Uma maneira de garantir resultados positivos no balanço financeiro da sua loja virtual é, sem dúvida, saber dar preços adequados aos produtos comercializados. A tarefa que pode parecer simples, não é tão fácil assim. É preciso analisar o custo de produção ou preço original de compra, disponibilidade de estoque, valor de mercado e, principalmente, a concorrência.
Dentre as preocupações de gestão geradas pelo seu negócio, gastar tempo acessando sites de empresas concorrentes para checar preços oferecidos e disponibilidade dos mesmos produtos na imensidão do mercado on-line é tão inconveniente quanto distribuir valores de forma aleatória. Gerar acúmulo de estoque ou perda de lucro é um risco que bons empreendedores não estão dispostos a correr. Então, como otimizar seu tempo e garantir um preço verdadeiramente competitivo?
A resposta está nos softwares de precificação. Por meio de análise de sites de comércio similares, o programa consegue estabelecer valores inteligentes a serem atualizados automaticamente no e-commerce do cliente. É possível, ainda, que o empresário estabeleça regras de valores mínimos e máximos. Dessa forma, oportunidades de aumento de preço relacionadas à falta de disponibilidade de um item na concorrência não serão perdidas, nem ajustadas sem a consciência do dono do negócio beneficiado.
Os benefícios dos softwares de precificação não acabam aí. Por manter um bom trabalho com números e dados, o cliente pode ter acesso a gráficos que demonstram a oscilação de preços e disponibilidade da concorrência. Além de contar com indicadores sobre sua posição no mercado e portfólios de comparação entre seus produtos e os da concorrência. Precisa de uma estratégia de venda e precificação ainda mais focada e detalhista? Não tem problema, algumas ferramentas de precificação inteligente oferecem, inclusive, monitoramentos separados por região do país.
Integre as ferramentas e garanta mais efetividade!
Por meio de integração com o Google AdWords, o empresário tem a capacidade de sincronizar suas campanhas publicitárias com as estratégias de preço. Com o Google Analytics, é possível acompanhar a efetividade do software através de relatórios de performance de vendas antes e depois da precificação automatizada. Ou seja, as vantagens das plataformas de precificação podem ir além da definição de cifras para a garantia da convergência de lucros e das ações estratégicas nas empresas de e-commerce.
Direcionar o orçamento para um software que abrange mais de uma função empresarial acompanhado de comprovantes de eficiência é um investimento que vale a pena. Afinal, aqueles que desejam aumentar a receita de seu negócio precisam ter o controle inteligente do antes, durante e pós-venda.
A gestão do tempo é outra vantagem que precisa ser considerada. Fazer todo o processo de precificação sem o auxilio de um software é trabalhoso e exige muita pesquisa e análise. O que pode onerar, inclusive, o custo com mão de obra.
Já que, segundo a sabedoria popular, “Tempo é Dinheiro”, os softwares de precificação inteligente parecem um bom negócio. Além de poupar o tempo dos empreendedores, auxiliam a manter a lucratividade e competitividade, fatores que influenciam diretamente no lucro. Tem um e-commerce? Então pense em como você tem colocado o preço em suas mercadorias.