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Como ser relevante e construir estratégias para gerar receitas no e-commerce

Um dos segredos para o sucesso do e-commerce é ser relevante. Disponibilize os produtos e as informações que os clientes procuram e será bem-sucedido. Mas permanecer relevante no mundo atual do e-commerce em constante evolução não é fácil. São necessárias as ferramentas adequadas para apresentar as informações mais pertinentes de maneira a conseguir proporcionar uma experiência de compra consistente e atrativa, e isso implica ouvir os comparadores e realizar testes para entender o que funciona e o que não funciona.

Quando as pessoas que visitam o site procuram um produto, elas estão lhe dizendo o que querem por suas próprias palavras. Essa compreensão direta das intenções dos clientes permite a você apresentar mensagens de merchandising interessantes, fornecer informações relevantes e oferecer os produtos certos aos seus compradores – tudo isso enquanto otimiza a experiência do usuário.

Os dados coletados a partir das atividades de pesquisa permitem a você antecipar as tendências e alterações do mercado para que possa ajustar suas práticas de merchandising em conformidade. Use as dicas de merchandising abaixo para proporcionar uma excelente experiência de compra aos seus clientes.

Incremente as vendas por impulso com colocação de rótulos

A colocação de rótulos consiste na aplicação de adesivos digitais em resultados de pesquisas individuais para realçar visualmente uma característica especial do produto, como o fato de ser um campeão de vendas, estar fora de estoque, ter frete gratuito, ser um dos produtos mais bem avaliado, ter disponibilidade limitada ou um produto ou vídeo recentemente adicionado.

Os vídeos online são uma maneira popular para impulsionar as conversões do site. Você pode usar a colocação de rótulos para chamar a atenção para a existência de vídeos sobre produtos. Esses rótulos representam um incentivo adicional para os clientes clicarem no produto, pois ver o produto em ação pode transmitir informações tangíveis, como o modelo e o tamanho, mais rapidamente do que ler as especificações.

O gerenciamento da colocação de rótulos deve ser simples. Por exemplo, depois de desenhado o rótulo, sua ferramenta de merchandising deve permitir que você sinalize os produtos aplicáveis no feed de dados com as informações específicas que pretende apresentar – como saldos, frete gratuito ou vídeos.

Ajuste os resultados para uma promoção perfeita

Existem momentos em que você pretende promover determinados produtos junto de seus clientes em páginas de resultados de pesquisas. Por outro lado, poderão existir resultados que você pretende remeter para o fundo ou ocultar nessa sequência de pesquisa específica.

As ferramentas para criar regras de ajuste devem ser fáceis de acessar em um console de merchandising para que você consiga controlar completamente a promoção ou despromoção de produtos específicos com base nos resultados pretendidos. Embora esse ajuste seja um elemento importante do merchandising, ele pode interferir com a apresentação de resultados baseados em aprendizagem e não dar a devida importância a resultados relevantes.

Adicione experiências personalizadas com páginas de destino

Você também pode usar regras de ajuste de merchandising para criar páginas de destino auxiliares. Se você pretende promover uma série de produtos especiais para, por exemplo, uma época festiva, você pode criar uma página de destino que é apresentada quando é digitada alguma palavra relacionada a essa época festiva. Você pode criar em simultâneo um link PPC que direcione os usuários para essa página. Se você usar o mesmo link PPC em campanhas de marketing por e-mail, poderá acompanhar o sucesso de sua campanha no Google Analytics.

Ofereça mais produtos aos seus visitantes

Os compradores entrarão mais frequentemente em seu site através do link de um produto a partir de uma pesquisa realizada no Google do que diretamente a partir de sua página inicial. Quando os visitantes acessam a página de um único produto, você corre o risco de apresentar um produto que não é o mais relevante para sua pesquisa e poderá perder a oportunidade de informá-los sobre outros produtos disponíveis de que poderão gostar.

Você pode resolver esse problema apresentando um banner de merchandising que mostre produtos relevantes em função do termo de pesquisa usado originalmente. Essas páginas de destino com merchandising podem manter os clientes interessados e impulsionar a visualização de mais páginas e um maior número de conversões.

Use sinônimos para um alcance global

O uso de sinônimos é uma ótima maneira para melhorar a relevância dos resultados de suas pesquisas e evitar problemas como “becos sem saída” de não haver resultados para apresentar. Normalmente, para criar grupos de sinônimos, são reunidas palavras correlacionadas. Isso significa que a pesquisa de qualquer uma das palavras desse grupo também desencadeará uma pesquisa pelos sinônimos correspondentes.

Os sinônimos permitem que você se adapte às diferentes palavras usadas pelas pessoas em suas pesquisas e mantenha os resultados de suas pesquisas relevantes. Mesmo quando países diferentes falam línguas semelhantes, nem todas as pessoas usam as mesmas palavras para se referirem aos mesmos produtos.

Torne os resultados de pesquisas altamente visuais

No que diz respeito à apresentação de resultados de pesquisas de maneira simples e atrativa, as imagens dos produtos valem, de fato, mais do que mil palavras. Exibir a imagem de um resultado de pesquisa num tamanho consideravelmente maior do que as outras imagens em miniatura constitui uma prática de merchandising que aumenta a conversão e impulsiona vendas. Imagens de produtos de maiores dimensões que convertem bem incluem resultados das principais pesquisas, dos produtos mais bem avaliados, dos campeões de vendas e de produtos com margens elevadas.

Exponha o status social de seus produtos

Os compradores atuais respondem bem à validação social das outras pessoas. Você pode oferecer esse suporte expondo aprovações sociais, avaliações, análises e recomendações. Encoraje seus clientes a compartilharem os melhores produtos de seu site nas suas redes sociais integrando botões das redes sociais nas suas páginas.

Adicionalmente, a apresentação das recomendações de outros influenciadores (por exemplo, principais editores, celebridades, estilistas populares ou emergentes) nos resultados das pesquisas é outra prática de merchandising que recorre à opinião popular para criar uma comunidade e aumentar as vendas.

Artigo publicado originalmente na Revista E-Commerce Brasil