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A importância da conciliação de repasses na Black Friday

Por: Murilo Cezar Cucolo

Profissional de marketing e comunicação, mestre em Tecnologias Limpas e Sustentabilidade. Atualmente trabalha com marketing digital e de conteúdo no Koncili, plataforma líder em conciliação de repasses dos marketplaces.

Quando se fala em Black Friday, pela ótica do lojista, o foco está em atender as demandas previstas para a promoção, em ter estoque de produtos, em contar com uma logística adequada para atender o grande volume de pedidos e em estruturar descontos que tornem o produto atraente para o consumidor.  

Todos esses pontos são importantes para tirar o melhor proveito da campanha de vendas, mas é essencial ter em mente outro fator: o lucro. Isso só se dá por meio do controle financeiro da sua operação online antes e após o evento. Só assim o lojista poderá ter dados que o auxiliem a escolher as melhores condições para oferecer ao consumidor, sem deixar de lado a lucratividade da sua operação online. 

A conciliação dos repasses permite identificar as divergências financeiras que podem acontecer entre seller e marketplace. O lojista tem duas opções para isso: a conciliação financeira manual e a por meio de softwares.  

Na primeira, é feita a análise por meio de planilhas de repasses dos marketplaces. Na segunda, a conciliação financeira é realizada por softwares de conciliação automatizada, que facilitam o trabalho e geram relatórios de análises e divergências, com informações precisas e transparentes, que ajudam o lojista a manter em dia sua gestão financeira. 

Na prática, a conciliação de repasses ajuda a manter o controle interno da empresa, por meio da checagem das informações de venda: juros, taxas, comissões, chargebacks e outros fatores que interferem na lucratividade e que podem ser tratados assim que identificados.

Com isso, é possível que a empresa controle datas de recebimentos dos repasses, valores de taxas e de juros e detalhes que impactam diretamente no empenho da operação nos canais de vendas.  

Além disso, é uma maneira de garantir o desenvolvimento de estratégias baseadas em informações reais, o que faz com que a empresa foque em alcançar resultados cada vez melhores e em estabelecer metas de acordo com o seu crescimento. 

Quais os principais pontos de atenção? 

Antes de mais nada, é preciso estar atento às tarifas cobradas pelas operadoras de cartão. Cada adquirente pratica taxas diferentes para operação de vendas no crédito e no débito. Fique atento se os valores cobrados estão de acordo ao firmado em contrato. 

Acompanhe de perto os pagamentos feitos via Pix. Essa nova modalidade de pagamento, lançada pelo Banco Central em 2020, tornou-se muito buscada pelo consumidor, pois traz mais agilidade para cliente e empresa devido ao pagamento ser feito no mesmo momento. Porém, ela requer cuidado dobrado na operação, pois podem ocorrer duplicidade de vendas, estornosyle="font-weight: 400"> ou mesmo erros nos valores transferidos. 

Na Black Friday, é muito comum as compras parceladas, que garante ao lojista dinheiro entrando no caixa nos próximos meses. No entanto, é preciso cuidado na hora de acompanhar esses recebimentos. Divergências que passem despercebidas na hora de conciliar as vendas podem trazer o efeito contrário e, ao invés do lojista ver dinheiro entrando em caixa, pode ver ele saindo sem perceber.

Esteja atento, ainda, às regras específicas e políticas comerciais dos marketplaces para cada parceiro de vendas: custos variáveis, comissionamentos específicos por categoria de produto, comissões de campanhas e de ações, estorno e diversas outras cobranças que afetam o lucro. 

Cada marketplace trabalha com um tipo de repasse e com um tipo de comissão para cada categoria. Essas políticas são criadas para agregar à operação dos sellers, mas cabe a cada lojista entender esse funcionamento e saber adaptar sua gestão. 

Novamente, o software de gestão pode ser útil nessa tarefa, visto que ele aponta se os comissionamentos estão sendo feitos de maneira devida de acordo com a regra de cada marketplace.  

Principalmente em datas com grande fluxo de vendas – como o fim de ano –, contar com boas práticas de conciliação de repasses é fundamental. Na Black Friday, este cuidado significa assertividade e boa organização financeira. 

Até depois da data, acompanhar se os repasses referentes às vendas da sexta-feira estão acontecendo da melhor forma é fundamental. Assim, você garante a saúde financeira da loja virtual. 

Agora que você já sabe a importância de conciliar na Black Friday e os principais pontos de atenção, basta garantir que cuidará de cada um desses processos.

Boa gestão! 

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