Como vender mais no Natal? 10 dicas para o seu e-commerce

por Galleger Ilhe Segunda-feira, 23 de novembro de 2020   Tempo de leitura: 11 minutos

Com o final do ano cada vez mais próximo, é inevitável não lembrar das datas festivas e, para os lojistas, logo bate a dúvida de como vender mais no Natal.

O Natal, definitivamente, é uma data que impulsiona a economia mundial. De acordo com a Compre&Confie, só os e-commerces brasileiros faturaram R$ 14,1 bilhões entre os dias 15 e 24 de dezembro de 2019, cerca de quase 30% a mais do que no ano anterior. As principais categorias consumidas foram: Telefonia e Eletrodomésticos; Ventilação; Entretenimento; Moda e Acessórios; e Informática e Câmeras.

Após um ano de tantas mudanças no mundo, o Natal de 2020 promete ser ainda melhor do que o ano anterior para o virtual, sobretudo após a grande aderência às compras online durante a pandemia da Covid-19. Segundo a Teads, 82% dos brasileiros pretendem comprar presentes para essa data, sendo que 55% dividirá suas compras entre presencial e online e 21% fará uso exclusivo de lojas virtuais.

Pensando nesse aumento de vendas, neste artigo, trarei 10 dicas importantes para o seu e-commerce que te ajudarão a vender mais no Natal.

1 – Antecipe o seu planejamento

Assim como tudo relacionado ao varejo online, a antecedência e o planejamento são peças-chave para o sucesso de qualquer campanha ou evento. Como você vai perceber ao longo desse texto, são inúmeros pontos e detalhes que precisam ser pensados, analisados e definidos. Por isso, é tão essencial estar atento ao Natal com antecipação.

Além disso, como em novembro também temos uma data super importante para o comércio, a Black Friday, é importante ficar ligado para que as estratégias dos dois eventos estejam alinhadas.

2 – Considere os prazos de entrega

Sei que, normalmente, o seu e-commerce já deve se preocupar com os prazos de entrega para seus clientes. Contudo, para vender mais no Natal, é primordial estar ainda mais atento a essa questão.

Diversos fatores podem fazer com que os prazos de envio das transportadoras fiquem maiores ou atrasem:

  • excesso de envios acumulados da Black Friday;
  • maior número de compras por causa do Natal;
  • férias coletivas das empresas, etc.

Em vista dessa situação, entre em contato com as transportadoras que prestam serviços para o seu e-commerce e verifique como serão feitos os atendimentos no mês de dezembro.

Além disso, não se esqueça de preparar e avisar o seu público para que eles possam antecipar suas compras com tempo suficiente, assim, poderão receber seus produtos para o Natal.

3 – Invista em divulgação

Assim como falamos anteriormente, é preciso que o público do seu e-commerce fique muito informado sobre as datas de envios e prazos. Também é necessário que eles fiquem informados sobre as promoções, descontos, produtos especiais de Natal, campanhas e tudo mais.

Para vender mais no Natal é essencial que seu público fique sabendo de tudo isso, então, analise quais canais de divulgação são mais interessantes para a sua marca e invista pesado em conteúdos, materiais e campanhas.

Lembre-se que essa é a época mais concorrida do ano para os lojistas, já que todos querem divulgar e vender seus produtos para o Natal. Por isso, seja criativo e busque realizar essas campanhas de divulgação embasadas em estratégias direcionadas.

4 – Utilize técnicas de SEO

Para realizar a divulgação de campanhas e conteúdos, é necessário levar em conta se esses materiais fazem sentido para a persona da sua empresa e se eles estão focados nas melhores palavras-chave relacionadas aos seus produtos e à sua marca.

Para isso, você pode utilizar das técnicas de SEO, que são estratégias utilizadas para melhorar o ranqueamento de páginas e produtos nos buscadores mais utilizados pelos usuários da Internet.

Por exemplo, se você possui um e-commerce de tênis esportivos, certamente, será ótimo para a sua empresa se a sua loja aparecer na primeira página do Google quando um usuário procurar por “tênis para corrida”.

5 – Não esqueça dos e-mails

Outro canal de comunicação muito interessante é o e-mail marketing. Com ele é possível encaminhar campanhas e produtos específicos para seu público de forma segmentada (de acordo com as suas especificidades como: idade, gênero, cidade, gostos, entre outros).

