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Compre agora, pague depois: crediário digital é tendência no e-commerce

por Pedro Noll Sexta-feira, 28 de janeiro de 2022   Tempo de leitura: 7 minutos

No Brasil, o pagamento parcelado já é uma realidade há algum tempo. Mas a novidade do movimento “compre agora, pague depois” é o crediário digital. Ou seja, se antes era muito comum realizar pagamentos parcelados no cartão de crédito ou em crediário de loja física (carnê), hoje, é possível parcelar no boleto ou Pix.

Com a expansão dos serviços de BNPL (“buy now, pay later” ou “compre agora, pague depois”), algumas fintechs estão seguindo a tendência e incentivando a despedida do cartão de crédito.

Ficou curioso para saber como este fenômeno pode atingir o seu negócio? Continue lendo para saber mais sobre esta solução e entender por que você deve aderir ao crediário digital.

Afinal, o que é “compre agora, pague depois” ou BNPL?

“Compre agora, pague depois” — ou buy now, pay later (BNPL) no inglês — é um serviço que permite ao consumidor comprar algo e pagar depois. Exatamente como o nome sugere!

Basicamente, tais soluções fornecem um crédito ao consumidor para que ele parcele a compra no boleto ou Pix, enquanto o lojista recebe o valor à vista. Ou seja, é um modelo de crediário, agora adaptado às compras online.

Quando se fala em parcelamento, o cartão de crédito geralmente é a opção mais lembrada. Porém, ter um cartão de crédito ou um limite satisfatório não é uma realidade para todos. Por isso, pagar de forma acessível é uma dificuldade para estes consumidores. Principalmente quando há necessidade de adquirir itens com um ticket médio mais alto, como bens duráveis. Nesse sentido, esta alternativa de pagamento facilita a realização de sonhos ou necessidade de consumo de muita gente.

Em resumo, o BNPL é uma das formas de pagamento que mais cresce. De acordo com a BusinessWire, o mercado de BNPL deve movimentar 680 bilhões de dólares em 2025 no mundo.

Vantagens do BNPL para os varejistas

Visto o sucesso do BNPL, pode-se entender que os consumidores estão mais abertos a experimentar novas alternativas de pagamento e buscando uma maior flexibilidade na hora de pagar. Por isso, contar com soluções que sejam simples, rápidas e seguras pode ser decisivo para garantir mais vendas e clientes mais felizes. Vale destacar que o “compre agora, pague depois” ajuda as lojas virtuais a alcançarem melhores resultados. Mas de que maneira?

Em primeiro lugar, ter o boleto ou Pix parcelado integrado ao checkout como opção de pagamento dá mais liberdade de compra a um público que antes ficava excluído do e-commerce. Especialmente, os mais jovens e desbancarizados.

Nesse sentido, um estudo da Afterpay revelou que 42% dos consumidores da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e 69% dos Millennials (entre 1981 e 1996) não compram sem a opção BNPL nos Estados Unidos.

Além disso, as pessoas compram mais quando há a oferta do BNPL. Metade dos consumidores afirmam gastar entre 10% e 40% a mais no “compre agora, pague depois”, segundo a Cardify. Ou seja, a simples oferta aumenta as chances de conversão.

No entanto, o resultado para os lojistas pode ser ainda melhor. Confira abaixo 4 vantagens do BNPL para os varejistas:

Maior elegibilidade de compra

Oferecer o boleto ou Pix parcelado como forma de pagamento, aumenta o poder de compra dos clientes. E, além disso, permite que aqueles que tiveram pagamentos rejeitados no cartão de crédito possam, ainda sim, comprar na sua loja. Com isso, é possível atrair um novo tipo de público para o seu checkout. As chances do pedido ser aprovado são ainda maiores. Carrinho de compras abandonado? Nunca mais!

Ticket médio mais alto

O parcelamento sem cartão de crédito flexibiliza as transações, sem deixar de lado a segurança. Com o boleto ou Pix parcelado é possível realizar compras com valores mais altos de forma parcelada. Isso garante uma maior adesão por aqueles que precisam adquirir produtos com ticket médio mais alto e ao mesmo tempo, uma parcela mais baixa. O poder de compra do consumidor é ainda maior, permitindo o fechamento de pedidos com melhores tickets médios.

Aumento da recorrência

Seja nas lojas físicas ou online, fidelizar clientes é um dos maiores desafios do varejo. Por isso, garantir uma excelente experiência de compra parcelada é um dos caminhos para impressionar o consumidor e aumentar as chances de que ele volte a comprar na sua loja.

Risco zero de fraude e inadimplência

Parece que não, mas a segurança também faz parte das vantagens ao varejista quando se fala em BNPL. Ao integrar a solução BNPL no checkout é possível aumentar as vendas sem ampliar o risco de fraude e inadimplência. A grande vantagem é que os varejistas recebem o repasse do valor da venda à vista, tendo apenas o custo de uma taxa cobrada pelo fornecedor do BNPL em troca da habilitação do método de pagamento. É zero risco para o e-commerce!

Entendeu agora por que o fenômeno do “compre agora, pague depois” está crescendo tão rápido? Atualmente, não se pode pensar em um e-commerce sem a oferta de algum tipo de crediário digital. Esta é a nova tendência dos meios de pagamentos atuais!

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