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Como um bom conteúdo pode impulsionar sua loja virtual?

Por: Vinicius Pessin

Co-Founder da EuEntrego.com. Administrador de empresas, empreendedor e mercadólogo. Acumula mais de 20 anos de experiência nas áreas de e-commerce, internet, tecnologia da informação e telecom. Foi diretor da Hunting do B2W Marketplace, e já liderou equipes de outras companhias como Terra, Plugin, Diveo, UOL e e-smart.

O e-commerce é um dos segmentos mais amplos de negócio, e por isso também é um dos mais competitivos. Muita gente também está, nesse exato momento, oferecendo o que sua loja virtual também oferece, e para se destacar entre tantos concorrentes, é preciso trabalhar de forma incansável um excelente conteúdo em seu site.

Além dos melhores preços e de produtos e serviços de alto padrão, o consumidor online precisa e busca por informação de qualidade sobre tudo o que deseja, e um conteúdo bem elaborado, didático, atrativo e impactante será crucial para que sua loja se sobressaia e conquiste entre seus clientes.

A relevância de um bom conteúdo é tamanha que, além de oferecer um diferencial para a experiência de compra de seus clientes, ainda é capaz de melhorar o posicionamento de sua loja nos mecanismos de busca, atraindo ainda mais visitas à sua página – e consequentemente, aumentando sua receita.

O que um conteúdo precisa para ser bom?

Quando se fala em conteúdo de uma loja online, não se trata apenas de excelentes textos no blog da página. Ele também é muito importante para ampliar o relacionamento com o cliente, mas é possível aprimorar outras formas de comunicação entre sua página e seus visitantes e ir além.

Design e layout

Nínguém gosta de perder tempo em uma página que demore para carregar, e que ainda por cima tenha um layout confuso ou simples demais. Sua loja não deve ser uma prateleira virtual, mas uma verdadeira vitrine, pensada, organizada e preparada para tornar cada produto atrativo. Conte com uma plataforma como a Magento, prática e flexível para organizar e reorgarnizar a disposição e exposição de todos os itens sempre que for necessário.

Descrição dos produtos

Como o comprador online não tem contato direto com o produto antes da compra, disponibilize todas as informações possíveis de forma detalhada, porém objetiva. Capriche nas descrições de suas propriedades físicas e nos pontos positivos da usabilidade de cada produto. Fique atento também ao conteúdo técnico para o público especializado. Elabore um conteúdo explicativo e claro, com informações relevantes e importantes para o consumidor.

Imagens

Quanto mais detalhado for o contato visual com o produto, mais chances de inspirar a confiança do seu comprador. Utilizes fotos de excelente resolução, permitindo que o visitante possa aproximar e verificar cada detalhe. Não se esqueça de apresentar as fotos de todos os ângulos possíveis e também do produto em utilização. Os vídeos demonstrativos também são muito bem-vindos.

Fale a língua de seu cliente

Conhecer o seu público é fundamental para adequar a linguagem utilizada no conteúdo da sua loja. Se eles são experts, use textos e descrições com as designações técnicas que os especialistas procuram. Se seu público é mais descontraído, use isso nos textos e em favor da loja. Aproxime seu conteúdo da realidade de seus compradores, como que em uma conversa sobre os produtos entre eles e a loja. Use a intuição para mostrar e sugerir outros itens, de acordo com suas necessidades. Seja um especialista nos desejos de seu nicho e faça isso transparecer na escolha das palavras da loja.

Um conteúdo bem elaborado pode fazer seu e-commerce ser reconhecido como referência sobre o que ele oferece, além de cativar novos e velhos clientes com uma experiência mais agradável durante a compra.