Para isso, é preciso que o seu e-commerce já possua um banco de dados coletados anteriormente através de materiais ricos, newsletters, cupons de descontos, etc.

6 – Deixe o seu e-commerce “a cara” do Natal

Quando chegamos perto do final do ano, tenho certeza que você consegue perceber que tudo vai ficando “a cara do natal”. Casas ganham novas decorações, as ruas recebem luzinhas e Papais Noéis, as lojas se enfeitam e o seu e-commerce não pode ficar de fora.

Não deixe de criar banners para o seu site, posts nas redes sociais e todo o seu conteúdo com o tema do Natal. Uma ação que diversas empresas fazem, por exemplo, é trocar o logotipo da empresa, nas redes sociais e site, por uma versão que conta com um gorro de natal ou nas cores vermelho, branco e verde.

Com ações como essa, com certeza o seu e-commerce irá vender mais no Natal.

7 – Foque em quem quer presentear

Uma das grandes tradições do Natal é a troca de presentes entre pessoas queridas. Por isso, milhões de pessoas pelo mundo saem a procura de presentes e produtos. Pensando nisso, o seu e-commerce pode, por exemplo, criar kits com produtos relacionados ou pode criar uma categoria específica em seu site com dicas de presentes variados de diversos preços (focados em diferentes tipos de pessoas).

Você também pode criar posts nas redes sociais, conteúdos no blog ou mandar e-mail marketing com temas como:

  • “10 ideias de presente de amigo secreto até R$50,00”;
  • “8 dicas para presentear pessoas criativas”;
  • “Como deixar o presente de Natal da sua mãe mais especial”.

8 – Fique atento à sua plataforma de e-commerce

Um ponto-chave que muitos lojistas acabam se esquecendo durante a preparação para o Natal é verificar se a sua plataforma de e-commerce está com o funcionamento em dia. Confira possíveis problemas técnicos, como: as suas páginas ou banners demoram para carregar? Existe alguma página dando erro? Há algum erro no processo de finalização de compra? As seções estão definidas da forma correta? E por aí vai…

Problemas como esse podem fazer total diferença no faturamento e no número de vendas da sua empresa no Natal. Afinal, imagine que você entra em uma loja virtual e as fotos dos produtos demoram para carregar. Provavelmente, você irá deixar o site e procurará outras opções.

Além disso, lembre-se de estar sempre em contato com os responsáveis pela sua plataforma para que eles te ajudem a resolver problemas e erros.

9 – Passe segurança para seus clientes

Mesmo com o enorme aumento de compras realizadas no online, ainda existem pessoas que possuem um certo receio em comprar online. Para resolver isso, invista em maneiras de passar segurança e credibilidade para seus consumidores. Isso pode ser feito por meio de selos de segurança, garantias, divulgação de experiências de clientes anteriores, etc.

10 – Garanta um bom atendimento

Durante o final do ano, todos os lojistas almejam vender mais no Natal, porém, um ponto importantíssimo é garantir que os seus clientes tenham um atendimento de excelência. Por ser uma época na qual muitas pessoas compram presentes em lojas que ainda não haviam comprado antes, surgem muitas dúvidas sobre pagamento, frete, tempo de entrega, política de troca, entre outros. Por isso, é essencial que o seu e-commerce esteja preparado para sanar todas essas dúvidas e oferecer uma boa experiência para os seus clientes.

Você pode produzir um FAQ com as dúvidas mais frequentes e deixar um chat online ou link para o Whatsapp para as pessoas tirarem suas dúvidas em tempo real. Mas, atenção! Caso você deixe essa opção, certifique-se que tenham pessoas preparadas e capacitadas para resolver os problemas de seus usuários imediatamente.

Natal no e-commerce: grande oportunidade

Sem dúvidas, o Natal é uma época de grandes oportunidades para nós lojistas. Por isso, enfatizo a importância de traçar antecipadamente todas as estratégias referentes a prazos de entrega, divulgações, layouts, plataforma, campanhas, atendimento, entre outros.

Com um bom planejamento, com certeza o seu e-commerce tem grandes chances de vender mais no Natal!

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.