Acesso rápido

Como tornar omnichannel a identidade visual do seu e-commerce

por Larissa Ohori Segunda-feira, 23 de julho de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Cada vez mais as empresas têm se preparado e dedicado para satisfazer seus clientes de forma eficiente e integrada. Muito se ouve falar em omnichannel e como pode-se atender de forma eficiente, cativar e melhorar o relacionamento com os clientes nos diversos canais de venda, seja online ou offline.

Essa tendência já existe há algum tempo, mas os desafios ainda continuam. Busca-se encontrar a melhor forma de gerir o negócio integrando os dois universos, com uma logística e administração que atenda de forma plena este tipo de formato, lidando até mesmo com a gestão de equipes para um canal não ameaçar o outro. Mas o que muita gente se esquece em meio a tudo isso é a importância de manter a marca consistente para o público entre tantos canais de venda. E é aí que uma agência de identidade de marca pode te ajudar.

É muito comum (infelizmente) ver clientes priorizando altos investimentos para preparar toda a infraestrutura e gestão desse tipo de atendimento, sem considerar o ajuste que a marca deve ter em cada canal. Algumas coisas devem mudar para se adequar ao público e proposta de cada ambiente, enquanto outras devem se manter para que a identidade visual que o seu cliente assimilou sobre a sua marca não se perca. Mas… Como saber o que deve mudar e o que deve se manter?

É preciso entender bem se o seu site transmite a mesma mensagem para o público, tal qual a sua loja física. Será que o cliente que recebeu o seu e-mail marketing vai identificar que veio daquela mesma loja online que ele já comprou um tempo atrás, ou nem vai reconhecer e achar que é SPAM?

Alguns podem achar isso superficial, mas acredite: faz toda a diferença. E pode ser devido à essa falta de atenção na identidade da marca que o seu negócio fica em desvantagem à concorrência. Um exemplo bem simples, apenas para ilustrar: digamos que em sua loja física você tenha todo o cuidado com a limpeza ao expor os produtos. Criou uma iluminação agradável e acolhedora para o ambiente. Treinou funcionários para atender da melhor forma possível (isso quando não é você mesmo, empreendedor, que acompanha para tudo sair perfeito, o cliente ficar satisfeito, voltar e indicar a sua loja, não é mesmo?).

Pois bem. Agora pense sinceramente se a sua comunicação no e-commerce está refletindo todo esse cuidado e todos os seus valores da marca corretamente. Em um ambiente online você não está lá pessoalmente para cativar o cliente na hora certa. O seu site provavelmente é apenas mais uma aba de navegação que ele abriu. E se ele não se identificar rapidamente com a aparência da sua loja online, se não enxergar bem os produtos que quer comprar porque as fotos não estão boas, se não compreender o que está escrito na descrição do produto… Enfim, se o site não o cativar e não houver conexão com a marca e seus produtos, ele simplesmente sai em poucos segundos e muitas vezes nem volta mais!

Tudo impacta na venda. E tenha a certeza de que o primeiro impacto visual e uma comunicação assertiva que inspire confiança são itens fundamentais. Assim como você domina o conhecimento sobre os seus produtos, você também deve conhecer o seu público e a marca deve conversar adequadamente com ele. Canais de venda diferentes podem se comunicar com públicos diferentes, e uma mesma peça de divulgação não pode servir para tudo. A agência de identidade de marca vai te ajudar a enxergar isso e adequar todas as suas peças de comunicação.

Deve existir uma coerência visual completa: fachada de loja e layouts do site, folheto de divulgação e e-mail marketing promocional, catálogo de produtos online e offline… Cada um no seu formato, com o cuidado de manter as cores, tipografia, estilo de fotografias, tom de voz nos textos tal qual aquele que a sua marca usa para se comunicar nas lojas físicas, etc. A experiência deve ser consistente em todos os canais.

De que adianta ser omnichannel nos negócios, se o cliente, ao migrar de um canal de venda para o outro, sentir que mudou completamente de lugar? Como você espera fidelizar um cliente se ele nem entende com quem está falando? Esse “telefone sem fio” deve sempre ser minimizado, a começar pela consistência da sua marca e a mensagem que se busca transmitir. Sendo consistente como marca e identidade visual, fortalece-se a confiança e credibilidade com o público.

Identidade de marca é ter essa coesão visual de modo que o seu cliente diferencie a sua empresa no meio das demais, independente se ele está no e-commerce ou na loja física, se está vendo o seu site, a embalagem, o anúncio, e-mail ou folheto promocional. O cliente deve sempre saber quem é você. Afinal, ninguém se lembra de quem não reconhece.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.