Acesso rápido

Como a tecnologia está impactando a gestão de transporte no e-commerce?

por Juca Oliveira Terça-feira, 29 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

No cenário atual, torna-se cada vez mais desafiador realizar a gestão de transporte na logística sem o apoio de ferramentas tecnológicas. Essa é uma situação que afeta desde novos negócios até as grandes corporações.

Por esse motivo, o investimento em sistemas de gestão se torna um diferencial competitivo que agrega valor aos serviços de movimentação de mercadorias. Continue lendo este post para saber como otimizar os resultados e conhecer as principais tendências.

A importância da tecnologia na gestão de transportes

O aprimoramento tecnológico é uma constante no segmento empresarial, pois é importante valorizar os avanços que podem beneficiar a sua operação. No caso da área de transportes, as principais tendências são sistemas capazes de aumentar a produtividade por meio:

  • da automação de tarefas;
  • do gerenciamento de tabelas e prazos;
  • da rastreabilidade das entregas;
  • da gestão integrada das diferentes modalidades de serviço.

Desse modo, é possível beneficiar as demais áreas da empresa através da logística e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Gestão de transporte na logística: conheça as melhores práticas

Uma das principais novidades no mercado logístico é uma tecnologia chamada de Blockchain. Se você está bem informado sobre o cenário das finanças você já ouviu falar desse termo relacionado ao Bitcoin, a famosa moeda virtual.

De modo simples, esse sistema funciona para acessar um banco de dados que mantém informações importantes e que não podem ser alteradas. Esse também é um meio de compartilhar informações entre fornecedores e clientes, por exemplo.

Na logística, a Blockchain pode ser aplicada na gestão de fretes, o que possibilita a transparência e precisão no cálculo das tarifas do serviço. Outra função que já faz parte do nosso dia a dia é a possibilidade de rastreamento das encomendas.

Em uma compra realizada pela internet, cada passo de processo de compra até a entrega pode ser acompanhado por varejistas, transportadoras e os clientes.

Rastreabilidade em tempo real…para a maioria ainda é futuro!

A rastreabilidade é uma realidade cada vez mais presente para a maioria dos grandes varejistas na internet, mas ainda há muito espaço para evoluir com essa tecnologia. Para a grande maioria dos transportadores, informar a ocorrência no momento exato em que acontece o evento ainda é algo futurista.

O rastreio da encomenda é um processo que permite que o cliente consulte em qual etapa da entrega a sua mercadoria se encontra. Também é uma medida que melhora a experiência do consumidor, que precisa saber precisamente quando a sua compra será entregue. Esse processo descreve:

  • a conclusão do pagamento;
  • a emissão da nota fiscal;
  • o despacho para a transportadora;
  • possíveis dificuldades ou problemas para concluir a entrega;
  • e, por último, a entrega concluída com sucesso ao cliente.

A loja online só tem a ganhar com o aumento da visibilidade de todo o processo de entrega ao consumidor e, consequentemente, a sua fidelização.

Valorize a agilidade da entrega

Uma das principais vantagens das compras realizadas pela internet são os preços, muitas vezes, mais competitivos do que aqueles praticados pelas lojas físicas. Porém, o fato do cliente não poder sair com o produto de imediato, ainda é uma barreira para o aumento das vendas de uma loja online.

Por isso, é fundamental oferecer a modalidade de frete expresso conferindo a agilidade a entrega, pois os consumidores estão dispostos a pagar por essa comodidade.

Por esse motivo, o serviço de entrega expressa e super expressa tem modificado a forma como o comércio eletrônico interage com os clientes e com as transportadoras. Isso ocorre porque o planejamento logístico deve ser remodelado para suportar entregas que são concluídas no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

O aprimoramento da atividade de transportes é uma tarefa árdua que exige:

  • qualificação da equipe;
  • planejamento estratégico;
  • sistemas informatizados para automação;
  • criação de parcerias com fornecedores e operadores logísticos.

Portanto, o gestor deve estar preparado para desenvolver operações mais confiáveis para facilitar na coordenação entre as empresas. Atualmente, para conquistar o sucesso na gestão de transporte na logística é fundamental contar a presença de avanços tecnológicos.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.