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Confira 3 estratégias para atrair mais clientes

por Rafael Mucheroni Sexta-feira, 26 de julho de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Quando uma empresa inicia suas atividades, as grandes questões presentes na cabeça dos empreendedores são ‘’Como se busca cliente no mercado?” e “O que posso fazer a fim de atrair mais pessoas ao meu negócio?’’

Na realidade, essas dúvidas não são tão simples quanto parecem. Enxergando um negócio de maneira pontual, é fácil entender que os clientes nada mais são do que a principal peça para ele funcionar bem e a longo prazo e, portanto, devem ser priorizados.

Durante essa busca (muitas vezes é um caminho longo e desgastante) as empresas cometem erros inadmissíveis e o pior é que acreditam que estão acertando. Os mais comuns são:

  • Invisibilidade digital
  • Não saber a quem se dirige
  • Não se diferenciar
  • Usa fórmulas prontas
  • Marketing ineficaz

Esses cinco equívocos costumam ser frequentes em diversos negócios independente do segmento por, geralmente, acreditarem que o sucesso é apenas uma questão de tempo. De fato, não é do dia para a noite que ele ocorre mesmo. Entretanto, pode ser um pouco mais rápido.

Antes de tudo, para entender a importância de um cliente para o negócio e como abordá-lo conduzindo-o à venda, é necessário relembrar um velho conceito: o funil de vendas.

Leia também: Por que investir em marketing regionalizado?

Sobre o funil de vendas

De modo simples, ele é um modelo estratégico que filtra toda a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra e, às vezes, a sua fidelização.

O processo de compra não é exato. Ou seja, não há uma ciência responsável por explicá-lo como uma regra (até porque não é possível ler a mente humana, ainda), mas, em praticamente 100% dos casos, ele ocorre por etapas.

Quais são elas?

Topo de funil: conhecido como aprendizado e descoberta. Neste primeiro momento, a pessoa não tem o mínimo conhecimento sobre a empresa, o que ela comercializa e nem sabe do que necessita. Então, aqui ele deve ser informado sobre esses pontos:

  • Meio: etapa de reconhecimento. Agora, o ‘visitante’ está minimamente informado sobre produto, serviço e empresa, passando a considerar se tem alguma necessidade e qual é ela;
  • Fundo: agora o lead passa a considerar a compra e está em fase de decisão. Hora de mostras as vantagens da compra e como ela irá sanar todas as suas necessidades.

Após essa breve introdução, a importância de um consumidor não só é evidenciada, como fica mais fácil adquiri-lo. Quem saber como? Confira agora 3 estratégias para atrair mais clientes!

Realize um atendimento personalizado

A maioria dos clientes hoje busca exclusividade. Isso significa que atendê-lo com distância ou somente quando ele procura por suporte é um erro imperdoável.

Melhor que resolver problemas é evitá-los. Ninguém adquire um produto ou serviço esperando ter contratempo. Logo, proatividade é essencial a um bom atendimento, oferecendo uma experiência única ao consumidor.

Flexibilidade também deve estar presente aqui! Cada caso deve ser visto como único, por isso, rever processos burocráticos da empresa para conseguir atender demandas é importante e o cliente valoriza isso.

Dê importância ao Reclame Aqui

Querendo ou não, a empresa estará lá. Por essa razão, o Reclame Aqui deve ser priorizado e, mais que isso, fazer parte da estratégia de captação.

Um dos primeiros passos do consumidor antes de comprar, é pesquisar sobre a empresa que vende aquele produto ou serviço e, obviamente, o Reclame Aqui é conferido.

O Reclame Aqui diz respeito à reputação de um negócio, pois se ele estiver bem avaliado, a chance de obter mais clientes é maior. Um exemplo é a plataforma Busca Cliente com o Busca Cliente Reclame Aqui.

Sites, blogs, mídias sociais e até o Reclame Aqui são maneiras eficientes de obter visibilidade e, assim, se conectar ao público (literalmente), gerando relacionamento e o trazendo à conversão.

Conclusão

Ter presença digital já deixou de ser um diferencial. Hoje, ela é imprescindível porque as pessoas utilizam a internet como uma das principais fontes de consumo.

Ter muitos clientes sempre será o objetivo dos negócios e trazê-los para perto realmente não é nada fácil. Essas estratégias, embora não sejam uma regra (não use fórmulas prontas, lembra?), podem ajudar muito neste processo, ainda mais quando implantadas corretamente e adaptadas, quando necessário.

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