Acesso rápido

Conheça as maiores vantagens do e-commerce de nicho

por Gustavo Chapchap Sexta-feira, 09 de Março de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

O que é mais interessante: abrir um e-commerce com itens para públicos variados ou direcionar o trabalho para um só segmento? Essa questão é amplamente discutida e tem uma grande importância no planejamento e construção de um negócio. Ter um leque maior de produtos é uma boa opção, mas criar um e-commerce de nicho tem diversas vantagens.

Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, criamos este artigo. Mostraremos os maiores benefícios de centralizar o seu empreendimento, além de indicar alguns dos principais nichos do mercado. Boa leitura!

Você já ouviu falar na teoria da cauda longa?

O livro “A cauda longa”, do americano Chris Anderson, mexeu com a cabeça de muitos empreendedores por todo o mundo. Ele trata sobre a mudança que a internet ocasionou dentro das empresas, mais especificamente nos segmentos de mercado que elas atacam.

A discussão levantada é bem interessante, pois Anderson faz uma reflexão sobre os limites de uma loja física e o “estoque infinito” de uma loja virtual. A teoria da cauda longa trata sobre a possibilidade de uma empresa ofertar produtos diversos ao público, atraindo mais clientes e atuando em nichos diversificados.

O Mercado Livre é um bom exemplo nesse caso. Em sua plataforma, é oferecida uma miscelânea de produtos, como itens eletrônicos, roupas, objetos pessoais e até mesmo automóveis.

Porém, há uma forte concentração do faturamento sobre determinados departamentos, o que mostra um grande potencial na criação de um e-commerce de nicho. Por isso, confira o próximo tópico com as vantagens dessa opção.

Quais são as principais vantagens em criar um e-commerce de nicho?

Melhor relacionamento com o cliente

Uma das principais vantagens em criar um e-commerce de nicho é a construção de um relacionamento mais sólido com os clientes. Por estar focado em linhas específicas de produtos, o empreendedor consegue entender melhor as características e necessidades do seu público-alvo.

Com isso, a comunicação, a criação do ambiente online e as estratégias de marketing se tornam mais eficientes, embasadas na definição de uma persona da empresa.

Inclusive, as ações de marketing ganham muito com um público-alvo bem definido e conhecido. Uma publicação nas redes sociais ou pelo Google AdWords pode ser direcionada, otimizando os investimentos.

Já em um e-commerce generalizado, o público pode ser totalmente heterogêneo, com características e interesses bem diversos. Isso aumenta o custo em toda a jornada de compra, desde a prospecção até o fechamento.

Fidelização mais eficiente

Com um melhor relacionamento, a fidelização dos clientes se torna mais fácil. Imagine que você deseje criar um e-commerce de materiais esportivos, por exemplo. A sua rede de clientes será bem definida. As ações de encantamento se tornam potencialmente eficientes.

Esse processo de fidelização mais facilitado gera um fluxo maior de vendas frequentes e recorrentes. Outro ponto interessante é que um cliente fidelizado passa a atuar como um promotor da marca, utilizando os seus canais de comunicação, como as redes sociais, para atrair novos consumidores de forma orgânica.

Economia na criação da plataforma do e-commerce

A criação de uma plataforma de e-commerce é uma etapa crucial no planejamento do negócio. É preciso tomar muito cuidado nessa tarefa para não prejudicar o sucesso do empreendimento.

Se você optar por criar uma loja online com uma grande variedade de produtos, a estrutura deve ser maior e mais organizada. Isso reflete em criar mais recursos para manter um bom e lucrativo funcionamento, o que acarreta maior custo.

Já com um e-commerce de nicho, esse processo é simplificado, exigindo um menor investimento inicial.

Melhor posicionamento da marca

Marcas que se direcionam para um nicho específico conseguem criar uma identidade mais forte com o público, estabelecendo um posicionamento sólido no mercado.

Com um e-commerce de nicho, conquistar uma posição de referência no mercado se torna uma tarefa menos desafiadora, atraindo os consumidores e gerando um bom faturamento.

Logística facilitada

A logística para o funcionamento de um e-commerce demanda muita atenção, principalmente se a loja virtual pretende trabalhar com uma extensa gama de produtos.

Se a empresa opta por atuar com um estoque físico, haverá uma limitação de espaço para armazenar os itens. Além disso, há que se preocupar com a validade dos produtos, se for o caso.

Com um e-commerce de nicho, a logística é simplificada, desde a compra até o armazenamento. Essa opção conta com uma menor variação dos produtos, então a quantidade de fornecedores tende a ser menor.

Quais são os melhores nichos de mercado para se abrir um e-commerce?

Alimentação saudável

A preocupação com o bem-estar é cada dia mais presente na sociedade. As pessoas têm buscado uma melhor qualidade de vida, balanceando a prática de exercícios físicos com bons hábitos alimentares.

Diante desse cenário, oferecer alimentos saudáveis, seguindo uma dieta bem balanceada, pode ser um grande negócio. Para ter sucesso, é preciso investir na educação do público-alvo, criando e compartilhando conteúdos que mostrem os benefícios daquele que pode ser considerado um investimento e uma melhor condição de vida.

Moda

O mercado da moda é outra opção para o empreendedor que deseja focar um nicho de mercado. Esse segmento movimenta muito a economia, sempre com novas tendências.

Com essa ideia de investimento, o empreendedor pode segmentar ainda mais o seu público, seja por gênero (masculino ou feminino), seja por tamanhos, tipos ou outras formas de divisão.

Para alcançar o sucesso no mercado da moda, a dica é estar sempre atualizado! O que está na moda hoje pode ser considerado ultrapassado amanhã, então fique bem atento!

Beleza

O setor de beleza é uma boa alternativa para empreender. Atualmente, os homens estão consumindo muitos produtos desse nicho, o que demonstra uma grande oportunidade.

Assim como na moda, deve-se estar atento aos lançamentos de grandes marcas, sempre buscando oferecer novos produtos e serviços.

Bebidas

O setor de bebidas também é uma ótima opção, que vem atraindo empreendedores. Mais do que simplesmente vender bebidas, as marcas começaram a oferecer uma experiência completa, com dicas de consumo e ainda curiosidades sobre bebidas de outros locais.

Como vimos em nosso artigo, construir um e-commerce de nicho é uma ótima opção para quem deseja alcançar o sucesso. Apesar de a internet possibilitar uma vasta oferta pelas empresas, concentrar as soluções em grupos específicos de público tem grandes vantagens, conforme mostramos. Por isso, atente-se para as dicas que fornecemos e faça um bom planejamento para começar o seu negócio!

Acesse aqui par conferir o artigo original.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.