Conheça alguns motivos para ter um sistema de gestão online e em nuvem

por Sidney Zynger Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Não basta apenas pensar em um sistema de gestão que facilite a sua rotina, se ele só pode ser acessado do computador do escritório. Aliás, fica até estranho pensar nisso, não é mesmo? Principalmente depois de um 2020 que consolidou o trabalho remoto em seus mais diversos formatos — pensar em “fixar raízes” para trabalhar, definitivamente, não parece ser uma opção dos novos tempos. Por isso, o sistema de gestão ERP deve ser contratado desde que ofereça mobilidade com sistema online e em nuvem. Ou seja, quando pode ser acessado de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Ferramentas de tecnologia nos fazem otimizar tempo de trabalho e tornam processos cada vez mais integrados. No mundo e-commerce, a vantagem de integrar os setores e gerir o negócio remotamente através de um sistema em nuvem e online, é uma forma de garantir ainda mais vantagens. Neste caso, o ERP passa a ser um aliado e o empreendedor também pode pensar no trabalho de forma mais dinâmica.

Como funciona o sistema de gestão em nuvem na prática?

O sistema de gestão em nuvem — Cloud Computing ou armazenamento de dados em nuvem — permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema. E, por conta disso, possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Ou seja, o varejista pode gerenciar as tarefas sem sair de casa ou estando em qualquer ambiente e utilizando qualquer dispositivo (tablet, celular, computador).

O sistema em nuvem também diminui o trabalho relacionado a atualizações de sistema. Além disso, garante que todas as informações fiquem armazenadas de forma segura em nuvem, o que permite aos colaboradores autorizados o acesso remoto ao sistema e suas informações.

Outras vantagens e benefícios em utilizar um ERP em nuvem

Segurança dos dados

Além da facilidade de gerir remotamente o negócio, outro ponto fundamental é a segurança que o sistema de gestão em nuvem garante. O sistema global de servidores que opera em um único ecossistema possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Mobilidade

Você tem acesso às informações da empresa atualizadas, sem precisar abrir planilhas pesadas ou imprimir materiais. Ou seja, por estar em nuvem, o sistema possibilita ao empresário — ou qualquer funcionário autorizado — acessar informações em qualquer horário e local.

Organização

Com as informações sendo atualizadas a qualquer lugar, também passa a ter maior organização nos processos e consequentemente o aumento de produtividade. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.

Economia

O sistema em nuvem reduz custos pequenos, como é o caso de impressão de planilhas, e diminui custo de horas de trabalho em construção e organização manual dessas planilhas. Além disso, ele reduz o espaço físico utilizado para armazenamento de arquivos, contratos e documentos, pois tudo está salvo na nuvem. Manter a rotina de gestão do negócio digitalizada é saudável para a vida financeira do negócio, assim como um formato inteligente de trabalho para o empreendedor e seus colaboradores.

Integração

As informações unificadas ficam atualizadas no sistema, mesmo que o trabalho esteja sendo feito remotamente. Por isso, integrar os setores da empresa através de um ERP é fundamental para isso ocorrer de forma fluida — você pode, inclusive, emitir notas fiscais e boleto de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Sincronizar as informações garante que, mesmo na gestão de múltiplos canais de venda, a gestão se mantenha descomplicada e atualizada.

O negócio com gestão online está conectado ao nosso tempo. O armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa acaba por demandar recursos que poderiam ser mais bem empregados em tarefas que estivessem focadas no negócio. Todos os tamanhos de negócio se beneficiam com a ferramenta online e passam a contar com vantagens importantes, como a administração remota e o aumento de eficiência nos processos.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER