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Compras Coletivas: Seven Steps to Heaven

Olá, pessoal, tudo bem?

Depois de participar e/ou acompanhar da criação de alguns sites de compra coletiva, pude ver de perto algumas atitudes que foram determinantes para o sucesso ou o fracasso nesse novo mercado promissor.

Neste artigo, gostaria de compartilhar com vocês sete passos que podem ser determinantes para que seu site bombar na web ou ser apenas mais um na grande rede.

Planejamento financeiro

Antes de começar, você precisa entender que, para um site ser construído, será necessário fazer um investimento inicial. Caso você mesmo não possa fazer o serviço, será preciso contratar alguém para desenvolver seu site e atualizá-lo à medida que for necessário, registrar seu CNPJ, alugar um lugar para ser a sede da sua empresa e todo o equipamento necessário para mobiliar esse lugar.

É claro que muitas vezes começamos nossos projetos dentro de casa, mas no momento em que sua empresa crescer, conseguir um lugar onde você possa receber seus clientes e funcionários será importantíssimo. Procure saber os custos iniciais para uma boa propaganda, seja na ela web ou não. Sites que agregam as ofertas dos sites de compra coletiva também são uma excelente maneira de se atingir a um bom número de compradores, por isso, pesquise todos e procure informações de como eles trabalham e quanto cobram por cada oferta.

Nada de “Severinos quebra-galho”

Ninguém faz tudo sozinho, certo? Então você irá precisar de pessoas que fiquem responsáveis pelo marketing de sua empresa, entrar em contato com clientes para captção de novas parcerias, controle de todo dinheiro que entra e sai da empresa mensalmente, assuntos jurídicos e por aí vai. Tudo isso não pode ser feito por uma só pessoa, é preciso ter gente qualificada para exercer sua função com a qualidade que ela precisa.

Nunca ache que alguém pode ser bom em uma determinada função, converse antes e só contrate realmente quem pode agregar valor a sua empresa. É a qualidade de cada peça que vai fazer o conjunto obter sucesso.

Defina metas

Até onde você pretende ir? Oferecer ofertas para todo país, para seu estado, para sua cidade, para seu bairro? É importante que você defina isso com bastante clareza. Muitas vezes, vi alguns donos de site de compra coletiva preocupados como o site “X” vendia uma quantidade enorme de itens por hora. No começo, esse tipo de preocupação é normal, mas não pode ser uma paranóia.

Procure ver quem são seus concorrentes diretos, veja as ofertas que eles lançam e procure seu espaço tendo sempre um diferencial em relação a ele. Tenha sempre uma timeline bem definida e se esforce ao máximo para que as metas sejam cumpridas no prazo estabelecido.

Programe suas ofertas com pelo menos quinze dias de antecedência e não tenha medo de trocar a ordem delas por alguma oscilação de mercado.

Consiga bons parceiros

Independentemente do número de concorrentes, a boa oferta vai ser sempre vendida.

Procure sempre os melhores lugares da sua cidade. Nunca lance uma oferta com o intuito de “lançar por lançar”, além da perda de credibilidade, você ainda pode afastar futuros parceiros. Afinal, quem vai querer lançar seu produto em um site que não vende?

Por mais que haja uma enorme concorrência, cabe a sua equipe mostrar que a parceria entre sua empresa e o estabelecimento só vai trazer benefícios para ambas as partes. Não apenas no aspecto financeiro, mas também no publicitário.

Mantenha seu parceiro sempre por perto

Depois de fechar o contrato com o estabelecimento e lançar sua oferta, procure dar um telefona semanalmente para saber se está tudo correndo bem e se seu site atendeu às expectativas do seu parceiro.

Um bom parceiro sempre tem mais de uma boa oferta para oferecer, por isso, no momento de fechar o contrato, procure agradar seu parceiro, mesmo que isso resulte em perder dois ou três porcento de lucro, esse valor será recuperado quando as outras ofertas forem lançadas, você vai ver.

Algum sites, no momento em que o contrato é assinado, impedem que seu parceiro anuncie em outro site de compra coletiva por um determinado tempo. Antes de propor essa idéia, converse com seu parceiro e veja se ele tem interesse em “prender” a empresa dele à sua. Não é assim que se conquistam boas parcerias, porém se não houver maiores problemas, adicione essa cláusula no contrato.

Olha eu aqui!

Propaganda é a alma do negócio. Você precisa que sua marca seja vista, conhecida e comentada. Investir um pouco a mais nessa área é de suma importância. Como eu já disse anteriormente, propagandas na web ou não, são sempre bem-vindas, ajudam no fortalecimento da marca. Invista nas redes sociais, muitas empresas contratam profissionais específicos para esse tipo de marketing.

Por isso, criar o perfil da sua marca, divulgar ofertas, novos parceiros, oferecer prêmios são atitudes que farão suas vendas subir significativamente. Procure deixar seu site sempre no topo das pesquisas do Google, existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho.O sucesso da sua empresa depende muito do quão visível você é.

Inove

Em um tipo de mercado onde parece que já vimos de tudo, existe sempre algo a se fazer.

Uma boa dica é abrir um outro site em outro estado, buscando novos mercados e parceiros. Abrir um site de compras coletivas para um segmento específico também pode ser uma boa, e olha que eu já vi gente oferecendo de livros a garotas de programa. Foi uma maneira que eles acharam de atrair pessoas com um interesse em comum, e a coisa está dando certo. Crie um ranking para os compradores, onde os pontos podem ser trocados pro prêmios. Ofereça um bônus ao seu parceiro, depois de ter fechado algumas ofertas com ele.

Bom, pessoal, espero ter ajudado e se algum tiver mais alguma boa dica é só falar.

E pra quem tiver interesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Seven_Steps_to_Heaven

Até o próximo artigo.