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Como usar Big Data nas suas campanhas de e-mail marketing?

A assertividade das campanhas de e-mail marketing está cada vez mais atrelada à qualidade das informações que a empresa tem sobre sua audiência. Não basta saber a idade, o gênero, faixa de renda e localização do seu público-alvo, é necessário saber como e por que seu cliente compra, quando ele compra, quais são suas motivações para comprar e o que ele prefere na hora da compra.

Esses hábitos e comportamentos de consumo permitem que as suas estratégias de e-mail marketing sejam mais eficazes, direcionem sua comunicação para a pessoa certa na hora certa, criando o contexto ideal para que ocorra a conversão do cliente. Mas como obter essas informações e utilizá-las de maneira estratégica? Através do Big Data, é claro.

O Big Data é um conjunto de soluções tecnológicas para reunir a maior quantidade de dados possível sobre seus clientes e estruturar esses dados de maneira que eles sejam fonte de informações valiosas para suas estratégias de negócios, entre elas o e-mail marketing.

De acordo com a empresa Ascena Retail Group, empresas que utilizam o Big Data como apoio às suas estratégias de e-mail marketing obtêm retornos altíssimos, como estes:

  • Aumento de 70% na taxa de aberturas únicas;
  • Aumento de 55% nas taxas de cliques únicos;
  • Aumento de 300% na rentabilidade por e-mail marketing enviado;
  • Aumento de 225% na taxa de conversão.

Parece pouco para você? Se esses números fizeram com que você segurasse o ar por alguns segundos e levantasse as sobrancelhas, continue lendo este post e descubra como chegar lá também!

Identifique os dados mais relevantes para o seu negócio

A partir da coleta de dados sobre o comportamento de compra do seu público-alvo, avalie quais são os dados mais relevantes a serem utilizados na criação da sua campanha de e-mail marketing. Alguns deles são conteúdos mais acessados no seu site e no seu e-mail marketing; respostas a calls to action; conteúdos rejeitados e segmento de público que tem mais respostas à sua campanha.

De posse destes dados, você consegue otimizar suas campanhas de e-mail marketing para que sejam mais efetivas, levando conteúdos realmente atraentes para a sua audiência. E quem pode contribuir nesta análise? O Big Data. Ele processa essas informações em poucos minutos e lhe dá relatórios completos que apoiam sua decisão.

Otimize e personalize conteúdos com o Big Data

A partir dos dados inseridos no Big Data, você pode avaliar que tipo de conteúdo é mais eficaz para cada segmento de público e criar campanhas diferenciadas para cada um deles. Dessa forma você gera maior relevância para seus diversos públicos e otimiza sua campanha de e-mail marketing tornando-a mais efetiva, com resultados surpreendentes, como os que apresentamos anteriormente.

Quer uma prova? A empresa Monetate fez uma pesquisa e descobriu que empresas que personalizam seus conteúdos de e-mail marketing têm uma taxa de conversão 30% maior que as demais. 30% mais retorno parece um bom número para você?

Entregue experiências mais relevantes

O poder de aprofundamento de dados que o Big Data tem pode levar a sua empresa a ter o maior diferencial de mercado: experiências únicas para seus clientes. Sabendo exatamente o que agrada sua audiência, você envia mensagens exclusivas e torna esse momento único para o seu cliente, cria um laço difícil de ser quebrado, a fidelização.