Acesso rápido

Confira as novas tecnologias que devem impactar o e-commerce

por Alfredo Soares Terça-feira, 26 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Todo ano surge uma nova tendência ou nova tecnologia no mercado, impactando a forma como você vende seus produtos ou posiciona a sua loja virtual. São novidades que mudam completamente a experiência de compra do consumidor no ambiente online, fazendo com que ele venha a consumir mais. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o faturamento das vendas no setor chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em comparação a 2018.

Esse aumento nas vendas deve alavancar o setor e movimentar ainda mais a economia do país. Dessa forma, quem quiser aproveitar e surfar nessa onda precisa estar atento as novidades e oferecer inovações para seus usuários. Na minha opinião essas novas tendências vão facilitar a vida do cliente na hora da compra, além de proporcionar uma experiência diferenciada do mercado tradicional. Por isso, separei abaixo algumas novidades que devem impactar o e-commerce nos próximos anos:

Realidade Aumentada (AR)

Alguns marketplaces já utilizam dessa tecnologia para atrair os seus clientes e oferecer uma nova experiência de compra. Site como os de turismo, segmentos imobiliários ou empreendimentos comerciais já estão aproveitando dessa tendência. Com a realidade aumentada o seu consumidor pode experimentar como seria se ele tivesse “adquirido” aquele produto, sem precisar estar lá.

Chatbots

Essa tecnologia já vem sendo usada por grandes marcas, propondo uma qualidade maior para o atendimento. Com os chatboats, por exemplo, os clientes conseguem sanar suas dúvidas sobre produtos ou informações sobre suas compras de forma rápida, fácil e mais natural possível. A cada pergunta e resposta, sua base de dados é alimentada com novas informações, gerando assim um leque de respostas maior para futuras perguntas.

Blockchain

A tecnologia de blockchain vai trazer para o consumidor e para o lojista uma confiança e transparência maior quando falamos de informações e dados. Por meio dele é possível aumentar a eficiência nas operações, diminuindo custos para as empresas e o tempo gasto nas transações. Por ser uma tecnologia nova, as empresas que implementarem essa solução em suas lojas terão de se preparar para investir em plataformas completas e disruptivas.

Pedidos por voz

Quem aqui nunca fez uma pergunta para a Siri ou para o Google? Agora imagine poder fazer o seu pedido em alguma loja virtual por meio do comando de voz. Isso já é possível! Nos Estados Unidos, por exemplo, empresas como o Uber e a rede de franquia Domino’s já aceitam solicitações por comando de voz. Aqui no Brasil essa tecnologia ainda está sendo implementada, mas é provável que em breve se torne realidade.

Os pedidos por comando de voz trarão uma agilidade e facilidade na hora de comprar seus produtos. Em datas comerciais como a Black Friday, em que o volume de vendas é muito grande, essa tecnologia possibilitará a realização de compras de forma rápida e segura.

M-commerce

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil terminou o mês de outubro/18 com mais de 233,3 milhões de celulares ativos. Esses números comprovam que estamos cada vez mais conectados aos smartphones e o quanto isso influencia as vendas online. Durante a Black Friday, uma das maiores datas do cenário internacional, o acesso às lojas virtuais por dispositivos móveis superou os 90% em vários momentos do dia. Em um dia comum, por exemplo, os números são de 50% a 80%, variando bastante de acordo com a hora do dia.

Grandes empresas já entenderam o que essa experiência de consumo pode trazer e que a proximidade na palma da mão de seus clientes é importante para uma fidelização. Alguns marketplaces já possuem seu próprio aplicativo, como o Magazine Luiza, Americanas, Submarino, entre outros.

Para finalizar, podemos ver que as novas tecnologias chegam para somar e trazer muitos benefícios aos lojistas e consumidores. São soluções inovadoras que há algum tempo estavam fora da nossa realidade, mas hoje já podemos desfrutar delas e aceitar que são grandes aliadas aos negócios. Por isso devemos ficar sempre de olhos bem abertos no que a tecnologia do futuro pode nos proporcionar. Nós só temos a ganhar!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.