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Como você gerencia seu estoque?

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Gerenciar um estoque com inteligência é um dos itens essenciais para garantir o sucesso de uma loja virtual. Não é apenas nas lojas físicas que são necessários planejamento e controle rígido do estoque de produtos. Em um e-commerce esse cuidado também é fundamental. É preciso que se invista com inteligência no estoque e que se tome cuidado para não ficar com produtos encalhados. Um estoque bem gerenciado é garantia de êxito para o seu negócio.

Para que sua empresa dê certo, planejamento é um item essencial. Você realmente se preocupa com os produtos que tem no estoque? É necessário ter um controle rígido do que sai e do que entra e relatórios quinzenais ou mensais de como se comportam os produtos na loja. Fique atento àqueles itens que tem mais saída e invista neles. Tente entender também como se comportam os seus clientes. O que eles procuram? O que eles querem comprar? Qual é a época do mês em que você tem mais vendas? Todas essas informações garantem um gerenciamento mais inteligente das mercadorias.

Caso você trabalhe com produtos perecíveis fique atento às datas de validade. Tenha sempre em mente que você deve entregar produtos frescos ao seu cliente e que em hipótese alguma ele pode receber produtos que estejam próximos de vencer. Cheque periodicamente o seu estoque e certifique-se que você não irá perder mercadorias por descuido. É também interessante perceber os produtos que tem menos saída e criar estratégia para que eles sejam vendidos.

Cupons de desconto ou vendas casadas costumam funcionar para se livrar do estoque parado. Colocar um produto pouco vendido em venda casada com um campeão de vendas pode te render bons frutos. Mas, o mais importante é ter planejamento. Tente entender como o seu público se comporta e invista em produtos que tem boa aceitação. Isso também evita que se tenha um estoque parado por muito tempo.

Certifique-se sempre que os produtos mais vendidos estão com bom estoque e que nenhuma mercadoria fique esgotada por muito tempo. Quando um cliente procura algo para comprar e não encontra, ele acaba recorrendo a outra loja e isso pode trazer problemas para o seu e-commerce. Um estoque bem gerenciado é garantia de sucesso. Investir em softwares E-RP que controlam a entrada e saída de produtos também pode ser uma boa solução para ter sempre controle dos seus produtos.

Mantenha sempre os produtos bem conservados e verifique sempre se eles estão em bom estado. Enviar um produto com defeito para o cliente além de ser ruim cria propaganda negativa. Até você conseguir resolver o problema, ele já pode ter relatado o problema a amigos ou nas redes sociais e isso pode trazer prejuízos à sua loja. Por isso, cuidados básicos com armazenagem e com o envio do produto são essenciais.

Investir em uma loja virtual exige planejamento e, acima de tudo, cuidado com todas as etapas da venda. Um estoque bem gerenciado é com certeza garantia de sucesso para o seu negócio. Vale a pena se atentar aos pequenos detalhes e se organizar. Você só tem a ganhar.