Como um ERP pode ajudar as pequenas empresas?

por Renato Halt Sexta-feira, 27 de março de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, a ideia de que somente companhias maiores têm a possibilidade de adotar um sistema de gestão empresarial está sendo desmistificada na prática. Cada vez mais, o mercado apresenta um aumento considerável de opções e alternativas compatíveis com a realidade operacional de profissionais em segmentos variados. É sempre pertinente lembrar que um dos preceitos básicos da Transformação Digital é o acesso democrático dessas soluções inovadoras.

No Brasil, o cenário mostra-se extremamente favorável. Segundo um levantamento recente realizado pelo Capterra, cerca de 44% das empresas nacionais de porte menor já possuem algum tipo de ERP como motor operacional.

É natural que líderes demonstrem certa hesitação em aderir à onda tecnológica, afinal, toda mudança exige um esforço maior por parte dos envolvidos. Nesse sentido, para elucidar o assunto e apontar motivações sólidas quanto à implantação do ERP para pequenas empresas, elaborei um artigo completo sobre o tema. Acompanhe!

Consolidando uma gestão orientada a dados

Um dos aditivos compartilhados pelas organizações é, sem dúvida, o fato das mesmas possuírem uma grande quantidade de informações à disposição. Como lidar com o armazenamento desse conteúdo de forma proveitosa e assertiva? A resposta para essa pergunta repousa na adesão consciente de um sistema de planejamento operacional automatizado, capaz de contemplar um mercado consumidor exigente e respaldado pela legislação.

Essa integração de dados não só promove um crescimento gradual da produtividade, como sustenta um terreno fértil para a aplicação de novas ideias e conceitos organizacionais. Administrar todos os principais processos em uma única plataforma digital melhora o fluxo de caixa, a visibilidade e consequentemente, reduz os custos de estoque.

Assertividade é palavra-chave

Quando falamos sobre ERP para pequenas empresas, é fundamental demonstrar os efeitos reais que a ferramenta pode ocasionar, sob a ótica de um custo-benefício inquestionável. Com a simplificação de atividades que antes exigiam a atenção de profissionais e tomavam seu tempo de forma concisa, as pessoas, fator mais valioso de qualquer cooperativa, terão disponibilidade para focar suas atenções em tarefas mais estratégicas e complexas.

Outro impacto relevante é a precisão concedida à tomada de decisão. Anteriormente, executivos utilizavam como parâmetro experiências passadas e a pura percepção do mercado para retomar escolhas decisivas. O uso analítico dos dados serve como referencial para projeções mercadológicas, maximizando os ganhos futuros.

Porta de entrada para o Compliance

Em 2020, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a ingressão cultural das companhias nacionais para uma cultura de Compliance ganhou um forte teor de urgência e necessidade. A nova legislação tem impacto direto em organizações de todos os tamanhos, e preservar a integridade dos dados é uma obrigação legal.

Contando com a estruturação de operações sob o controle de um software automatizado, a criação de uma mentalidade em harmonia com ideias de Compliance torna-se muito mais natural.

Espero que esse artigo tenha ajudado a deixar o assunto mais cristalino! Encontrar um ERP para pequenas empresas é muito mais fácil do que se imagina.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.