Como usar vendas cronometradas para gerar conversões

por Elvis Gomes Segunda-feira, 26 de abril de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

Lidamos com tempos de incerteza, e a maioria das datas sazonais pode ser um pouco diferente dos anos anteriores. Entretanto, quem conseguir se adaptar às mudanças provocadas pela pandemia (e otimizar suas lojas para fazer valer cada transação) certamente se beneficiará. Por isso, as vendas cronometradas são uma grande estratégia de vendas para criar urgência de compra para seus produtos.

Depressa, o tempo está passando!

E se eu dissesse que sua loja virtual favorita está oferecendo 75% de desconto em todos os pedidos da próxima hora?

Se você for parecido com a maioria dos compradores, acessará o site na mesma hora para salvar seus itens na lista de desejos.

Por quê? Com base na teoria da aversão à perda, pessoas são motivadas a fazer uma compra estimuladas pelo medo de perder algo. Quer seja um horário limite para receber frete grátis ou um informe alertando que os níveis de estoque estão baixos, o senso de urgência é infalível — não há maneira melhor de convencer consumidores a puxarem o gatilho e finalizarem uma compra. E a melhor forma de impulsionar a urgência em sua loja online é com uma venda cronometrada.

Como colocar um limite de tempo em sua venda com urgência?

Uma venda por tempo limitado em uma data sazonal — como dia das mães ou dia dos pais, por exemplo — é uma das maneiras mais fáceis de estimular o gatilho emocional. Afinal, se não compara agora perderá uma oportunidade e tanto. Não importa se você está usando códigos de cupom ou um aplicativo para fazer uma venda programada. Sem definir um limite de tempo não há razão para seus clientes agirem imediatamente. Quanto mais tempo eles têm para meditar sobre a compra, menos provável é que comprem.

E mesmo sabendo que a escassez é criada deliberadamente pelo varejista, eles ainda se sentirão compelidos a comprar.

Portanto, certifique-se de informar aos clientes que eles só podem conseguir seu produto por um período limitado de tempo. Vejamos algumas estratégias diferentes que você pode usar para convencê-los disso.

Faça uma venda instantânea programada em sua loja online

Configurar uma oferta relâmpago é uma ótima maneira de manter o valor da sua marca. Os clientes não estão esperando a oportunidade, portanto não atrasarão a compra.

Você pode escolher colocar todos os produtos da sua loja virtual ou apenas um determinado grupo de produtos. Pode ser uma coleção, marca, produtos selecionados manualmente ou até mesmo apenas um produto exclusivo. Não quer oferecer desconto em seus produtos? Você pode optar por vendas rápidas de uma hora, durante os horários de pico de acessos da loja, oferecendo alguma porcentagem de desconto no frete de todos os pedidos.

Configure uma venda decrescente

Ao liberar apenas uma quantidade limitada de cada cupom com percentual de desconto, automaticamente desperta a atenção do cliente e o sentimento de urgência. Ou seja, gera no consumidor a esperança de concluir sua compra rápido o suficiente para ser um dos poucos sortudos a obter a porcentagem de desconto.

Não quer usar códigos de cupom? Existem vários aplicativos disponíveis que podem te ajudar a alternar descontos percentuais em sua loja. Neste caso, utilize para estabelecer porcentagens e horários adequados para cada período diário de sua operação.

Crie uma “promoção diária” para gerar mais tráfego

“Oferta do dia!”, “Apenas hoje!”. Não importa o nome desse tipo de promoção! O importante é entender que trata-se de uma uma ótima maneira de trazer cliente para a sua loja. Também é um método eficaz de gerar compras por impulso, caso esteja oferecendo uma oferta atraente.

Ao invés de oferecer a promoção de um grupo de produtos, ou uma categoria específica, apresente ofertas diferentes todos os dias. Com isso, estimula compradores a sempre retornarem à sua loja atrás de uma oferta diferente.

Configure um cronômetro de contagem regressiva para mostrar aos clientes exatamente quando suas promoções terminam. Essa projeção ativa é a melhor ferramenta que você deve ter em seu kit de vendas, a fim de aumentar suas conversões e girar o estoque daquele produto que está há muito tempo parado.

O tique-taque do relógio das vendas cronometradas é um lembrete constante para seus visitantes. Afinal, ele mostra que o tempo de sua promoção está se esgotando e pode criar um grande medo de perder.

Você precisa ter certeza de que não haverá hesitação quando a visita acessar o seu site. Se os usuários que ficam pesquisando ofertas entrarem eu sua loja e virem que faltam apenas cinco minutos para fechar uma oferta, é provável que eles tirem proveito dessa oportunidade imediatamente!

Para impulsionar as vendas, não se e esqueça de adicionar seu cronômetro de contagem regressiva à sua campanha de marketing por e-mail. Porém, verifique se sua plataforma de e-commerce oferece uma ferramenta de cronômetro regressivo totalmente personalizável em qualquer página da sua loja. Dessa forma, permitirá que seus clientes saibam exatamente quando sua oferta vai terminar.

Conclusão

Ofertas programadas com vendas cronometradas podem ser a melhor maneira de aumentar a urgência em torno de suas vendas. Vale principalmente para o momento presente, onde lojas físicas necessitam de suas lojas virtuais para terem faturamentos.

Concentre-se em uma ou duas vendas fortes de cada vez e não as promova excessivamente com banners, ícones de vendas, pop-ups e disparos de e-mail marketing. Afinal, isso pode acabar irritando seu cliente e fazer com que ele compre em outra loja concorrente.

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