Confira 4 dicas para aumentar suas vendas online com o YouTube

por Jordana Hedler Segunda-feira, 25 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Sem dúvida o YouTube é uma das ferramentas mais poderosas quando o assunto é escalar negócios. Diante disso, empresas de e-commerce podem se beneficiar muito utilizando essa plataforma. Afinal, estamos falando da segunda maior ferramenta de buscas do mundo, com cerca de 2 bilhões de usuários — atrás apenas do Google.

Por isso, nesse artigo separamos 4 dicas para aumentar suas vendas online com o Youtube. Você pode começar a aplicá-las assim que terminar essa leitura. Confira!

1 – Foque na qualidade do conteúdo

Por mais batida que essa dica possa parecer, ela ainda é extremamente importante, e muitos lojistas e empreendedores pecam nesse quesito.

Como a concorrência é cada vez mais acirrada na grande maioria dos mercados, criar conteúdo que realmente gere valor para a audiência do seu negócio é uma tarefa cada vez mais desafiadora.

E da mesma forma que existe muito material de primeira qualidade disponível para os usuários do YouTube, também há muito conteúdo dispensável.

Por isso, é importante acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo de bom e de ruim. Dessa forma, você descobrirá brechas que podem ser preenchidas pelo seu e-commerce.

Você poderá apostar em vídeos animados curtos ou longos, vídeos onde apareça apenas você falando ou aulas mais densas e longas. O ideal é encontrar o tipo de conteúdo que mais funciona para o público do seu negócio.

2 – Crie miniaturas personalizadas para cada vídeo

Produzir conteúdo de grande qualidade é importante. Mas, sem chamar a atenção dos usuários para clicarem e assistirem, você terá apenas uma lista de vídeos grande, mas sem audiência.

Isso torna as miniaturas dos seus vídeos tão importantes quanto o seu conteúdo em si. Afinal, são elas que atrairão o interesse dos usuários em assistir aos vídeos.

Elas têm o mesmo objetivo dos títulos dos artigos do seu blog, ou dos resultados das pesquisas no Google.

Para conseguir resultados mais efetivos dos seus vídeos é importante escolher imagens chamativas para criar essas miniaturas.

Além das imagens, o título de um vídeo precisa ser bem trabalhado, instigando a curiosidade do usuário para ele clicar no seu conteúdo.

Chamadas com quebras de padrão tendem a funcionar muito bem, como por exemplo:

  • Como perder 5 kg em 1 semana comendo pão;
  • Como dirigir uma Ferrari mesmo ganhando um salário mínimo.

Existem dezenas de possibilidades para tornar seus vídeos mais atrativos logo que o usuário se depare com eles durante suas buscas no YouTube. Por isso, testes são essenciais para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.

3 – Utilize chamadas para ação em todos os seus vídeos

Seu foco ao produzir conteúdo para o YouTube, e qualquer outra plataforma, deve ser sempre fazer o usuário tomar alguma ação.

Essa ação pode ser:

  • um cadastro na newsletter do seu site;
  • um acesso a um grupo de WhatsApp;
  • uma visita em um produto ou seção específica do seu site;
  • uma compra propriamente dita.

Por isso é fundamental que todos os seus conteúdos contenham um CTA (Call to Action) de acordo com o objetivo de cada material.

Isso permite criar bases de dados importantes para futuras campanhas de marketing e remarketing. Além disso, é possível encurtar o processo de vendas em muitos casos, onde o usuário já está pronto para adquirir um produto ou contratar um serviço.

4 – Faça distribuição dos seus vídeos

Conseguir um grande alcance orgânico para os vídeos é o sonho de qualquer pessoa que tenha um negócio e utilize a internet como canal para se comunicar e atrair mais usuários/clientes.

O problema é que o alcance orgânico é limitado e leva tempo para aumentar. Ou seja, os resultados podem demorar muito para começar a aparecer.

A melhor maneira de acelerar esse processo é por meio da distribuição desse conteúdo. Essa distribuição é feita com anúncios veiculados tanto no Facebook e Instagram, quanto no Google.

Para fazer essa distribuição basta criar campanhas de anúncios nessas plataformas. Em seguida, impulsionar os conteúdos para o público do seu negócio para que ele tenha contato com o seu material.

Isso ajuda a iniciar uma relação com potenciais clientes. E esses, quando estiverem no momento de comparação de um produto, poderão escolher o que você oferece — afinal, já te conhecem.

Essa é uma estratégia poderosa, que poucas empresas realizam atualmente. Portanto, fazendo isso você já sai na frente dos seus concorrentes.

Como você viu, o YouTube é uma arma cada vez mais importante para o empreendedorismo digital. Quem não utiliza desse poder pode acabar ficando para trás.


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