-se mais atrativo ao consumidor. Confira algumas delas listadas abaixo.
Imagens boas, profissionais e reais (vitrine):
Falar sobre a importância das imagens no comércio virtual é como insistir em bater na mesma tecla, mas parece que até agora ainda há quem insista em ignorar as recomendações. Por isso, vale a repetitiva: Para a página do produto, o ideal é utilizar fotos profissionais, em still ou em modelos – como no caso de vestuário, acessórios e bolsas -, com o fundo padronizado, infinito, branco (ou outra cor que contraste). A iluminação precisa favorecer o produto – nada de tirar no escuro, com o flash ligado ou fazendo sombra sobre a mercadoria.
Caso você não tenha equipamentos de iluminação, aposte em um local que possa aproveitar a luz natural. Evite deixar quaisquer outros elementos que não o produto aparecendo na imagem – isso pode tirar a atenção do cliente e dispersá-lo. Aposte ainda em vários ângulos diferentes (frente, trás, lados, de cima, por baixo, diagonal), inclusive apostando no zoom para evidenciar os detalhes, como acabamentos diferenciados, texturas, aplicações, etc.
Sobre usar fotos do fornecedor: pode ser o mais fácil, mas nem sempre a melhor solução. O cliente não é bobo, quando uma foto é produzida demais, não fica “natural”, é comum vermos isso em fotos de móveis – os fornecedores costumam tirar foto apenas do produto e inseri-lo em um cenário fictício, é a chamada “foto ambientada”. Pode ser legal usá-la como complemento, mas não como único recurso, pois isso pode causar desconfiança.
Descrição minuciosa
Pode parecer repetitivo (para algumas pessoas pode até ser), mas vale reforçar algumas dicas: quando houver, aproveite as informações vindas do fornecedor/fabricante, especifique medidas, peso, materiais, dicas de cuidado, lavagem e manutenção. Além disso, cite os detalhes, as vantagens, os diferenciais do seu produto (economia, qualidade, fabricação ecológica, etc.), assim como fazem os vendedores de lojas físicas, afinal o objetivo é o mesmo: vender!
Além disso, imagine quais dúvidas seus consumidores podem ter, esclareça-as; caso o marketplace não disponibilize um canal para o esclarecimento de outras dúvidas que possam surgir, disponibilize você um e-mail ou um número para contat no WhatsApp, por exemplo. É importante ainda fazer uma “descrição de vendedor”, nos marketplaces isso é bastante comum; ressalte suas avaliações positivas, bons números em geral e mostre ao cliente porque ele deve optar por você.
Enriqueça a experiência dos usuários
Proporcione ao consumidor uma experiência e não uma simples compra. Quando surgirem dúvidas, responda com a maior agilidade possível. Como citado anteriormente, vale disponibilizar um canal para contato para que o cliente possa solucionar eventuais dúvidas. Por meio desse canal (e-mail ou WhatApp) você pode também enviar fotos e vídeos reais do produto ao consumidor. Muitos ainda têm receio e essa é uma excelente forma de se mostrar disponível e passar credibilidade. Caso haja essa possibilidade, deixe-a clara na descrição do produto para que os clientes possam solicitar se quiserem.
Estreite o relacionamento com o marketplace
Cada marketplace tem suas normas, modo de operação, exigências e recursos, por isso é importante estar sempre atento às novidades e em constante contato com seu gerente de conta. Dessa forma é possível alinhar as ações, trabalhar em conjunto e ter melhores resultados. Discuta, por exemplo, a possibilidade de investir em publicidade interna e quais ações devem ser desenvolvidas para datas como Black Friday, Natal, etc.
Divulgue
Não se esqueça de divulgar seus produtos, afinal a concorrência é grande, então vale o esforço para atingir o maior número de consumidores possível. Uma ideia é, por exemplo, dependendo do produto, fazer a divulgação em grupos do Facebook. Vários segmentos contam com grupos de interesses específicos e divulgar nesses espaços pode ser uma excelente oportunidade. Vale também de optar por anúncios e campanhas patrocinadas.