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Conheça algumas dicas para divulgar seu delivery

Por: Bruno Campos de Oliveira

É especialista em marketing digital na AdsPlay mídia programática, liderando times de e-commerce, mídia de performance e BI. Já atendeu grandes empresas como Sony, Microsoft, Nestlé, Whirlpool, Jaguar-Land Rover, iFood, Samsung, Johnson & Johnson, Motorola, Coca-Cola entre outras na América Latina, Caribe, África e Europa. É responsável por inovação e performance.

Com as mudanças impostas pelo distanciamento social, muitos negócios e atividades estão se adaptando. Um dos principais é o setor de restaurantes. Mesmo com a volta gradual das atividades de bares e restaurantes, migrar para o delivery é inevitável — o que antes era parte da operação, agora virou core business. Por isso, separei algumas dicas para você divulgar o seu delivery.

1 – No ambiente digital, quem não divulga sua marca não é lembrado

É essencial para o delivery ter uma rede social com postagens diárias no Instagram Stories e uma pauta de conteúdo no feed que explore seu cardápio, horário de atendimento e outras informações.

Também é muito importante ter parte do seu orçamento destinada para a compra de mídia online em canais como Google, Facebook e display — que pode ser de mídia programática.

2 – Usar interesses e geolocalização

As pessoas deixam rastros na web que mostram seus interesses e o que buscam. Segundo o Google Trends, as buscas por “delivery” no Brasil cresceram 426% da semana 8 a 14 de março em comparação com 22 a 28 de março. É importante ter seu restaurante como uma resposta para essa demanda.

Outro ponto essencial é que plataformas como Google, Facebook e Programática permitem segmentações por raio. Isso otimiza o investimento do restaurante para que ele apenas anuncie dentro de sua área de entrega. Ou ainda, trabalhar com 2 raios diferentes, sendo o de curta distância e um do restante da área de entrega. Assim, é possível priorizar entregas potenciais que podem ser feitas mais rapidamente e, com isso, ter uma maior eficiência.

3 – Ter novos canais de comunicação com seu cliente

Em um momento de digitalização extrema é importante ter um WhatsApp para atendimento dos clientes além dos canais convencionais ou chat dos apps de entrega.

Durante o pico do coronavírus na China, uma empresa de cosméticos chamada Lin Qingxuan teve que fechar 40% de suas lojas. Para manter seus mais de 100 vendedores ativos eles os transformaram em influenciadores digitais que interagiam em plataformas como WeChat. E o resultado? Um crescimento de 200% em vendas em Wuhan (o centro da crise), em comparação com o ano anterior

4 – As pessoas estão mais tempo no celular

As pessoas estão ainda mais no celular. Olhando a China como referência, tivemos reflexo similar no Brasil, com um aumento de 30% nas horas passadas no dispositivo. Além disso, as pessoas estão dispostas a comprar. Um estudo do IBOPE, encomendado pelo Facebook mostrou que 40% das pessoas estão mais tempo pesquisando e comprando online. Um bom momento para conhecerem o seu restaurante, não?

5 – O prime time é quando sentimos o estômago roncar

Uma maneira inteligente de otimizar seus esforços digitais, seja na compra de mídia ou na publicação de conteúdo orgânico, é agir próximo dos horários do almoço e do jantar. Por volta de 11 da manhã é um horário ideal para se trabalhar anúncios para o almoço, assim como a partir de 18h já é importante falar de jantar.

Outra dica (para quem pode) é focar em horários onde nem todos os restaurantes estão abertos e estender sua cobertura. Em horários “nobres” a concorrência é muito grande, mas ao ficar mais algumas horas aberto é possível aproveitar a queda de demanda para se destacar entre as opções disponíveis na web e plataformas de delivery.