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Como vender no e-commerce falando na língua do consumidor

por João Lee Sexta-feira, 28 de junho de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

O e-commerce no Brasil este ano deverá movimentar entre R$ 61, 2 bilhões, segundo cálculos da Ebit/Niesen. Esse número aumenta para R$ 79,9 bilhões, de acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Não é de se espantar que, para captar parte desse imenso oceano, e-commerces têm se sofisticado cada vez mais, criando um cenário de altíssima competitividade tecnológica.

Nas praias do e-commerce, as inovações mais promissoras são exatamente aquelas que entendem o comportamento humano de quem está por trás da tela do computador — usando a Inteligência Artificial que está por trás de Machine Learning.

Se tomarmos como exemplo o processo de compra online, percebemos que é muito semelhante ao que acontece na loja física. Um comprador não chega para o vendedor e pede “um refrigerador 375 litros com compartimentos para latas”. Normalmente, pede por “uma geladeira grande, com um congelador separado, de preferência em promoção”.

A lógica parece óbvia. Entretanto, admitamos: a língua dos e-commerces ainda não está distante daquela usada em catálogos técnicos herméticos, decifradas apenas por alguns iluminados. A boa notícia é que a tradução da língua falada pelo comprador para a língua dos e-commerces já está sendo feita por meio de machine learning. Esta tecnologia tem a capacidade de captar as sutilezas da língua falada nas duas pontas do e-commerce e gerar um conteúdo mais preciso para seus clientes.

Entendendo a linguagem

No e-commerce, o machine learning vem sendo adotado para entender o que o ser humano comum efetivamente está querendo dizer quando digita o que procura nos sites de busca. Infere a verdadeira intenção de consultas, mesmo quando as palavras usadas nos buscadores são aquelas aplicadas no comércio tradicional. Seus sistemas emulam o comportamento humano, de forma a tratar os compradores de e-commerces semelhante ao que vendedores fazem em lojas de rua — como por exemplo na 25 de Março, no Centro de São Paulo.

E que ninguém duvide. Ter uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) com esse tipo de Inteligência Artificial melhora significativamente a posição de uma loja virtual nos sites de buscas. O processamento e a interpretação de tendências do mercado nos dados de busca se darão em uma escala infinitamente maior do que é possível fazer manualmente.

Na língua no consumidor

E não é só! Sistemas de inteligência artificial são capazes de criar, em milissegundos, landing pages que entregam exatamente os produtos procurados! As descrições “falam a língua do comprador”, de forma atraente, compreensível e com todas as informações necessárias para a tomada da decisão da compra. Resultado? Maior engajamento dos visitantes com o e-commerce. O que, na etapa seguinte, se traduz em índices melhores de conversão de vendas.

Ou seja, sistemas inteligentes criam na prática experiências personalizadas para cada indivíduo que visite um website. Não muito distante do que fazia o seu Antônio do armarinho do bairro ao abrir o seu mostruário para a dona Rosa: com toda a atenção, pelo tempo que ela precisasse, ofertando-lhe exatamente os produtos que ela quisesse comprar, falando na sua língua.

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1 comentário

Comentários

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  1. Que artigo sucinto! Muito bom mesmo. Atualmente estou trabalhando um projeto que num futuro próximo eu e meus sócios pretendemos que ele se torne um e-commerce especializado em produtos de consumo do dia a dia.

    Os artigos compartilhados aqui estão nós ajudando em muito em tomar as melhores decisões.

    Para conferir o nosso projeto, pode conhecer aqui: https://panfletoo.com

    Feedbacks são bem-vindos galera!

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