Como fazer a sua loja virtual continuar vendendo na pós-Black Friday

por Rodrigo Martucci Quarta-feira, 06 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Em novembro, na Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para o comércio eletrônico, os varejistas se empenham em criar campanhas para vender mais. Concedem descontos, frete grátis e outros benefícios para ver o faturamento aumentar. É uma época em que o varejo encontra consumidores propensos a comprar, e para converter não tem muito segredo.

A Black Friday de 2018 teve números impressionantes! O faturamento foi de R$ 2,6 bilhões (23% a mais que a edição de 2017); os pedidos subiram 13% (foram 4,27 milhões); o ticket médio aumentou 8%, para R$ 608; e mais consumidores compraram (2,41 milhões). Os dados são da Ebit/Nielsen.

Mas, e no período pós-Black Friday? Como manter as vendas em alta, fazendo com que os clientes conquistados na liquidação voltem a comprar? Acompanhe algumas orientações para manter os consumidores engajados!

Atentar-se ao pós-venda

Quer conquistar o cliente que se cadastrou na landing page para receber as ofertas da Black Friday em primeira mão? Invista no relacionamento de pós-venda. Caso ele converta no site, envie um e-mail de agradecimento. Pergunte se ele está satisfeito com o produto e como foi a experiência na loja (aplique pesquisas de satisfação).

Nas semanas seguintes, mantenha o seu cliente informado sobre o que acontece na loja. Envie e-mails de lançamentos de produtos ou serviços e promoções; convide-o a ler o blog da marca e a baixar um e-book — ou a responder um quiz.

Incentivar a recompra

Conduza o consumidor a comprar novamente. Isso pode ser feito de algumas maneiras, e uma delas é concedendo um cupom de desconto para a nova compra. Ele pode ser colocado na embalagem e enviado com o produto ou estar em um e-mail de agradecimento. Lembre-se de estipular uma data limite para a utilização do desconto.

Outra alternativa é implantar o sistema de click and collect ou o de troca gratuita na loja física. Assim, você integra os canais e atrai o consumidor para o ponto de venda e maximiza a chance de uma nova compra.

Gerar urgência

As estratégias que trabalham para despertar o senso de urgência no consumidor são infalíveis. Use um cronômetro para comunicar o andamento da promoção de pós-Black Friday e impacte o consumidor em todos os canais: e-mail, site, WhatsApp e redes sociais.

Ao utilizar o cronômetro, instrua o time de design a fazer uma arte minimalista, mas que destaque a contagem regressiva. Isso vale para a comunicação de todos os canais.

Estender as promoções da Black Friday

As promoções da Black Friday não, necessariamente, precisam se restringir à penúltima sexta-feira de novembro. Você pode ampliar os benefícios para a semana, o fim de semana e para o período pré e pós-Black Friday.

Ao pensar que seus clientes podem, por motivos variados, perder o dia da promoção — e que a concorrência já trabalhou com a Black estendida no ano anterior —, vale a pena prolongar os descontos para vender mais. O mais importante: avise o seu cliente!

Eventos pós-Black Friday

Para aplicar a próxima estratégia, é importante que seu e-commerce tenha feito um calendário anual de ações. Da Black Friday ao Natal, as vendas ainda se mantêm em ascensão. O grande gargalo do varejo se concentra nos meses de janeiro a março.

É um trimestre tradicionalmente fraco em vendas, mas você pode implantar algumas ações da Black Friday nesse período. Faça a Cyber Monday (a primeira segunda-feira após a Black Friday), uma promoção entre o Natal e o ano-novo, no período de férias e até o carnaval.

Implemente campanhas promocionais no período pós-Black Friday para manter o cliente engajado com a marca e suas vendas em alta.

Leia também: Faturamento deve crescer 18% na Black Friday, prevê ABComm


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