A confiança do consumidor melhora a conversão da sua loja

por Galleger Ilhe Quarta-feira, 05 de julho de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos maiores desafios de um e-commerce desde o início é: como fazer com o que o consumidor tenha confiança em minha loja virtual? São alguns detalhes que merecem total atenção e dedicação para não gerarem problemas futuros e possam ser resolvidos somente com planejamento.

Selos de Segurança

Principalmente quando a marca ainda não está consolidada e o e-commerce é novo, é preciso conquistar um voto de confiança ao consumidor. Quem visita o seu site pela primeira vez precisa se sentir seguro logo de cara. Não é só ter uma plataforma de qualidade, com garantia de segurança em dados e formas de pagamento, afinal não é isso que ele verá de primeira.

O cliente, antes de tornar-se um, navega pelas páginas do seu e-commerce, pelos produtos de interesse, e verifica no rodapé ou em qualquer outro lugar evidente se o site é realmente seguro. Por isso, é de extrema importância contratar os sistemas e certificados de segurança, os quais auditam seu site em tempo real e certificam o internauta de que o e-commerce é realmente seguro. A vantagem é que o cliente confia nestes certificados, pois eles se responsabilizam por muitas outras lojas reconhecidas e seguras, trazendo credibilidade para o seu e-commerce.

Alguns exemplos de selos de segurança: Site Blindado, SSL Blindado, Internet Segura, Google Site Seguro (Transparency Report), entre outros. Outro ponto responsável por ajudar na transmissão da autoridade e da credibilidade são os selos das grandes empresas responsáveis pela experiência do e-consumidor, como o Ebit e a ABComm.

Deixe todos estes selos no rodapé da sua loja e verá como a segurança deixará de ser um impasse para que seus visitantes confiem no seu site e comprem sem medo. Mas para todos estes selos funcionarem, é preciso que os pontos a seguir também estejam funcionando bem.

Plataforma sem erros

É aqui que a conversão sofre um impacto crucial nos resultados. Uma plataforma instável e cheia de bugs atrapalha não só as vendas, mas também a experiência do consumidor a ponto de fazê-lo nunca mais voltar.

Além de ele, provavelmente, não recomendar sua loja para ninguém. A última coisa que você quer para seu e-commerce é isso.

Meu conselho? Invista em uma plataforma robusta, a qual funcione bem em todos os aspectos, sem bugs e sem erros. Uma plataforma fácil para o consumidor comprar com agilidade e praticidade, e segura para você receber da mesma forma. Tenho visto resultados incríveis com nossos clientes que usam esse tipo de plataforma.

Garantia de privacidade

Deixe claro para o seu comprador que todas as informações do seu e-commerce são criptografadas, possuem políticas de privacidade avaliadas e aprovadas por lei. Deixe o código do consumidor disponível em seu site para que ele tenha acesso à todas as informações de privacidade possíveis. Por mais que sejam poucas as pessoas as quais possam ler toda política de privacidade, é preciso fornecer essas informações para garantir a segurança e romper a desconfiança do cliente.

Aproveite a página de Segurança e Privacidade para reforçar os selos, certificados e os sistemas que avaliam e verificam constantemente a segurança do seu e-commerce. Afinal, o importante aqui é realmente garantir que o consumidor terá privacidade ao fornecer seus dados no ato da compra e do cadastro. Tudo isso faz parte de uma garantia de confiança e de vendas, de forma que a segurança nunca seja um KPI negativo de conversão.

Checkout transparente

Esta talvez seja a funcionalidade mais importante quando falo em conversão. É muito comum olhar gráficos de altas taxas de rejeição nas páginas de checkout. Mas é possível inverter essa situação com algumas boas práticas de implementação na página.

Aqui tudo importa: botões demais, formulários longos demais, ter de sair da página para entrar em outra página para comprar através de outro sistema de pagamento. Essas e outras barreiras são péssimos indicadores, pois cada obstáculo influência da desistência do consumidor. No checkout ele só quer preencher o que interessa e comprar logo, então ofereça sempre um checkout transparente.

Cadastro simples, endereço de entrega e opções de pagamento. Tudo na mesma página, com certificado SSL, segurança total e uma única página limpa, com foco na confirmação da compra. Se sua plataforma não oferece um checkout transparente, porque você ainda está jogando dinheiro fora?!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER