Acesso rápido

Como a tecnologia está impactando a gestão de transporte no e-commerce?

por Juca Oliveira Terça-feira, 29 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

No cenário atual, torna-se cada vez mais desafiador realizar a gestão de transporte na logística sem o apoio de ferramentas tecnológicas. Essa é uma situação que afeta desde novos negócios até as grandes corporações.

Por esse motivo, o investimento em sistemas de gestão se torna um diferencial competitivo que agrega valor aos serviços de movimentação de mercadorias. Continue lendo este post para saber como otimizar os resultados e conhecer as principais tendências.

A importância da tecnologia na gestão de transportes

O aprimoramento tecnológico é uma constante no segmento empresarial, pois é importante valorizar os avanços que podem beneficiar a sua operação. No caso da área de transportes, as principais tendências são sistemas capazes de aumentar a produtividade por meio:

  • da automação de tarefas;
  • do gerenciamento de tabelas e prazos;
  • da rastreabilidade das entregas;
  • da gestão integrada das diferentes modalidades de serviço.

Desse modo, é possível beneficiar as demais áreas da empresa através da logística e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Gestão de transporte na logística: conheça as melhores práticas

Uma das principais novidades no mercado logístico é uma tecnologia chamada de Blockchain. Se você está bem informado sobre o cenário das finanças você já ouviu falar desse termo relacionado ao Bitcoin, a famosa moeda virtual.

De modo simples, esse sistema funciona para acessar um banco de dados que mantém informações importantes e que não podem ser alteradas. Esse também é um meio de compartilhar informações entre fornecedores e clientes, por exemplo.

Na logística, a Blockchain pode ser aplicada na gestão de fretes, o que possibilita a transparência e precisão no cálculo das tarifas do serviço. Outra função que já faz parte do nosso dia a dia é a possibilidade de rastreamento das encomendas.

Em uma compra realizada pela internet, cada passo de processo de compra até a entrega pode ser acompanhado por varejistas, transportadoras e os clientes.

Rastreabilidade em tempo real…para a maioria ainda é futuro!

A rastreabilidade é uma realidade cada vez mais presente para a maioria dos grandes varejistas na internet, mas ainda há muito espaço para evoluir com essa tecnologia. Para a grande maioria dos transportadores, informar a ocorrência no momento exato em que acontece o evento ainda é algo futurista.

O rastreio da encomenda é um processo que permite que o cliente consulte em qual etapa da entrega a sua mercadoria se encontra. Também é uma medida que melhora a experiência do consumidor, que precisa saber precisamente quando a sua compra será entregue. Esse processo descreve:

  • a conclusão do pagamento;
  • a emissão da nota fiscal;
  • o despacho para a transportadora;
  • possíveis dificuldades ou problemas para concluir a entrega;
  • e, por último, a entrega concluída com sucesso ao cliente.

A loja online só tem a ganhar com o aumento da visibilidade de todo o processo de entrega ao consumidor e, consequentemente, a sua fidelização.

Valorize a agilidade da entrega

Uma das principais vantagens das compras realizadas pela internet são os preços, muitas vezes, mais competitivos do que aqueles praticados pelas lojas físicas. Porém, o fato do cliente não poder sair com o produto de imediato, ainda é uma barreira para o aumento das vendas de uma loja online.

Por isso, é fundamental oferecer a modalidade de frete expresso conferindo a agilidade a entrega, pois os consumidores estão dispostos a pagar por essa comodidade.

Por esse motivo, o serviço de entrega expressa e super expressa tem modificado a forma como o comércio eletrônico interage com os clientes e com as transportadoras. Isso ocorre porque o planejamento logístico deve ser remodelado para suportar entregas que são concluídas no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

O aprimoramento da atividade de transportes é uma tarefa árdua que exige:

  • qualificação da equipe;
  • planejamento estratégico;
  • sistemas informatizados para automação;
  • criação de parcerias com fornecedores e operadores logísticos.

Portanto, o gestor deve estar preparado para desenvolver operações mais confiáveis para facilitar na coordenação entre as empresas. Atualmente, para conquistar o sucesso na gestão de transporte na logística é fundamental contar a presença de avanços tecnológicos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.