Aprender a se comunicar corretamente com seu cliente pode aumentar suas vendas

por Galleger Ilhe Quinta-feira, 12 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Caminhando com o avanço tecnológico, o cliente precisa cada vez mais de informações de qualidade e de atenção especial. Vejo muitas empresas buscando ascensão no mercado e se dedicando a diversos recursos que demandam muito investimento e mostram pouco retorno. Isso pode acontecer porque não está sendo realizado o básico bem feito.

Não adianta ter o melhor produto, o melhor serviço, investir em softwares de última geração e artifícios incríveis se você não está nutrindo a principal fonte da sua loja: seu cliente.

O relacionamento com o cliente é um aspecto básico que deve ser levado em conta na hora da venda. Se um consumidor entrou em contato, a prioridade da empresa deve ser sempre dar atenção para isso.

Responder ao cliente

Se você demora para responder o seu cliente, seu foco está no lugar errado. Não é apenas captar o cliente, mas saber nutrir essa relação de aproximação e confiança que é desenvolvida através da qualidade do produto e do bom relacionamento do empreendedor com o consumidor.

Atualmente, existem diversas redes bacanas para interagir com o cliente. Seja no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter ou Whatsapp, a tecnologia nos propõe interações e ligações que possibilitam um elo com o cliente, potencializando os resultados.

Aprender a desenvolver uma linguagem específica com o cliente é a melhor forma de captá-lo. Essas ferramentas são ótimas oportunidades de despertar e atingir seu público.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box revelou que 79% dos brasileiros já deixaram de comprar de alguma marca por ter sido mal atendido. Assim, o empreendedor deve ficar atento à gestão de relacionamento com o cliente.

Captar seu cliente

Atingir seu público requer muito cuidado e sabedoria. Entender o tipo de conteúdo que seu cliente quer receber pode ser fator decisivo na escolha pela sua empresa.

Disponibilizar posts, e-books e diversos materiais ricos com conteúdos interessantes é uma ideia que vai diferenciar sua empresa. Esse canal pode ser usado para humanizar sua loja, mostrar que, apesar da amplitude e grandiosidade da empresa, o e-commerce é feito de pessoas.

Leia também: Roupa na medida certa e troca facilitada reduzem devolução no e-commerce

Lembre-se: seja acessível, esteja disposto a responder às dúvidas dos consumidores. O chat online também é uma forma de construir essa relação movida à rapidez e respeito.

No entanto, lidar com esse atendimento direto exige paciência, pois o atendimento deve ser impecável. As pessoas sabem quando recebem respostas prontas. Cativar seu cliente é mais do que isso, é o carinho através da comunicação. É preciso que ele sinta que o seu relacionamento com ele é mais importante do que apenas tê-lo como fonte de lucro.

Nutrir a relação

É importante ser transparente com o seu cliente. Não é legal iludir ou ser inconveniente, é necessário estipular limites. Como a linguagem, que pode aproximar ou afastar os consumidores.

A comunicação é fator primordial para construir um relacionamento fidedigno. Alimentar esta relação terá como consequência a venda, mas é essencial saber produzir sentido e conexão através da conversão desse consumidor.

Cuidado no pós-venda

Aqui é importante ficar atento às reações do consumidor. Deve-se manter o cliente satisfeito através de confiança e credibilidade. Ofereça assistência e possibilidade de feedbacks. Faça com que seu cliente se lembre do serviço ofertado pela sua empresa.

 

Mas, por que investir tanto na comunicação com o consumidor?

Além de fidelizar o cliente, humanizar essa comunicação é uma forma de divulgar o seu trabalho. Um consumidor satisfeito é a melhor propaganda orgânica que sua loja pode ter. Isso estimula novas compras e novos consumidores.

Por fim, tenha um diferencial: clareza, frequência, linguagem apropriada, personalização e boa experiência de compra faz com que sua empresa se destaque da concorrência.

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