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Como transformar o e-mail marketing em um aliado do negócio

por Higor Franco Quarta-feira, 14 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Grande aliado para atrair e reter clientes, o e-mail marketing é comprovadamente uma ferramenta eficaz de publicidade e propaganda. Principalmente para pequenas e médias empresas, cujo orçamento para estas áreas é enxuto ou inexistente. As principais vantagens que apresenta são: rapidez na entrega do conteúdo; não interrupção da rotina do consumidor; baixo investimento em propaganda e publicidade de marca; a assertividade na hora de falar com o cliente certo.

Em minha análise, o e-mail marketing pode melhorar os índices de venda e engajamento. E não só de pequenos e médios empresários. Mas, sim, de qualquer empresa que souber utilizá-lo de forma estratégica e adequada. Listo abaixo quatro dicas para que isso seja alcançado:

Objetivo do e-mail marketing

O primeiro passo para desenvolver uma campanha de e-mail marketing significativa para o público-alvo é estabelecer os objetivos da ação. Logo, é necessário refletir sobre o motivo da aproximação da marca.

Caso o intuito do contato com o consumidor seja cultivar o relacionamento, o ideal é direcionar um material no formato de newsletter com as últimas novidades da empresa. Agora, se a intenção é aproveitar as datas especiais como uma oportunidade de fazer com que o cliente sinta-se especial, o e-mail sazonal é a melhor alternativa.

Outra possibilidade é o e-mail promocional, no qual os produtos e serviços são divulgados. Por fim, há também os e-mails e-commerce, responsáveis por oferecer ao consumidor apenas portfólios de interesse dele.

Qualificação da lista de contatos

É comum que os empreendimentos tenham uma base de envio de e-mails inativos com endereços desatualizados — ou que não se encaixam no perfil do negócio. Isso prejudica a estratégia de engajamento entre consumidor e marca. Neste caso, é melhor manter o foco na filtragem de contatos e criar uma lista de consumidores com afinidade ao propósito da empresa.

É preciso revisar os contatos cadastrados na relação de endereços da marca periodicamente a fim de definir aqueles que serão impactados positivamente pela campanha de e-mail marketing. O processo de filtragem dos dados simplifica a segmentação do público-alvo e, consequentemente, o aumento de aberturas de e-mail.

Conteúdo do e-mail marketing

Depois de decidir o objetivo da campanha, chega o momento de despertar o interesse do consumidor pela marca por meio do conteúdo. É imprescindível ter em mente que existe uma pessoa do outro lado da tela. Neste caso, o e-mail torna-se uma comunicação pessoal com o cliente.

Se ele deixou o empreendedor se aproximar, é fundamental transmitir informações relevantes que agreguem valor ao cotidiano dele. Também é importante a elaboração de um assunto atrativo para o e-mail e uma identidade visual funcional, mas capaz de chamar a atenção.

Frequência

Um grande desafio do e-mail marketing é conseguir equilibrar o número de envios. É preciso ter cuidado para não pecar pela falta e nem pelo excesso de disparos. Uma boa dica é iniciar o contato com o público alvo com um e-mail semanal. Essa quantia é o suficiente para a marca não ser esquecida e nem evitada pelo cliente.

O e-mail marketing é uma ferramenta indicada para empresas de todos os segmentos. Seguindo dicas como as enumeradas acima, é possível potencializar sua assertividade. Contudo, é imprescindível uma orientação profissional para que se cumpra efetivamente o objetivo de chamar a atenção do cliente e converter a venda.

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