Acesso rápido

Como será o meio de pagamento do futuro?

por Tiago Lourenço Segunda-feira, 28 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Esquecer a carteira até pouco tempo atrás era imperdoável: não restava alternativa senão deixar as compras no local e voltar para buscar o dinheiro. Hoje, porém, a história é outra. Em muitos casos, é possível fazer compras e efetuar o pagamento diretamente em um aplicativo no smartphone. Essa mudança significativa no hábito das pessoas é um exemplo de como o avanço da tecnologia alterou os meios de pagamento e o mercado como um todo. Poucas áreas passaram por tantas transformações como o setor financeiro neste início de século. Diante disso, quais são as próximas novidades que prometem melhorar a experiência das pessoas? Confira algumas tendências esperadas para os próximos anos:

Non-cash e, no futuro, non-card

Fazer transações em dinheiro vivo já está em desuso há algum tempo. O World Payment Report de 2018, realizado pela Capgemini e o banco BNP Paribas, mostra que movimentações non-cash aumentaram 10,1% entre 2015 e 2016 e devem ter um crescimento médio anual de 12,7% até 2021. Entretanto, os tradicionais cartões de plástico também podem perder espaço nos próximos anos. A consolidação de soluções como os cartões virtuais faz com que os “pagamentos invisíveis” sejam uma realidade cada vez maior entre os usuários.

Pagamentos em todos os lugares

Dessa forma, é um caminho natural que soluções de pagamentos ultrapassem os smartphones e avancem em outros recursos tecnológicos que possuem conexão com a Internet. Atualmente, alguns acessórios “vestíveis”, como os relógios inteligentes e algumas pulseiras, já possuem aplicações que realizam transações financeiras. No futuro, outros itens podem ter essa facilidade. Já imaginou, por exemplo, conseguir fazer compra no supermercado e efetuar o pagamento na porta de sua geladeira?

Blockchain e as criptomoedas

O ano de 2018 pode não ter sido fácil para as criptomoedas. O Bitcoin, o nome mais famoso delas, teve uma desvalorização de 80% após atingir o pico de sua cotação em novembro de 2017. Mesmo assim, elas seguem em alta como uma tendência para os pagamentos no futuro pela facilidade, comodidade e segurança das transações no ambiente digital. Além disso, a tecnologia Blockchain, que registra as transações e evita fraudes, já serve de base para diferentes soluções do sistema financeiro.

Segurança muito além da biometria digital

A autenticação biométrica não chega a ser tendência: já é largamente utilizada pelas instituições financeiras para garantir segurança nas transações. Entretanto, o modelo mais comum utilizado é a identificação pela digital dos dedos. Como a preocupação com a segurança é uma constante, outros métodos já começam a ser testados pelas empresas do setor. Entre as opções estão o reconhecimento da íris nos olhos ou da voz e até mesmo uma selfie para identificar o rosto do usuário. Isso ajuda, por exemplo, a diminuir a quantidade de senhas e códigos que a pessoa precisa inserir.

Experiência do usuário na base do desenvolvimento de produtos e serviços

O avanço da tecnologia inverteu o poder de decisão nas instituições financeiras. Se antes o consumidor recebia passivamente as opções de pagamentos existentes, hoje ele valoriza empresas que levam em conta suas opiniões e interesses. De fato, as principais soluções desenvolvidas são aquelas que colocam a experiência do cliente na base do planejamento e que consegue, assim, resolver problemas reais das pessoas. Isso explica, por exemplo, o aumento de parcerias entre os bancos e as fintechs, startups conhecidas por criarem serviços inovadores e eficientes.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.