Acesso rápido

Como usar as mídias sociais para alavancar as vendas da sua loja virtual?

por Galleger Ilhe Segunda-feira, 30 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Quando conhecemos alguém novo, já vamos buscar essa pessoa no Instagram ou no Facebook e, se a pessoa não possui um perfil na web, é como se ela não existisse na comunicação digital.

Deste modo, a forma de se relacionar mudou muito o perfil do usuário e do comprador, assim como a maneira de vender teve de ser adaptada. Para entrar em contato com o seu cliente, as redes sociais são ferramentas que aceleram esse processo e democratizam o vínculo da comunicação — imprescindível dentro de um e-commerce.

imagem da tela inicial do instagram em um celuar

Na internet, os interesses estão sempre sendo estimulados e ativados pelas dezenas de informações. As redes são muito benéficas para os e-commerces, pois elas fazem com que seja possível traçar a persona a quem seu conteúdo se dirige, ajustando a linguagem utilizada no contato da empresa com o cliente, e colocando a empresa como receptiva, forte e transparente.

Leia também: Cliente paga até 1/3 a mais por experiência de compra positiva, aponta pesquisa

É importante se lembrar que os perfis devem ser usados como divulgação de conteúdo, e não apenas para veiculação de anúncios institucionais. Na rede social, vender, a priori, está em segundo plano, e o aumento das vendas será consequência dessa boa comunicação com o cliente, a confiança na sua loja e a divulgação dos conteúdos e produtos. As redes sociais mudam o engajamento com o cliente, promovendo mudanças favoráveis para a imagem da loja.

Virtual feito por pessoas

Alimentar as redes sociais de um e-commerce é sinônimo de construção de relacionamento com o cliente. Isso gera uma relação que não é estritamente comercial, mas sim embasada em diálogo e conteúdo. O marketing digital de um e-commerce deve ser agressivo e direto. Para, assim, passar credibilidade da loja. A rede social é a chance de trazer um vínculo humanizado da empresa com o consumidor, mostrando que a loja, ainda que virtual, é produzida por pessoas.

Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin. As opções são diversas, mas se beneficiar dessa ferramenta não quer dizer estar ativa em todas, e sim escolher uma para se aprofundar. Assim, é legal saber a funcionalidade de cada uma.

Facebook: maior rede social do mundo, com caráter informal que usufrui de texto, imagem e vídeos. O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários.

Instagram

A mídia social com maior crescimento, atualmente, tem cerca de 1 bilhão de usuários. Possui uma característica mais livre, moderna e atual. Através do stories, é possível construir um conteúdo autêntico dinâmico e muito próximo do público. É a mídia social mais usada para vínculos comerciais.

LinkedIn

Tem um perfil mais sério. O Linkedin é muito usado para publicações com intuito empresarial. Conta com 300 milhões de usuários.

Youtube

Essa rede social é usada para a publicação de vídeos e possui 1,9 bilhões de usuários. O diferencial do Youtube é que pode ser usada como uma forma de rentabilizar mais a empresa, através dos acessos dos vídeos.

Twitter

Rede informal que capta um público mais jovem e pede conteúdo mais sucinto. Atualmente conta com 330 milhões de usuários.

Whatsapp

Um dos maiores meios de comunicação no Brasil. O Whatsapp possui muita praticidade, facilitando a comunicação com o cliente. Hoje, o app conta com 1,5 bilhões de usuários.

Outra grande estratégia é a parceria com influenciadores digitais. As blogueiras e os “recebidos” são ótimas formas de destacar seu produto. É interessante buscar influenciadores que tenham relação com o viés e a linguagem da sua loja.

Leia também: 76% dos internautas já compraram produtos indicados por influenciadores, diz pesquisa

Conclusão

As redes sociais são facilitadoras de vendas. Pode ser interessante investir no impulsionamento de publicações para atingir um maior público e gerar possíveis leads. Esse recurso também torna a loja mais localizável e sujeita à troca de avaliações e comentários. Além desses fatores, investir nesse marketing digital faz com que sua loja sempre esteja por dentro de tudo.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.