Como sua árvore de categoria influencia em suas estratégias de SEO

por Jéssica Marinho Quinta-feira, 08 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que a árvore de categoria de seu e-commerce impacta diretamente em sua performance de SEO? Se ainda não, explicarei a seguir como isso ocorre!

O que é árvore de categoria?

A árvore de categoria tem esse nome justamente por lembrar os galhos de uma árvore.

Ela é utilizada para separar departamentos, categorias e subcategorias. De fato, deve ser utilizada para organizar a loja e proporcionar coerência na separação dos produtos.

Alguns lojistas acreditam que ter uma boa estruturação de árvore de categoria não é importante. Isso porque poucos clientes passam pela home — e a maioria que passa procura seu produto via busca.

Entretanto, isso não é verdade. Muitos consumidores precisam da árvore de categoria organizada caso queriam ver uma coleção ou não têm certeza do produto que desejam comprar.

Vamos ver como isso impactará em sua performance de SEO?

Como a árvore de categoria impacta no SEO?

Palavras-chave

No começo deste artigo destaquei que a árvore de categoria deve seguir uma linha de raciocínio: departamento > categoria > subcategoria. Ressalva: algumas lojas podem não ter departamento e partir diretamente para as categorias.

O menu evidencia as camadas de sua loja e traz maior sensação de confiança quando a árvore de categoria está organizada. O ideal é destacar suas palavras-chave de maior relevância. Ou seja, as categorias e subcategorias que mais vendem.

É importante lembrar que nem tudo que está na árvore de categoria precisa estar no menu. Mas mesmo assim, ela não deixa de existir e ser lida pelo Google.

Agora, aponto para uma exceção. Se você tem uma loja de artigos esportivos e 80% de seu faturamento vem da subcategoria “Chuteira Society”, essa deve ser a primeira “categoria” de seu menu.

Via de regra, seguiria a seguinte ordem: Futebol (departamento) > Chuteiras (Categoria) > Chuteira Society (Subcategoria).

Entretanto, como essa é uma subcategoria que representa boa parte do seu faturamento, vale deixá-la logo no começo do menu. Porém, ela não deixará de ser uma subcategoria dentro da árvore.

Mapa de navegação para seu público-alvo

Além de destacar suas palavras-chave, a árvore de categorias é um mapa de navegação para o usuário.

Seguindo o exemplo do tópico anterior, faria sentido a subcategoria Chuteira Society estar no departamento Vôlei? Com certeza não.

Assim, você usa sua árvore para direcionar o cliente até seu objetivo. Por exemplo: às vezes a pessoa não está procurando um celular específico. Ela está procurando um smartphone da “mais X”. Uma árvore de categoria bem estruturada o ajudará a encontrar a página certa!

Entenda como o Google lê sua árvore de categoria

Agora eu cheguei no ponto-chave: como o robozinho do Google lê sua árvore de categoria?

A partir da varredura da árvore, ele considerará que aquelas são suas principais palavras-chave. E, com o tempo e outras estratégias de SEO, começará a enviar tráfego orgânico para lá.

Além disso, esse robozinho irá considerar maior relevância para os departamentos que entraram no menu. Ademais, o Google verá seu menu por ordem de importância.

Logo, esqueça o menu por ordem alfabética. É o principal departamento primeiro e menos importante por último.

Lembra que citei o destaque na primeira posição do menu para uma categoria/subcategoria que mais vende? É justamente por isso. Aquela primeira palavra-chave do menu provavelmente será o que levará maior tráfego orgânico para a sua loja virtual.

Se já é o que você mais vende, possivelmente passará a vender muito mais quando melhorar o posicionamento orgânico desta página para essa palavra-chave.

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