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Confira alguns dos principais indicadores de desempenho para e-commerce

Por: Rafaela Ricardo

Formada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, criadora de conteúdo no Portal Soluções Industriais.

Ao contrário do que muitos acreditam, gerenciar um e-commerce não é uma tarefa simples. Afinal de contas, o ambiente online é altamente competitivo e requer atenção dobrada e muito planejamento.

Por essa razão, não há espaço para erros. O empreendedor deve sempre estar de olho no desempenho da plataforma e das vendas, além de manter uma análise constante sobre os rendimentos e resultados do negócio.

Além disso, as decisões tomadas em um e-commerce requer o máximo de convicção. E para todos os requisitos que expomos até aqui, é necessário se basear em dados e informações para avaliar a sua performance.

Um e-commerce de produtos não conseguirá saber a atual situação do seu negócio sem medir e mensurar todos os seus resultados, certo?

Por essa razão, para acertar em todas as escolhas e se desenvolver, contamos com grandes aliados: os indicadores de desempenho para e-commerce!

Os indicadores de desempenho para e-commerce também são conhecidos como KPIs – Key Performance Indicators. Eles consistem em métricas que avaliam a performance e resultados das ações e objetivos traçados por sua empresa. A seguir você confere alguns dos principais indicadores de desempenho que você pode utilizar para ter resultados visíveis em seu e-commerce.

Tráfego no site

Você sabia que o número de visitantes que acessaram o seu site durante um determinado período pode ser um ótimo indicador de desempenho para o seu e-commerce?

Quanto maior o tráfego do seu site, maiores são as chances de vendas! E o mesmo vale para o oposto: sem visita, sem vendas!

Se você começou a construir um e-commerce recentemente, é comum que o tráfico dele será inferior ao de uma loja já estabelecida há tempos no mercado. Porém, com esse indicador de desempenho você já consegue estabelecer metas de tráfego e criar estratégias para alcançar mais clientes!

Taxa de cliques

Todo e-commerce que procura estar visível nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, já investiu ou investirá em links patrocinados — também conhecido por anúncios pagos.

Para saber se uma campanha foi eficiente, no entanto, é necessário saber do desempenho da mesma. E isso você consegue fazer mensurando a taxa de cliques de um anúncio. Basta fazer assim: divida o total de quantidade de vezes que ele aparece pelo total de cliques realizados.

A taxa de cliques é um dos indicadores mais essenciais para trazer informações relevantes. É por meio dela que você saberá se o anúncio está atraindo os leads certos, se ele é realmente atrativo, dentre outros.

Páginas visitadas

Por último e não menos importante, o Página Visitadas (ou Page Views) pode ser considerado outro essencial indicador de desempenho para o seu e-commerce.

A taxa apresentada por esse indicador é muito importante, pois indica quais os produtos que os seus leads (potenciais clientes) possuem mais interesse.

Conhecendo o seu ranking de páginas mais acessadas, você pode adicionar estratégias diversas, como oferecer promoções, brindes e descontos. Dependendo da informação adquirida pela métrica, você pode reforçar suas vendas com um preço mais acessível. E o mesmo pode ser feito ao direcionar o cliente para outros produtos que complementem a venda. Tudo dependerá dos seus objetivos e estratégias!