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Como as soluções de pagamento podem ajudar nas vendas de natal

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Há diversas estratégias que os lojistas podem adotar para aumentar as vendas durante o natal. A parceria com uma solução de pagamento pode se tornar uma dessas estratégias, na medida que essas empresas oferecem serviços e ferramentas que otimizam o checkout, simplificam as transações e até certo ponto, dividem algumas responsabilidades com o lojista como chargeback.

Para ter sucesso no natal não basta ter volume de vendas, é preciso garantir pagamentos e renegociações bem-sucedidos. Para isso, vale a pena conhecer alguns serviços oferecidos pelas soluções de pagamento e alinhá-los com a proposta de trabalho do seu e-commerce.

1ª estratégia: Checkout

Com a chegada do natal o cliente está mais decidido a comprar. Mesmo que ele não tenha uma lista (e você pode ajudá-lo sugerindo produtos de destaque da loja), provavelmente ele entrou no seu e-commerce disposto a encontrar alguma coisa que o satisfaça e resolva a questão do presente de natal. Por isso, é importante tornar o processo da compra mais fácil e rápido. Diminuir o número de etapas do checkout e evitar o redirecionamento das páginas de pagamento, por exemplo podem aumentar a conversão em até 30%. A compra por 1 clique também é uma boa estratégia nessa época.

2ª estratégia: Gestão de Disputa e Chargeback

Outro problema bastante comum após as vendas de natal são os produtos devolvidos (chargeback). Uma solução de pagamentos tem uma central de resolução para ajudar no tratamento de reclamações e evitar possíveis perdas e contestações de vendas online. Se ainda assim não houver acordo entre cliente e lojista, é possível fazer a intermediação da disputa e buscar a melhor solução para ambas as partes.

3ª estratégia: Proteja-se das fraudes

Com o frenesi das vendas de natal também aumenta o índice de fraudadores. No caso dos “compradores mal intencionados”, a solução mais eficiente é se prevenir através da gestão de risco. Com um processo de verificação por regras de análise automatizadas é possível investigar se o pagamento é uma fraude e analisar a transação de forma manual. Outra questão indispensável é garantir que os clientes tenham suas informações e dados pessoais protegidos através dos certificados de segurança e outras ferramentas.