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“Compre junto” com inteligência artificial: porque usar

Por: Rodrigo Schiavini

Fundador e CEO da SmartHint. Diretor Regional Paraná da ABComm, com mais de 10 anos de experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos.

A inteligência artificial não é mais coisa do futuro. Pelo contrário, tem sido cada vez mais utilizada, otimizando e dando maior assertividade para os processos. No e-commerce, ela já é usada para automatizar a sugestão de produtos complementares ao que o usuário está buscando – técnica conhecida como “compre junto”, compra combinada ou cross sell. Para saber porquê usar o “compre junto” com inteligência artificial, continue a leitura!

“Compre junto”: o que é?

Antes de tudo, vamos entender o que é o “compre junto”. Trata-se de uma estratégia bastante utilizada em vendas. Ela consiste em oferecer um produto, ou mais, complementar ao que o cliente estava buscando inicialmente.

No e-commerce, geralmente aparece quando o usuário clica em algum produto. Por exemplo, se ele está vendo uma saia jeans, o “compre junto” pode aparecer logo abaixo, sugerindo que ele compre um cinto e/ou uma blusa em conjunto com a saia.

Como o “compre junto” deve ser

Mas é importante que a sugestão seja de um produto de categoria diferente do que o que ele já escolheu, pois o objetivo é que ele compre um item a mais e não que fique em dúvida sobre qual levar. Outro cuidado importante é que o item sugerido tenha a ver com o produto que o cliente está buscando, para que essa sugestão não seja inconveniente e tenha mais chances de ser aceita.

Oferecer descontos na compra combinada também é uma prática muito comum nessa estratégia, porque gera um sentimento de urgência e facilita a compra, já que o cliente sente que não pode perder a oportunidade de levar os itens em conjunto.

O que traz

Algumas vantagens de incentivar a compra casada são: lucratividade; rotatividade dos produtos; e aumento da relevância do site, pois quando o cliente clica no “compre junto”, ele é direcionado para uma outra página, o que fortalece o link building interno.

Dificuldades

Praticamente todas as plataformas de e-commerce oferecem essa funcionalidade. Trata-se de uma estratégia bastante tradicional e que realmente funciona.

Muitos varejistas, no entanto, acabam não utilizando essa ferramenta. Isso porque, para que ela comece a rodar, é necessário cadastrar e configurar produto por produto e escolher cada uma das combinações.

Tudo deve ser feito manualmente, inclusive as manutenções. Isso leva tempo e exige investimento em mão de obra, já que é preciso contar com profissionais com conhecimento específico sobre combinações de produtos.

“Compre junto” com inteligência artificial

O “compre junto” com inteligência artificial é totalmente automatizado. Isso significa que todo o processo da compra casada é feito de forma automática, sem precisar que um profissional configure e cadastre item por item, pois o robô faz isso sozinho.

Vantagens e soluções

  • Funcionamento contínuo

Se um dos produtos cadastrados para sugestão acaba, o “compre junto” convencional fica inativo até que o item seja reposto no estoque. Com a inteligência artificial, isso não acontece. Quando um produto está esgotado, o robô identifica essa informação e sugere outro em seu lugar, então a sugestão da compra conjunta continua funcionando normalmente.

  • O próprio cliente faz as combinações

Outra vantagem é que, para cada produto escolhido, a inteligência artificial sugere 3 ou 4 produtos para a combinação dentro de cada posição. Ou seja, não há uma combinação fixa, o próprio cliente pode alterar as combinações de acordo com o que tem mais interesse. Por exemplo, na primeira imagem, o cliente está buscando uma camiseta e, na “compre junto”, são sugeridas duas placas.

Mas, como mostra a imagem seguinte, ele tem a opção de clicar no ícone com setas e alterar a combinação, escolhendo, nesse caso, o jogo e o boneco em lugar das placas.

O cliente ajusta quantos itens quer no “compre junto”

Por outro lado, se o cliente opta por não levar mais nenhum item além da camiseta, ou se opta em levar apenas um e outro não, ele mesmo pode regular isso e a quantidade de itens e o valor total aparecerão do lado direito.

Na imagem abaixo, por exemplo, a consumidora está buscando uma regata esportiva e são sugeridas para ela uma bermuda e um top. Mas, se por acaso, ela se interesse pela regata, mas não pelo top, basta clicar na lixeirinha e descartar o top:

Veja que, na imagem anterior, estavam registrados os 3 itens. Mas, depois de ter excluído o top, o carrinho de compras é atualizado e apenas os 3 itens escolhidos são computados, como mostra a imagem abaixo.

Já pensou na lucratividade e economia de tempo e dinheiro que você vai ter ao levar essa tecnologia para a sua loja virtual?