Como usar o Shopify e-commerce e ter preços competitivos

por Burc Tanir Terça-feira, 04 de junho de 2019   Tempo de leitura: 9 minutos

Para quem está começando no e-commerce o Shopify é uma alternativa. A plataforma é fácil de usar e qualquer pessoa pode configurar sua loja online em questão de minutos.

Você pode usar seus modelos de fácil personalização e inserir produtos é tão simples quanto preencher as caixas.

Resumidamente, se você está agora dando os primeiros passos no mundo do comércio eletrônico, o Shopify é um ótimo caminho a percorrer.

Contudo, muitas pessoas têm dificuldade em saber como atribuir preços aos produtos. Se você é uma delas, confera as dicas de definição e gerenciamento de preços no site da Shopify. Mesmo que nem todas sejam ideais para o seu tipo de negócio, com certeza você terá várias ideias interessantes. Além disso, há softwares ótimos de inteligência competitiva que recolhem informações valiosas.

Se você está agora começando, definir o preço certo pode fazer a diferença entre ter uma loja virtual saudável e uma loja virtual que causa despesa.

No presente artigo, vamos observar como os lojistas atribuem tradicionalmente os preços a seus produtos no Shopify e como oferecem a você uma maneira de fazer as coisas mais facilmente.

Preços baseados no lucro: quanto você deseja lucrar?

Uma das maneiras mais comuns através da qual as pessoas abordam seus preços consiste em descobrir quanto custa para eles obter o produto e, em seguida, descobrir o lucro que desejam obter.

Portanto, se o produto tem um custo de 5 $ para você, e você deseja fazer 5 $ de lucro, então você deve vender seu produto por 10 $.

No entanto, as pessoas também costumam se esquecer de contabilizar todos os outros custos envolvidos na venda do produto.

Por exemplo, embora o Shopify disponibilize um período de teste de 14 dias, esse não é um serviço gratuito. O pacote básico do Shopify tem um custo de 29 $ por mês. E o valor sobe até ao pacote avançado que terá um custo de 299 $ por mês.

O pacote escolhido irá depender largamente daquilo que você deseja alcançar com sua loja Shopify e dos recursos avançados que deseja usar.

Como você pode constatar, os custos para seu negócio não ficam apenas pelos custos de importação ou fabricação do produto.

Além disso, considere:

  • O valor que deseja receber por administrar a loja. Se todos os seus custos reverterem para o negócio, você não irá receber dinheiro algum;
  • O valor a pagar pelo embalamento. A menos que você faça envios diretos, você irá provavelmente pagar pelos seus produtos (ou pagar a outra pessoa para fazer isso por você). Totalize todos esses custos para determinar o preço que você deve cobrar;
  • Não esqueça a remessa e as devoluções;
  • Depois de somar todos os custos iniciais necessários para você administrar sua loja e fabricar seus produtos, deve considerar um elemento crucial que muitas vezes as pessoas se esquecem ou lembrar tarde demais, e isso irá gerar problemas: remessa e devoluções.

Exemplo 1

Um usuário do Shopify aprendeu da maneira mais difícil o quanto a remessa afeta suas margens de lucro gerais.

Embora tivesse uma tonelada de encomendas chegando e estivesse satisfeito com o andamento das coisas, ele não percebeu que havia calculado mal os custos de envio.

Como sabe, a remessa dos produtos não é gratuita, mesmo que você ofereça frete grátis para seus clientes.

Embora a remessa gratuita seja um grande incentivo para encorajar as pessoas a realizar uma compra, você deve considerar os custos que isso tem para você. Especialmente se está ponderando apostar em remessas internacionais.

A maioria dos custos de envio é baseada no tamanho e no peso do produto. Portanto, certifique-se de medir e pesar cada produto que deseja vender com precisão.

Além disso, você deve considerar que algumas pessoas podem querer comprar mais do que um produto.

Dessa forma, embora você possa ter definido uma taxa fixa de 2,99 $, pois cobre a maioria dos produtos individualmente, e se alguém desejar comprar 4 ou até 50 unidades do produto, terão de pagar apenas 2,99 $? Porque é certo que a remessa não terá um custo de 2,99 $.

Felizmente, o Shopify possui um recurso que permite que você defina seu limite para quando as pessoas receberem frete grátis depois de gastarem mais de um determinado valor.

São tantos os fatores que afetam o preço de seus produtos quando você tem uma loja Shopify, que essa pode se tornar rapidamente uma tarefa arrebatadora.

Concorrência

Se a determinação dos custos do seu negócio e da remessa não for suficiente quando você administra sua loja, você também precisa incluir a concorrência.

Mesmo que você tenha trabalhado arduamente para testar os seus preços e garantir que cubram todos os custos de seu negócio, gerando lucro, você nunca conseguirá fechar vendas se a concorrência cobrar menos pelos mesmos produtos.

A razão pela qual a concorrência pode cobrar menos pode estar relacionada a vários motivos. Talvez essas empresas concorrentes tenham conseguido obter um acordo melhor com seus fornecedores. Talvez estejam usando esse produto em particular como chamariz.

As opções são infinitas, mas uma coisa é certa: você precisa monitorar o que a concorrência está cobrando para garantir que você está atribuindo preços a seus produtos de forma competitiva.

Contudo, se você possui centenas de empresas concorrentes e centenas de produtos, como você espera acompanhar o que cada uma está cobrando?

Mais precisamente, com que frequência você deve acompanhar o que está acontecendo se, no momento em que você muda todos os seus preços, a concorrência também o faz?

Exemplo 2

Digamos que você vende garrafas de água.

Uma pesquisa rápida por “buy water bottle” (“comprar garrafa de água”) gera 350 milhões de resultados! Consegue se imaginar monitorando todos eles? Impossível. De fato, seria difícil monitorar 20 empresas, que fosse, já que você teria que verificar cada site diariamente, pois você não sabe quando a concorrência irá decidir alterar seus preços.

Essa é a hora do seu dia em que você poderia se concentrar no que é importante para você: expandir seus negócios.

Então, existe uma solução? Sim, existe um aplicativo Shopify para fazer isso.

Uma das melhores maneiras de manter sua loja competitiva no Shopify é acompanhar o valor que a concorrência está cobrando e alterar seus preços em conformidade. Assim, seus preços sempre se encontrarão dentro da gama de valores lucrativa para você, mas, ao mesmo tempo, permite que você ofereça uma oferta melhor que a concorrência.

Já concluímos que fazer isso manualmente é demorado e retira tempo para concluir outras tarefas importantes que você precisa fazer para expandir sua loja de comércio eletrônico.

Então, por que não fazer uso de um dos muitos aplicativos de atribuição de preços que podem fazer isso por você?

Esses aplicativos permitem que você automatize a estratégia de redefinição de preços. Eles rastreiam os preços atuais e anteriores da concorrência e definem o melhor preço com base em dados reais.

Esse é chamado geralmente de site de rastreio de preços. Esse tipo de site dá resposta a todas as suas suposições.

Reflexões finais sobre a estratégia de preços competitivos do Shopify

É fácil estabelecer uma loja Shopify. É difícil administrar uma loja Shopify lucrativa. Depois de você gastar tempo e energia trabalhando no preço mínimo necessário para vender seus produtos, a fim de ganhar dinheiro com sua empresa, é hora de deixar o trabalho de redefinição de preços para um aplicativo.

Usar um aplicativo de redefinição de preços permite que você faça o melhor uso dos dados da concorrência.

Dá a você uma vantagem única e permite que você se posicione entre os líderes de preços no mercado.

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