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Confira o que foi destaque no Connections 2012

A Exact Target, plataforma de Email Marketing, realizou o evento Connections 2012. O evento contou com mais de 4 mil pessoas, entre gestores de e-commerce, empresários, fornecedores de soluções e anunciantes.

Next Target, agência especializada em Email Marketing estava presente e conta abaixo as principais novidades do mercado:

1. Base de Dados – essa é talvez a principal questão abordada ultimamente pelos gestores das empresas. As empresas que tiverem as melhores informações sobre seus clientes e utilizarem essas informações para promover campanhas segmentadas, terão uma chance maior de obter sucesso no mundo online e off-line.

O marketing online está ficando cada vez mais disputado e, consequentemente, mais caro. O custo para anunciar está aumentando significantemente e aqueles que souberem aproveitar melhor sua comunicação sairá na frente dos concorrentes.
A principal dúvida que surge quando falamos em base de dados é: Quais dados devo obter sobre meus clientes e Onde pegar essas informações?

Não existe uma resposta correta, cada empresa deve analisar seu setor, seus produtos, seus clientes, para então montar uma estratégia de CRM e começar o trabalho de aquisição e qualificação da base. É possível conseguir base através de vários meios, como Mídias Sociais, Callcenter, Lojas Físicas, entre outros.

2. Comunicação “One to One” – outra tendência do marketing online, independente da mídia, é a personalização do conteúdo apresentado ao usuário. Com base nos dados obtidos, é possível segmentar as campanhas de comunicação, como e-mail marketing, mídia interna, sms, entre outros, de forma a apresentar um conteúdo quase que único para cada pessoa.
A comunicação “One to One” não se restringe apenas ao conteúdo. A idéia é apresentar a comunicação correta, para a pessoa correta, no momento correto e através da mídia correta. Esse é um dos principais desafios dos responsáveis pelo Marketing nas empresas e sem uma estratégia bem definida e ferramentas de CRM adequadas, esse desafio se torna quase impossível.

3. Cross-Channel – essa é uma questão que está muito mais desenvolvida no mercado americano e europeu do que em nosso mercado, mas que devemos ficar atento e colocar na estratégia dos nossos negócios. Os diferentes pontos de contato com o cliente devem ser trabalhados de forma integrada, um suportando o outro, para melhorar o resultado e a experiência do cliente.

Temos visto em inúmeros varejistas brasileiros uma dificuldade de integrar os canais de comunicação e de venda, principalmente quando misturamos o online com o off-line. Um exemplo básico é a rivalidade que existe entre o varejo tradicional e a loja virtual. Poucos varejistas conseguem criar uma estratégia com sinergia e aproveitar os benefícios que um canal pode levar aos demais.

Existem inúmeras maneiras de trabalhar o cross channel. Imagina um cliente que acabou de fazer uma compra numa loja física e ao chegar em casa recebe um e-mail agradecendo pela visita à loja e oferecendo um desconto ou benefício numa próxima compra através do e-commerce. Isso é algo muito simples de fazer, mas poucos varejistas fazem atualmente. Ou então oferecer um cupom de desconto via e-mail para o cliente utilizar na loja mais próxima de sua casa.

É importante criar estratégias que integrem as diferentes mídias e canais de contato com os clientes para melhorar a efetividade e alavancar o resultado.

4. Automação – para conseguir criar campanhas cada vez mais segmentadas é preciso automatizar. Essa automação deve ser feita desde a criação do template, através de conteúdo dinâmico e outras ferramentas, até a parte do envio. É possível criar diversas campanhas automáticas em que alguma interação do cliente irá resultar numa mensagem de email marketing.